Benefícios da Creatina

A creatina é uma substância naturalmente produzida em nosso corpo, pelos rins e fígado, e tem como função fornecer energia para os músculos e favorecer o desenvolvimento das fibras musculares. Com isso, há ganho de massa muscular, melhora no desempenho físico e diminuição do risco de lesões.

A creatina também é encontrada em quantidades limitadas na carne. Dentro do corpo, ela se converte em fosfato de creatina, que então entra no sistema de energia anaeróbia do corpo. Isso mantém as células providas com energia de ação rápida.

Benefícios da Creatina

Benefícios da Creatina

A creatina naturalmente produzida no organismo, assim como através de suplementação, podem servir para diversas situações como:

1. Melhorar a depressão

Um cérebro energizado é um cérebro feliz. Um estudo comparou em mulheres o efeito de antidepressivo (isoladamente) com uma combinação de antidepressivo e creatina. As que ingeriram as duas substâncias em conjunto apresentaram duas vezes mais melhorias nos sintomas de depressão.

2. Reduzir o risco de doença cardíaca

A suplementação de creatina pode em breve ser considerada uma marca de estilo saudável para o coração. Assim como o ômega-3 e exercícios tipo cardio. Isso porque adultos que treinam resistência e suplementam têm níveis mais baixos de homocisteína. A homocisteína é um subproduto metabólico associado a um maior risco de doença cardíaca, ataque cardíaco e derrame.

3. Melhorar o controle do diabetes

A suplementação alimentar de creatina, aliada a exercícios físicos regulares, melhora o controle glicêmico de pessoas com diabetes do tipo 2. Pesquisas revelam que a creatina ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, elevada em diabéticos. A segurança do composto também foi comprovada, uma vez que não foram observadas alterações ou sobrecarga das funções renal e hepática nos diabéticos participantes do estudo.

4. Melhorar o desempenho na atividade física

A creatina é encontrada em maiores quantidades no músculo esquelético, fornecendo energia para as fibras musculares, evitando a fadiga e melhorando o desempenho no treino de força. Além disso, essa substância pode também estimular o aumento do volume do músculo, já que favorece a entrada de líquido nas células.

Assim, é comum que atletas do fisiculturismo, da musculação ou de esportes de alta performance façam uso da creatina na forma de suplemento, com o objetivo de ter mais energia, melhorar a performance no treino e diminuir o risco de lesões.

5. Ajudar no tratamento de doenças musculares

Alguns estudos indicaram que o uso da creatina poderia ajudar no tratamento de doenças musculares, como no caso da distrofia e fibromialgia, ajudando a melhorar a força muscular, o que influencia diretamente na capacidade para realizar movimentos do dia a dia.

6. Prevenir a doença de Parkinson

A doença de Parkinson está relacionada com alterações na função das mitocôndrias. Foi verificado que a creatina pode atuar diretamente nessas organelas, resultando na melhora das suas funções e prevenindo ou atrasando o avanço dos sintomas da doença.

7. Prevenir doenças crônicas

Algumas doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas podem ser prevenidas pelo uso da creatina, desde que associada à prática de atividade física de forma regular e alimentação saudável e equilibrada. Isso porque a creatina pode favorecer o ganho de massa muscular livre de gordura, além de melhorar a densidade óssea, diminuindo o risco de doenças.

Benefícios da Creatina

Como usar a creatina?

Muitos nutricionistas recomendam a dose de três a cinco gramas de creatina monoidratada por dia. Ela pode ser ingerida com água, suco ou em um shake de proteína.

A suplementação de creatina deve ser feita sob orientação de um especialista para saber a dose adequada para o seu caso.

Possíveis efeitos colaterais

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo organismo e, por isso, não está associada a efeitos colaterais importantes. No entanto, o uso do suplemento de creatina em doses indiscriminadas e sem a devida orientação do médico ou do nutricionista pode comprometer o funcionamento dos rins e causar desconforto estomacal.

Onde comprar a creatina?

A creatina em pó monohidratada pode ser encontrada em casas de suplementos naturais. Em lojas online tem essas opções:

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *