Antes tarde do que nunca?! Matt Damon confessou que parou apenas recentemente de usar uma expressão homofóbica. Em entrevista ao The Sunday Times, publicada neste domingo (1º), o astro abriu o jogo sobre como aprendeu que reproduzir aquela palavra era errado e perigoso, e explicou como um empurrão de sua filha foi essencial na ocasião.
Para o ator, falar aquilo era visto como uma simples brincadeira. “Fiz uma piada há alguns meses e a minha filha me deu uma lição. Ela saiu da mesa. Eu disse, ‘poxa, foi apenas uma piada! Eu falei a mesma coisa no filme ‘Ligado em Você’!’. Ela foi para o quarto dela e escreveu um texto longo e muito bonito sobre os perigos dessa expressão. Eu falei: eu retiro o que disse! Entendido’“, contou.
O artista relembrou que a gíria – faggot, que seria algo como “bicha” em português – era usada na sua infância de forma corriqueira, com uma “aplicação diferente”. Ele reconheceu, entretanto, que é melhor se policiar sobre esses tipos de declarações, considerando que as coisas mudaram bastante.
“Antes eu não me importava com o que eu falava, porque não virava notícia. Mas talvez essa mudança seja uma coisa boa. Então eu calo mais a p*rra da boca“, disse ele. A bronca da garota fez efeito, já que o ator afirmou nunca mais ter usado a palavra em questão.
O ator, hoje com 50 anos, tem quatro filhas do seu casamento com a argentina Luciana Barroso: três biológicas e uma adotiva, fruto do relacionamento anterior de sua esposa. As meninas são Alexia, de 23 anos, Isabella, de 15, Gia, de 12 e Stella, de 10. Matt não especificou qual delas deu a lição, mas achamos que ela arrasou!
Repercussão
A declaração de Damon rapidamente repercutiu nas redes sociais e pegou muitas pessoas de surpresa. “Então o Matt Damon descobriu apenas ‘meses atrás’, através de uma ‘lição’ de uma criança, que ele não deve dizer a palavra com f. Meses atrás“, provocou o diretor Travon Free. “Quero saber qual palavra o Matt Damon usou para substituir f****t“, refletiu o ator Billy Eichner.
“Para ser honesto, eu estava secretamente insultando o Matt Damon até algumas semanas atrás também, então…“, brincou o astro de Star Trek, George Takei. “O fato de que a filha do Matt Damon teve que explicar para ele que fizer essa gíria está errado é insano“, opinou outra internauta. Veja mais reações:
So Matt Damon just figured out “months ago”, by way of a “treatise” from a child, that he’s not supposed to say the word f*ggot.
Months ago.
Months ago. pic.twitter.com/g8MRR39yVR
— Travon Free (@Travon) August 1, 2021
I want to know what word Matt Damon has replaced f****t with.
— billy eichner (@billyeichner) August 1, 2021
To be honest, I was privately insulting Matt Damon until a few months ago, too, so…
— George Takei (@GeorgeTakei) August 2, 2021
The fact that Matt Damon’s daughter had to explain to him that saying a slur is wrong is insane pic.twitter.com/KeOIlxRZP8
— Cedrica (@iamcedrica) August 1, 2021
Imagina ser uma pessoa afluente e supostamente sofisticada em 2021, aos 50 anos de idade, e precisar que uma adolescente te diga que é errado usar um dos xingamentos mais historicamente nocivos já usados contra qualquer minoria. https://t.co/5eVoul63ks
— Caio Coletti (@caiocoletti) August 1, 2021
me identifico com a filha do matt damon pois ás vezes me presto a esse papel para convencer homens feitos que não é legal certas coisas
— malu #Resist (@malu_mad) August 1, 2021