Little Mix quebra silêncio sobre treta com Jesy Nelson por “blackfishing”, e rebate afirmação da ex-colega


O outro lado da história… No início deste mês, Jesy Nelson protagonizou uma grande polêmica na mídia, após ser acusada de “blackfishing” na web por conta de seu début solo com o clipe de “Boyz”, feat com participação de Nicki Minaj. Suas ex-colegas de grupo no Little Mix acabaram envolvidas na história, e neste domingo (31), finalmente se pronunciaram a respeito do assunto.

Para quem não sabe, o termo em inglês refere-se à prática de se apropriar da cultura negra com o objetivo de atrair o público. Isso inclui escurecer o tom da pele, usar o cabelo afro, vestir certas peças de roupa e abusar de outras tantas “inspirações” que são marginalizadas quando partem da vivência de uma pessoa negra, mas se tornam “pop” nas mãos de artistas brancos. No lançamento de “Boyz”, o público não deixou de notar vários pontos que se enquadrariam nessa apropriação cultural.

Ao se defender das críticas, Jesy Nelson afirmou “que não tinha a intenção de ofender ninguém”, e reclamou de ter feito parte do Little Mix e nunca ter sido alertada sobre o “blackfishing”. Segundo ela, apenas na gravação do clipe de “Sweet Melody”, seu último trabalho na girlband, que Leigh-Anne Pinnock comentou a respeito dessa discussão. “Minha intenção nunca foi ofender as pessoas de cor com esse vídeo e minha música porque, como eu disse, esse era o tipo de música que eu ouvia desde garotinha. […] É difícil para mim porque estive em um grupo com duas pessoas de cor por 9 anos e isso nunca foi mencionado até o último videoclipe”, alegou.

Continua depois da Publicidade

Em entrevista ao Stella Magazine, do The Telegraph, divulgada neste domingo (31), Jade Thirlwall respondeu como o trio de cantoras lidou com o episódio, e ainda rebateu a informação dada por Jesy. “Temos lidado com isso da melhor maneira que sabemos, e ajudamos umas às outras nessa situação. Não queremos falar sobre o clipe [de Jesy Nelson] ou ser críticas, mas uma coisa que vamos esclarecer em relação à situação de ‘blackfishing’ é que Jesy foi abordada pelo grupo de uma maneira muito amigável e educativa”, argumentou.

Little Mix
Jesy Nelson alegou que só foi avisada sobre “blackfishing” na gravação do clipe de “Sweet Melody”. Foto: Reprodução

Leigh-Anne Pinnock, que acabou diretamente envolvida na confusão após ter uma conversa exposta na internet, explicou de forma certeira por qual motivo a discussão sobre “blackfishing” é tão importante. “Capitalizar aspectos da negritude sem ter que suportar as realidades diárias da experiência negra é problemático e prejudicial para as pessoas de cor. Achamos absolutamente que não é correto usar estereótipos prejudiciais. Há tanto a dizer sobre esse assunto que é difícil resumir em uma frase de efeito”, pontuou.

Exposed polêmico

O influenciador digital NoHun divulgou uma conversa que teria tido com Leigh-Anne Pinnock nas mensagens diretas do Instagram. No papo, a cantora diz que, ao invés do rapaz gravar um vídeo dançando “Boyz”, ele deveria falar sobre o “blackfishing” presente no clipe. Nas mensagens expostas, a estrela ainda deu detalhes sobre a relação com Jesy Nelson. “Ela nos bloqueou. Nos cortou. Pessoa terrível”, contou. Embora não tenha confirmado publicamente se as mensagens eram suas, Pinnock e suas colegas no Little Mix prontamente deram unfollow em NoHun.

Continua depois da Publicidade

Durante uma live com Nicki Minaj, que também participou do clipe polêmico, a ex-Little Mix continuou se defendendo, argumentando que seu cabelo cacheado é uma herança genética, e a pele escura é apenas resultado do bronzeamento. “Eu tenho muita sorte como uma garota branca, que quando estou no sol, fico bronzeada tão escura, como tantas pessoas me disseram antes, como Leigh-Anne no grupo disse: ‘Você tem certeza de que não é mestiça, porque fica mais escura do que eu no sol. Isso é loucura’”, destacou.

Mesmo sem citar o nome de Leigh-Anne Pinnock, Nicki Minaj fez menção ao vazamento da conversa e detonou a cantora, arrancando alguns risos de Jesy Nelson. “Você não vai a lugar nenhum porque seu coração não está certo. O que não vamos permitir é enviar mensagens de texto para tentar arruinar alguém e dizer às pessoas e influenciadores para falar mal dessa garota. A menos que alguém esteja fingindo que é uma raça que não é e mentindo, querida, pegue as mensagens de texto e enfie na sua bunda de m*rda, porque quando você faz palhaçada, eu tenho que falar com você como se você fosse um palhaço”, disparou a rapper em um trecho da transmissão online.

 

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *