6 benefícios do coletor menstrual: como usar e desvantagens

6 benefícios do coletor menstrual: como usar e desvantagens


É crescente o número de mulheres brasileiras que vem substituindo os absorventes tradicionais, pelo coletor menstrual. No entanto, muitas ainda têm dúvidas quanto à eficácia, segurança e os reais benefícios do coletor menstrual.

Em suma, o coletor menstrual é feito de silicone medicinal, cujo formato lembra um sino. Sendo que, é usado internamente no canal vaginal. Ademais, a ideia dos copinhos de coleta menstrual surgiu em 1930, quando começaram a ser produzidos industrialmente.

No entanto, foi recentemente que o coletor se popularizou entre as mulheres devido o uso de materiais mais confortáveis e hipoalergênicos. Dessa forma, atualmente, os coletores se tornaram uma realidade em muitos lugares.

Segundo pesquisas realizadas em 2011 no Canadá, cerca de 91% das mulheres que experimentaram o método o aprovaram. Inclusive, afirmaram que continuariam usando e ainda recomendariam para amigas e familiares.

Dessa forma, grande parte das mulheres começou usar o coletor menstrual por causa de propaganda boca a boca nas redes sociais. E hoje, cresce o número de fóruns, comunidades e grupos de discussão sobre o assunto. Onde, mulheres compartilham suas experiências, dicas e dúvidas sobre o coletor.

Origem do coletor menstrual

Benefícios do coletor menstrual: 6 benefícios, como usar e desvantagens
Rede Bom Dia

Em suma, o coletor menstrual foi criado em 1930. Já em 1937, foi patenteado nos Estados Unidos por Leona W. Chalmers, atriz, inventora e escritora. Inicialmente, o copinho era feito de látex.

No entanto, a probabilidade de causar alergias era alta, causando desconforto nas mulheres que o usavam. Dessa forma, o produto não alcançou o sucesso esperado. Com isso, em 1973, a empresa de Leona W. Chalmers fechou suas portas.

Por fim, no início do século XXI, a ideia do uso do coletor menstrual voltou ao mercado. Entretanto, diferente da década de 30, agora o copinho era feito de materiais confortáveis e hipoalergênicos. Além disso, não possui materiais poluentes em sua composição e ajuda na preservação do meio ambiente.

Como funciona o coletor menstrual

Globo

Por ser produzido em silicone medicinal, látex macio ou em elastômero termoplástico e em um formato anatômico. Os coletores fabricados atualmente são mais eficazes e não causam desconforto.

Dessa forma, diferente dos absorventes tradicionais, o copinho funciona como um recipiente do fluxo menstrual. Para isso, você precisa introduzi-lo na vagina durante o período menstrual.

Ademais, para a higienização, você deve retirá-lo após um período entre 6 e 12 horas (depende do volume do fluxo menstrual). Então, esvazie o copinho, lave bem com sabão neutro e reintroduza. Repetindo o processo ao longo do ciclo.

Dessa forma, quando o período menstrual acabar, o recomendado é higienizar bem o coletor com água fervente, antes de guardá-lo. Pois, cuidando do copinho adequadamente, sua vida útil será de 5 a 10 anos, dependendo da marca.

Por fim, ao escolher uma marca de coletor menstrual você precisa ficar atenta. Pois, os coletores não são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por não serem considerados como produtos para saúde e nem de higiene. Por outro lado, a ANVISA libera sua comercialização. Portanto, na hora de comprar seu coletor, escolha uma marca que tenha a liberação da ANVISA.

Além disso, o uso do coletor não é indicado para mulheres virgens, pois, pode romper o hímen. Da mesma forma, não é indicado durante os primeiros dias após o parto.

Benefícios do coletor menstrual

Se você ainda está em dúvidas sobre substituir os absorventes tradicionais, listamos aqui os principais benefícios do coletor menstrual para te ajudar. Confira:

1- Mais conforto e liberdade

Benefícios do coletor menstrual: 6 benefícios, como usar e desvantagens
Globo

Um dos principais benefícios do coletor menstrual é que ele vai te proporcionar mais conforto e liberdade durante o período menstrual. Pois, ao contrário dos absorventes tradicionais que você tem que trocar regularmente. Os copinhos só precisam ser esvaziados a cada 6 ou 12 horas, dependendo do fluxo. Dessa forma, você tem a liberdade de ir à praia, clube ou passar o dia fora sem se preocupar.

Ademais, por ser confeccionado em silicone medicinal, é mais confortável, discreto, se adapta ao canal vaginal e não ocupa espaço na bolsa (podendo ser guardado em um saquinho de algodão). Além disso, mesmo com o fluxo intenso, o coletor possibilita que você faça atividades físicas como corrida, natação, yoga, entre outras.

O coletor menstrual também diminui o risco de “Síndrome do Choque Tóxico” (SCT). Que é uma doença rara causada pelo uso prolongado de absorventes internos.

Enfim, basta colocá-lo corretamente e você não sentirá nenhum desconforto, irritação local ou odor. Já que o sangue não tem contato com o ar, como acontece com os absorventes tradicionais.

2- Mais econômico

Catraca Livre

Segundo pesquisas, uma mulher usa em torno de 10 mil absorventes ao longo da vida. Dessa forma, já parou para pensar o quanto de dinheiro você gasta com absorventes anualmente?

Por outro lado, outro benefício do coletor menstrual é ser econômico e durável, mesmo custando cerca de R$ 70 a R$ 120 reais, já que sua vida útil é de 5 a 10 anos.

Portanto, você não vai precisar comprar absorventes mensalmente, economizando seu dinheiro.

3- Sustentável

Eu Sem Fronteiras

Também faz parte dos benefícios do coletor menstrual o fato dele ser mais sustentável. Pois, como é um produto reutilizável, você não precisa descartá-lo a cada uso. Além disso, evita o acúmulo de grandes quantidades de lixo, como acontece com os absorventes internos. Dessa forma, ao optar pelo uso do coletor menstrual, você estará ajudando a preservar o meio ambiente.

4- É totalmente hipoalergênico

Benefícios do coletor menstrual: 6 benefícios, como usar e desvantagens
Gazeta do Povo

Os primeiros coletores menstruais fabricados em 1930 causavam alergias. Mas, atualmente eles são produzidos 100% em silicone medicinal, sem substâncias químicas. Portanto, é totalmente hipoalergênico, o que faz dele uma ótima opção para mulheres que sofrem com alergias e irritações.

Além disso, o coletor menstrual não altera a umidade natural ou o pH da vagina, mantendo o equilíbrio bacteriano prevenindo infecções. Lembrando que a lubrificação natural é muito importante para evitar doenças e absorventes tradicionais costumam deixar a vagina mais seca.

Outro benefício do coletor menstrual é que o sangue não entra em contato com o ar. Portanto, não há proliferação de bactérias, consequentemente, você não precisa se preocupar com odores indesejados.

No entanto, é muito importante fazer a higienização correta do coletor, usando água fervente e sabão neutro, assim como manuseá-lo com as mãos limpas.

5- Suporta mais volume e não vaza

Vix

Com certeza, uma das maiores preocupações durante o ciclo menstrual intenso é que o sangue acabe vazando. Mas, com o coletor menstrual esse risco é quase inexistente. Desde que você escolha um modelo que melhor se adapte ao seu corpo e lembre-se de esvaziar o copinho a cada 6 horas de uso.

Enfim, para você ter uma ideia, o absorvente interno suporta cerca de 6 a 9 ml de sangue. Enquanto que o coletor pode suportar até 33 ml. O que facilita e muito a vida de mulheres que tem o fluxo muito intenso.

6- Proporciona mais intimidade com seu corpo

Globo

Um dos benefícios do coletor menstrual é proporcionar um autoconhecimento. Pois, com ele você tem a oportunidade de conhecer seu corpo mais intimamente, além de poder acompanhar o volume do seu fluxo e saber a altura do colo do útero. E, também ajudar a quebrar os tabus da menstruação.

Desvantagens do uso do coletor

Benefícios do coletor menstrual: 6 benefícios, como usar e desvantagens
Vix

Apesar dos vários benefícios do coletor menstrual, existem algumas desvantagens. Tais como:

Adaptação

Algumas mulheres podem demorar alguns meses para se adaptar ao uso do coletor. Principalmente, para colocar e retirar o copinho. Além de sentir incômodo com o cabo de silicone que fica para fora. Por isso, é importante que você escolha o tamanho adequado, levando em conta a altura do colo do útero e o volume do fluxo menstrual. Por fim, talvez seja necessário, além do coletor, o uso de um absorvente fino, para evitar vazamentos.

Contato com o sangue

Nem todas as usuárias gostam do contato com o sangue menstrual. E como é preciso esvaziar o coletor a cada 6 ou 12 horas, talvez esse método não seja o mais adequado.

Higienização

Devido à necessidade de ser esvaziado, você vai precisar ter acesso a um banheiro para fazer a higienização adequada.

Enfim, o coletor menstrual é um produto revolucionário, mesmo com as desvantagens, os benefícios do coletor menstrual são maiores. Portanto, vale a pena tentar substituir os absorventes tradicionais pelos coletores.

Então, o que você achou dos benefícios do coletor menstrual? Para saber mais sobre o assunto, leia também: Como usar coletor menstrual em 12 passos simples.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *