Alec Baldwin é processado por membro da equipe de ‘Rust’, que o acusa de negligência em set


Um pesadelo que parece longe de acabar… Após a tragédia no set do longa de faroeste “Rust”, ocorrida no mês passado, um membro da equipe do filme abriu um processo contra o ator Alec Baldwin. Na ação, Serge Svetnoy, técnico-chefe de iluminação do longa, acusa o ator responsável pelos disparos que levaram à morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e deixaram o diretor Joel Souza ferido, de negligência. A informação foi divulgada pelos advogados de Serge nesta quarta-feira (10).

A ação legal cita, além de Baldwin, outros dois membros da equipe: a armeira do set, Hanna Gutierrez-Reed, e o assistente do filme, Dave Halls, que também foram denunciados por negligência. Segundo informações do TMZ, Serge alegou que o incidente “foi causado por atos de negligência e omissões” de Baldwin, protagonista e produtor, e de outros funcionários envolvidos na produção.

Continua depois da Publicidade

Nos documentos obtidos pelo site, Svetnoy insistiu que o episódio lhe causou uma grave “angústia emocional”, pois a bala que acidentalmente atingiu Hutchins e o diretor Joel passou voando e quase o acertou também. O técnico de iluminação também declarou que foi uma das primeiras pessoas a prestar assistência à Halyna, tentando confortá-la e mantê-la consciente enquanto ela estava sangrando. Amigo próximo de Hutchins, Svetnoy revelou que a segurou em seus braços durante “20 ou 30 minutos enquanto ela perdia a consciência“.

Svetnoy e Hutchins no set de ‘Rust’. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Variety)

Quanto ao motivo de processar Baldwin, Serge alegou no documento que o ator “tinha o dever para com o Requerente e outros membros da equipe e atores do set de ‘Rust’ de lidar com o revólver Colt fornecido a ele pelo réu [Dave] Halls com cuidado e diligência razoáveis para a segurança de elenco e equipe de ‘Rust’“. “Este dever exigia que o Réu Baldwin fizesse uma dupla verificação do Revólver Colt com Halls ao ser manuseado para garantir que ele não contivesse munição real”, afirmou a ação, movida em um tribunal de Los Angeles, na Califórnia. “Não havia nenhum motivo para colocar uma bala de verdade naquele revólver, ou para que ele estivesse no set de ‘Rust’, e a presença de uma bala em um revólver representava uma ameaça letal para todos ao redor”, continuou.

Os representantes de Svetnoy reforçaram que Baldwin deveria ter manejado o revólver Colt “como se estivesse carregado e se abstivesse de apontá-lo para alguém” e pontuaram, ainda, que a cena que o ator estava ensaiando “não exigia que ele puxasse o gatilho, mas apenas que sacasse a arma e apontasse na direção geral da câmera“. Svetnoy concluiu a ação acusando Baldwin, o vice-diretor do filme, Dave Halls, e Hannah de “não seguirem as práticas da indústria cinematográfica no manuseio de armas e permitirem que um revólver carregado com munição real atingisse pessoas”.

Halyna Hutchins Amigo Alec Baldwin
Halyna Hutchins caiu nos braços de seu amigo eletricista-chefe, Serge Svetnoy, enquanto Alec Baldwin e o resto da equipe ficaram em choque. (Fotos: Reprodução/Facebook; Getty)

As alegações do técnico de iluminação foram rebatidas pelos advogados da armeira, Hannah, que insistiram que ela “não sabia por que havia munição de verdade no set“. “Estamos pedindo uma investigação completa de todos os fatos, incluindo as balas reais e quem as colocou ali “, declarou o advogado Jason Bowles. “Estamos convencidos de que foi uma sabotagem. Também acreditamos que a cena foi alterada antes da chegada da polícia”, concluiu. Gutiérrez-Reed comentou, através de seus representantes legais, que acredita estar “sendo incriminada pela morte de Halyna“.

No entanto, em entrevista exibida ontem (10), a promotora distrital do condado de Santa Fé, Mary Carmack-Altwies, descartou as alegações de Hannah e qualquer ideia de conspiração. “Não temos nenhuma prova”, disse ela à ABC News.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *