George Clooney opina sobre tragédia em filme protagonizado por Alec Baldwin, e critica produção: “É revoltante”


George Clooney deixou registrada sua opinião a respeito da tragédia ocorrida no set do longa de faroeste “Rust”. A produção, estrelada pelo ator Alec Baldwin, foi pausada indefinidamente quando o astro fez disparos acidentais com uma arma de fogo, que resultaram na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. Em entrevista ao podcast WTF, do comediante Marc Maron, nesta segunda-feira (15), ele afirmou que o falecimento da profissional poderia ter sido evitado e foi resultado de muitos erros.

“Não conheço o Alec tão bem assim. Tenho lido as notícias e já decidiram que o errado da história é o assistente de realização [David Halls]. Mas, durante os 40 anos que tenho estado nos sets, a pessoa responsável pela arma foi a pessoa dos adereços ou o armeiro, ponto final”, disse.

Ele também criticou os termos usados durante as gravações de “Rust” para o manejo de armas no set de gravações. “Nunca ouvi o termo ‘arma fria’. Literalmente, eles estão falando sobre coisas das quais nunca ouvi falar. É simplesmente irritante. Sempre que recebo um revólver [com uma câmara de seis cartuchos], aponta-se para o chão e dispara-se. Seis vezes. Sempre”, afirmou.

Ele continuou, explicando o seu procedimento padrão para garantir a segurança dos envolvidos em cenas com armas: “Toda vez que recebo uma arma em um set, toda vez que eles me entregam uma arma, eu olho para ela, eu abro, mostro para a pessoa para a qual estou apontando, nós mostramos para a equipe. Todo mundo faz isso, todo mundo sabe. Talvez o Alec até tenha feito, mas o problema é que as dummies [balas de festim] são manhosas. Elas se parecem como as balas verdadeiras, mas têm um pequeno buraco na parte de trás, por onde alguém tirou a pólvora”. 

Alec Baldwin Halyna Hutchins
Alec Baldwin foi responsável pelo tiro que matou Halyna Hutchins. (Fotos: Getty)

No bate-papo, George Clooney ainda lembrou das mortes de Jon-Erik Hexum, ator que morreu com uma bala de festim em um set de filmagens em 1984, e de Brandon Lee, que faleceu em 1993, também em um acidente com armas. “Depois que Brandon morreu, realmente se tornou uma coisa muito clara: abra a arma, olhe para baixo no cano, olhe para dentro do cilindro, certifique-se”, explicou.

Continua depois da Publicidade

Para Clooney, a produção do filme tem sim parte da responsabilidade pela tragédia. “Por que este filme de baixo orçamento, com produtores novatos, não contrataria para armeiro uma pessoa com experiência? Havia munição verdadeira misturada com falsa na mochila dela! Isto é uma loucura, é revoltante! Uma pessoa de 24 anos provavelmente não deveria, com tão pouca experiência, estar à frente de um departamento de armas. Precisamos ser melhores em garantir que os chefes de nosso departamento sejam experientes e saibam o que estão fazendo”, disse, referindo-se à armeira Hannah Gutiérrez-Reed.

Ouça o episódio completo:

Ainda neste mês, a jovem Hannah também apontou a culpa da produção do longa na tragédia que aconteceu nos bastidores. Em um comunicado, divulgado pelos advogados da moça, ela se disse devastada pelos eventos que culminaram na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. Clique aqui para conferir o pronunciamento completo.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um acidente no set de filmagens de “Rust” – faroeste estreado por Alec Baldwin, gravado no Novo México, EUA. Através de um comunicado oficial, a polícia de Santa Fé confirmou que o protagonista do longa foi responsável pelo disparo de uma arma cenográfica.

“Os delegados do xerife do condado de Santa Fé foram enviados para o Rancho Bonanza Creek, quando uma ligação do 911 relatou um tiroteio no set de filmagem do faroeste ‘Rust’. O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, diz a nota.

Fotojet (23)
Halyna Hutchins e Joel Souza. (Foto: Getty/Reprodução/IMDB)

De acordo com as autoridades locais, Hutchins chegou a ser levada de helicóptero até o hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos. Souza, por sua vez, foi transportado de ambulância para o Centro Médico Regional Christus St. Vincent, onde permaneceu somente para receber tratamento após ser atingido no ombro pelo disparo.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *