Bruce Willis esquecia as falas e deu disparo acidental em sets de seus últimos filmes, revelam colegas


Alguns diretores que trabalharam com Bruce Willis, nos últimos anos, contaram ao Los Angeles Times sobre preocupações que tinham em relação a produções envolvendo o ator, que anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira (30). O astro foi diagnosticado com afasia, um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação – efeitos que puderam ser observados pelos colegas de trabalho de Bruce.

Nos projetos mais recentes, Willis passou a ter muita dificuldade de lembrar seus diálogos. Mike Burns, diretor de “Fuga da Morte”, contou que teve de diminuir as falas do ator no longa. “Parece que precisamos diminuir a contagem de páginas de Bruce em cerca de cinco páginas. Também precisamos abreviar um pouco os diálogos dele para que não houvesse monólogos, etc“, escreveu o cineasta, em um e-mail enviado para o roteirista do filme, em 2020.

Burns também recebeu a tarefa de gravar todas as cenas de diálogos de Willis (cerca de 25 páginas de script) em apenas um dia. “Após o primeiro dia de trabalho com Bruce, pude ver em primeira mão e percebi que havia um problema maior em jogo aqui, e o porquê de me pediram para encurtar suas falas“, relatou o diretor.

Continua depois da Publicidade

Um tempo depois, Mike voltou a dirigir o astro em outro filme, “The Wrong Place”, e foi avisado de que a performance de Bruce seria melhor. “Não achei que ele estava melhor, achei que estava pior. Depois que terminamos, eu disse: ‘Chega. Não vou fazer mais nenhum filme do Bruce Willis’. Estou aliviado por ele estar tirando uma folga“, desabafou.

Jesse V. Johnson, outro diretor, voltou a trabalhar com Willis em abril de 2021, no filme “White Elephant”, anos após vê-lo atuar como dublê em outra produção. “Ficou claro que ele não era o Bruce do qual me lembrava“, comentou. Depois disso, o cineasta se recusou a dirigir um novo filme do astro.

Apex Scifi Brucewillisfilmes2021e
Nos últimos anos, Bruce já apresentava sinais de sua doença. (Foto: Reprodução)

Após nossa experiência em ‘White Elephant’, foi decidido em equipe que não faríamos outro. Somos todos fãs de Bruce Willis, e o acordo parecia errado e, em última análise, um final bastante triste para uma carreira incrível, algo com o qual nenhum de nós se sentiu confortável“, lamentou Johnson.

Ainda segundo o jornal, as filmagens do ator eram limitadas a dois dias. Mesmo sendo contratado para trabalhar por oito horas, ele fazia apenas quatro em muitas ocasiões. Um profissional viajava com Bruce para poder falar os diálogos através de fones de ouvido, e a maioria das cenas de ação era feita por dublês.

Continua depois da Publicidade

Um acidente específico, em janeiro de 2020, deixou a equipe do filme “Difícil de Matar” assustada. Durante uma cena com a atriz Lala Kent, o ator supostamente disparou uma arma carregada na hora errada. A moça estava de costas para Willis na cena, e ele deveria dar uma deixa verbal, para que ela pudesse se desviar do disparo.

Bruce não disse a fala e Kent não conseguiu abaixar. “Como eu estava de costas para ele, eu não estava ciente do que estava acontecendo atrás de mim. Mas na primeira vez foi tipo: ‘Não foi nada demais, vamos fazer de novo’“, contou ela. A atriz pediu que o diretor, Matt Eskandari, lembrasse Bruce de dar a deixa, mas ele esqueceu mais uma vez no segundo take. Felizmente, ninguém se machucou.

83 Die Hard 1 920x584
A carreira do ator foi marcada pelo sucesso “Duro de Matar”. (Foto: Reprodução)

Anúncio de aposentadoria

A aposentadoria do astro de “Duro de Matar” foi anunciada nesta quarta-feira (30), nas redes sociais, em uma declaração conjunta da família de Willis, composta por sua esposa Emma Heming Willis e suas duas filhas, Mabel Ray e Evelyn Penn; a ex-esposa Demi Moore e suas três filhas, Rumer, Scout e Tallulah.

“Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas”, começou o comunicado. “Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele”, lamentaram os familiares.

“Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuos. Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queríamos trazer seus fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam, para ele”, pontuaram. “Como Bruce sempre diz: “Viva”. E juntos planejamos fazer exatamente isso. Com amor, Emma, ​​Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn”, concluíram. A mensagem foi divulgada junto a uma foto divertida do astro.

Continua depois da Publicidade

O que é afasia?

Willis foi diagnosticado com afasia, doença definida como um distúrbio de linguagem, que afeta a capacidade de comunicação. A enfermidade pode ser causada por diversos motivos, como alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor, por exemplo. A afasia pode afetar o lado esquerdo do cérebro, responsável pelas capacidades da fala, leitura, escrita e compreensão.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *