Você tem ideia da quantidade correta de protetor solar que deve passar no rosto? Não? Então vem comigo que eu vou te contar!
Um recado importantíssimo
Pra começar, deixo aqui o recado mais importante: é FUNDAMENTAL passa filtro (pelo menos o facial, vai) todos os dias. Sim, faça chuva ou faça sol! É com ele que você se protege não apenas de queimaduras solares (quando exposta diretamente aos raios sem proteção), mas também do envelhecimento precoce e – o pior – do câncer de pele.
Escolha sempre um protetor com FPS de no mínimo 30. O ideal é fazer a reaplicação a cada 2 a 3 horas ou se você transpirou demais, por exemplo. Se estiver maquiada, há solução: o pó compacto com proteção solar é uma ótima pedida! Você também pode substituir a base por um protetor com cor, o que permite passar outra camada por cima.
Aqui tem opções ótimas para você conhecer!
Quantidade correta de protetor solar
Dito isso, vamos ao que interessa: a quantidade correta de protetor solar! A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) instituiu no seu Consenso Brasileiro de Fotoproteção a regra da colher de chá. Para rosto, cabeça (no caso de pessoas carecas) e pescoço, essa é a medida de filtro que você deve aplicar (1 colher de chá). Como em geral não precisamos passar nada no couro cabeludo por estar protegido pelos cabelos, dá pra usar o excedente na parte visível do colo. É o que eu faço e dá certo!
Porém, se você acha que vai se confundir na hora de aplicar seu protetor solar, no fim do vídeo abaixo eu tenho uma dica imperdível! Dá o play para ver:
Espero que você não tenha mais dúvida sobre a quantidade correta de protetor solar que deve passar no rosto! Lembre-se: aplicar menos do que o recomendado faz cair a proteção descrita na embalagem, viu?