Você sabe MESMO como cuidar da pele dos pés? Pois hoje vou te ajudar com algumas dicas! Todas vieram de uma entrevista com a dermatologista Dra. Patricia Ogawa, que você pode ler na continuação do post. Bora?

Como cuidar da pele dos pés

Com a palavra, a dermato

1. Coisas de Diva: Lixar (seja com lixa ou pedra pome) os pés é indicado?

Dra. Patricia Ogawa: Deve-se evitar o ato de lixar os pés. Toda vez que os pés sofrem algum atrito ou agressão, a pele tende a ficar ainda mais grossa. Por esse motivo, lixar os pés de forma excessiva pode piorar o quadro.

2. CDD: É verdade que o efeito dos produtos para pés se potencializa se os usarmos após o banho e colocarmos uma meia por cima?

PO: Sim! A oclusão aumenta a penetração e efeito dos produtos! Por isso, uma dica para potencializar os resultados é aplicar o produto e em seguida ocluir (dá para usar plástico filme ou as próprias meias).

Ação queratolítica

3. CDD: Hidratar todos os dias ajuda em algo?

PO: Sim, a hidratação frequente é uma das melhores formas de reduzir o ressecamento e manter os pés saudáveis! Uma ótima opção são os cremes a base de ureia. Além de ter uma ação hidratante importante, dependendo da sua concentração, o composto apresenta também ação queratolítica, que ajuda a deixar os pés menos espessos. A concentração seria de 20% para cima.

4. CDD: Quais outros compostos podem ser aliados para ação queratolítica gradativa da pele?

PO: Um que é muito interessante é o ácido salicílico! Quando os pés estão mais espessos, é uma substância que podemos associar com a ureia para melhorar a resposta.

Esfoliação química e física

5. CDD: Qual sua opinião sobre aquelas meias com esfoliante químico que fazem a pele dos pés descascar totalmente depois de alguns dias?

PO: É preciso ter cuidado pois elas contêm substâncias que podem causar complicações, como dermatite de contato. Outro ponto é que existem várias doenças que podem se confundir com pés secos e grossos, como infecções fúngicas e psoríase plantar. Nesses casos, utilizar essas meias pode agravar o quadro. A avaliação com dermatologista é importante para definir qual o diagnóstico.

6. CDD: E a esfoliação física, é recomendada?

PO: Sim, mas nunca muito vigorosa para não ocorrer o mesmo efeito das lixas por conta do atrito excessivo. A esfoliação remove as células mortas e não substitui a hidratação, que ainda é o principal para pés mais saudáveis. Procure utilizar produtos específicos para os pés. A frequência varia de acordo com cada pessoa, mas no geral pode ser feita 1 vez por semana.

Gostou das dicas de como cuidar da pele dos pés? Espero que sim!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *