Vídeo mostra momento em que Seu Jorge sofre ataques racistas em clube de Porto Alegre, diz polícia; assista

Vídeo mostra momento em que Seu Jorge sofre ataques racistas em clube de Porto Alegre, diz polícia; assista


Nesta terça-feira (18), veio à tona, um vídeo do momento em que o cantor Seu Jorge é vítima de um ataque racista, em Porto Alegre. O caso, que está sendo investigado pela Polícia Civil, aconteceu na última sexta-feira (14), no clube Grêmio Náutico União. Segundo testemunhas, o artista e sua banda saíram do palco com o intuito de voltar para o bis, quando pessoas o ofenderam imitando sons de macaco e gritando ofensas com termos de cunho racista.

De acordo com a delegada Andrea Mattos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, é possível ouvir momento em que alguém grita “macaco” e o instante em que outros começam a imitar o barulho do animal. “Hoje [18], irei intimar o dirigente do clube e pegar identificação dos organizadores”, afirmou ao g1. Assista:

A Polícia também aguarda as imagens das câmeras de segurança do clube. “Estamos entregando um ofício ao clube para que ele nos forneça as imagens do show. Porque daí sim teremos condições de começar a identificar as pessoas. Chamaremos algumas testemunhas para que nos auxiliem na identificação dos suspeitos”, revelou ela. O dirigente do Grêmio deve ser ouvido até o final desta semana. Segundo Mattos, ainda existe a possibilidade de que o GNU tenha deletado as postagens do show feitas nas redes sociais após o episódio.

Em nota, o clube afirmou que, caso o crime seja confirmado, os responsáveis serão punidos. “O Clube ressalta que está colaborando com as investigações relativas à possibilidade de ocorrência de racismo durante apresentação do cantor Seu Jorge, realizada em suas dependências em 14 de outubro. É de total interesse do Grêmio Náutico União a transparente apuração dos fatos. Na eventualidade de comprovação de crime, defendemos a punição dos envolvidos na forma da lei”, aponta o comunicado.

Seu Jorge (2)
Inquérito é instaurado pela Polícia Civil para investigar suposto caso de racismo no show de Seu Jorge. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Seu Jorge se manifesta

Nas redes sociais, nesta segunda (17), Seu Jorge publicou um vídeo de nove minutos sobre o ocorrido. Ele revelou que ouviu vaias e xingamentos, além de ofensas racistas. “Particularmente, não vi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que, uma coisa que me causou estranheza, eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show”, relembrou.

Continua depois da Publicidade

O cantor agradeceu aos fãs da cidade de Porto Alegre e ainda direcionou sua fala diretamente para a população negra do Rio Grande do Sul. “Não era a cidade que eu reconheci, a cidade que eu comecei a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conhecia”, comentou ele.

“Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil”, acrescentou. Na postagem, o artista também defendeu políticas públicas de inclusão da população negra e de combate ao racismo.  Assista ao vídeo completo abaixo:



Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *