Matthew Perry, astro de Friends, revela tragédia que viveu por abuso de drogas e relembra ‘pulmão artificial’: ‘2% de chance de sobreviver’

Matthew Perry, astro de Friends, revela tragédia que viveu por abuso de drogas e relembra ‘pulmão artificial’: ‘2% de chance de sobreviver’


Nesta quarta-feira (19), a estrela de “Friends“, Matthew Perry, abriu seu coração em entrevista à revista People. O ator de 53 anos contou que sofreu uma perfuração gastrointestinal que quase o levou à morte em 2018, devido ao uso de drogas. É a primeira vez que ele fala abertamente sobre sua luta de décadas contra o vício.

Continua depois da Publicidade

Matthew explicou que seu cólon quase “explodiu” pelo uso excessivo de opióides. O artista passou duas semanas em coma e cinco meses no hospital, tendo que usar uma bolsa de colostomia por mais nove meses. “Os médicos disseram que eu tinha 2% de chance de sobreviver. Eu fui colocado em uma coisa chamada máquina de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que faz toda a sua respiração pelo seu coração e pulmões. Ninguém sobrevive a isso”, relatou ele.

O ator chegou a consumir, por dia, 55 comprimidos de um medicamento para tratar dores fortes. “Eu não sabia como parar. Se a polícia chegasse na minha casa e dissesse: ‘Se você beber hoje à noite, vamos levá-lo para a cadeia’, eu começaria a fazer as malas. Não podia parar porque a doença e o vício são progressivos, fica cada vez pior à medida que envelhecemos”, expôs Matthew à People.

O Chandler de “Friends” ainda confessou que, na época em que foi escalado para o seriado, tinha acabado de se viciar em álcool, aos 24 anos, mas não encarou o quadro progressivo: “Eu poderia ter lidado com isso. Mas, quando eu tinha 34 anos, eu estava realmente amontoado de muitos problemas”. Contudo, o artista garantiu que, durante as gravações do programa, houve momentos de sobriedade que, inclusive, lhe renderam indicações a premiações importantes: “A 9ª temporada foi o ano em que fiquei sóbrio o tempo todo. E adivinha em qual temporada fui indicado [ao Emmy 2007] para melhor ator? Eu fiquei tipo, ‘Isso deve me dizer alguma coisa”.

Matthew Perry só esteve sóbrio durante uma temporada de "Friends". (Foto: Reprodução/NBC)
Matthew Perry só esteve sóbrio durante uma temporada de “Friends”. (Foto: Reprodução/NBC)

Passado esse período obscuro em sua vida, o ator decidiu que era hora de escrever sobre suas experiências pessoais, na tentativa de ajudar outras pessoas. Por isso, no dia 1º de novembro, ele lançará uma autobiografia intitulada “Lovers and the Big Terrible Thing”, contando detalhes da sua trajetória de altos e baixos. “Eu tive que esperar até estar bem sóbrio – e longe da doença ativa do alcoolismo e do vício – para escrever tudo. E eu tinha certeza de que isso ajudaria as pessoas”, disse Perry, que garantiu que muitos ficarão surpresos com os tristes relatos nos capítulos.

Continua depois da Publicidade

“Eu digo no livro que se eu morresse, isso chocaria as pessoas, mas não surpreenderia ninguém. E isso é uma coisa muito assustadora de se viver. Então, minha esperança é que as pessoas se relacionem com isso e saibam que essa doença ataca todo mundo. Não importa se você tem sucesso ou não, a doença não se importa”, discursou o autor do livro extremamente pessoal.

Após 15 internações em reabilitações, atualmente o artista encontra-se saudável e sóbrio, embora tenha preferido não revelar há quanto tempo. “Sou um cara bastante saudável agora. Embora eu não tenha ido muito à academia, porque não quero somente interpretar super-heróis”, brincou a estrela. “Sou um cara extremamente grato. Sou grato por estar vivo, com certeza. E isso me dá a possibilidade de fazer qualquer coisa”, finalizou Matthew.



Siga o Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossas notícias!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *