Quem são as locutoras e comentaristas da Copa de 2022?

Quem são as locutoras e comentaristas da Copa de 2022?


Conheça o time de mulheres locutoras e comentaristas da Copa de 2022 que estão fazendo história no maior torneio de futebol do mundo.

A Copa do Mundo de 2022 tem inovado muito no que diz respeito as mulheres participando do mundial, em campo e fora dele. Isso porque além de ser a primeira vez em que um jogo da copa masculina é apitado por um time de árbitros 100% feminino, no Brasil também tivemos um time de mulheres locutoras e comentaristas na Copa.

Aliás, a cobertura do maior torneio de futebol do mundo, contará com mulheres em diferentes cargos, sendo a primeira vez que uma mulher comenta os jogos masculinos na televisão aberta. Antes, isso só aconteceu em canais de esporte fechados. Agora demos um grande passo rumo a valorização das mulheres nesse meio, com profissionais mulheres em cargos de narradoras, comentaristas e apresentadoras da Copa.

Até 2022, apenas Ana Thaís Matos era comentarista da Copa, mas apenas em canais fechados. Dessa vez, a Rede Globo, maior canal aberto brasileiro, integrou outras mulheres a equipe de transmissão do evento, com nomes como Renata Silveira, Renata Mendonça, Natália Lara, além de comentários especiais das jogadas Formiga e Cristiane Rozeira.

Quem são as mulheres locutoras e comentaristas da Copa 2022?

A seguir vamos conhecer um pouco mais quem são as mulheres locutoras e comentaristas da Copa 2022.

Renata Silveira

Começando com a Renata Silveira, que é acostumada com o pioneirismo nessa área, visto que ela foi a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na Globo. E agora ela estreou como a primeira mulher a narrar um jogo da Copa do Mundo masculina, e na televisão aberta, o que é um fato histórico.

A expectativa para essa estreia é a melhor possível. Será um momento muito esperado não só por mim, mas também por muitas mulheres, já que serei a primeira a contar a história de um jogo de Copa do Mundo. É a realização de um sonho e será um marco, já que depois desta edição, certamente teremos ainda mais mulheres narrando ou comentando”, disse Renata em entrevista ao UOL Esporte.

Natália Lara

Já Natália Lara também integra o grupo de primeiras mulheres a narrar a Copa do Mundo masculina. No entanto, no caso de Natália, ela fará isso pelo canal SporTV. E ela destaca que isso é um fato já esperado por ela e por outras mulheres, além de comemorar a conquista para todas as mulheres:

“Quando não tínhamos mulheres narrando, eu acreditei que a gente poderia fazer essa história. O movimento das mulheres, em si, é um movimento muito importante. Finalmente a gente pode falar: ‘Temos mulheres na Copa’”, destacou a jornalista.

Ana Thaís

Ana Thaís foi escalada para comentar os jogos da Seleção Brasileira, e na Copa do Catar ela se torna a primeira mulher brasileira em tal função. Aliás, Ana também foi a primeira mulher a comentar uma partida de futebol masculino na televisão aberta por aqui.

Em 2019, ela com quase 10 anos de carreira como repórter esportiva, ela teve o grande marco de sua trajetória na área. “Acho importante que as pessoas vejam uma mulher com liberdade de estar nesse lugar. Isso diz muito sobre o momento que a gente vive. Para mim, ocupar esse espaço na Copa é sinal de que a geração está mudando e que a gente faz parte dessa mudança.”, revelou ela.

E o melhor de tudo, ela fará isso diretamente do Catar.

Formiga

Além de Ana Thaís, outra voz feminina também será ouvida durante os jogos da Copa do Catar. No caso uma veterana do futebol e na seleção brasileira, a jogadora Formiga, que defendeu a camisa do Brasil por mais de 25 anos. 

Sendo assim, ela também foi convidada pela Rede Globo a integrar o time de comentaristas da competição. E essa também vai ser sua primeira vez comentando uma Copa do Mundo. Mas ela já tem experiência na função, visto que ela já participou das transmissões de jogos amistosos da seleção feminina e Copa América. 

Renata Mendonça

Renata Mendonça também fará a sua estreia em Copas do Mundo. Ela é uma das comentaristas do SporTV, juntamente com Natália Lara.

Cristiane

Por fim, outra jogadora da seleção feminina que também estará comentando os jogos da Copa do Mundo masculina, Cristiane Rozeira. Ela é que jogadora do Santos e foi medalha de prata com a seleção feminina nas Olimpíadas de Atenas e integra o time da cobertura da Copa.

LEIA MAIS: 

Neuza Back: quem é a 1ª árbitra brasileira na Copa do Mundo?

Copa do mundo feminina, 20 melhores jogadoras do mundial

Brazilcore: saiba mais sobre a tendência que viralizou

10 mulheres do esporte mais bem pagas no mundo

Mulheres brasileiras – 20 nomes importantes para a história do país

10 atletas canhotos que brilharam no mundo do esporte

Fontes: Marie Claire Notícias da TV Midia Ninja O Globo 

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *