Alec Baldwin será julgado pela morte de diretora no set de “Rust”; promotora detalha acusações

Alec Baldwin será julgado pela morte de diretora no set de “Rust”; promotora detalha acusações


Alec Baldwin será acusado formalmente pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. O anúncio foi dado nesta quinta-feira (19), em um comunicado da promotora Mary Carmack-Altwies, do condado de Santa Fe, Novo México, após mais de um ano de investigações. Hutchins não resistiu ao ser atingida pelo disparo de uma arma de fogo no set de filmagens do filme “Rust”, em outubro de 2021.

Baldwin, que desferiu tiro, e Hannah Gutierrez Reed, a profissional responsável por cuidar das armas no set, terão de responder pelo crime de homicídio culposo – quando não há intenção de matar. O assistente de direção do longa, Dave Halls, declarou-se culpado pelo uso negligente de arma letal e aceitou um acordo com a promotoria, no qual não irá para a prisão, mas terá de cumprir seis meses de liberdade condicional. Segundo o inquérito, é ele quem entregou a arma para o ator dizendo que se tratava de uma “arma fria”, quando, na verdade, o armamento estava carregado.

Continua depois da Publicidade

“Se qualquer uma dessas três pessoas – Alec Baldwin, Hannah Gutierrez Reed ou David Halls – tivesse feito o seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva hoje. É simples assim”, argumentou a promotora especial Andrea Reeb. “As evidências mostram claramente um padrão de desrespeito criminoso pela segurança no set do filme ‘Rust’. No Novo México, não há espaço para sets de filmagens que não levem a sério o compromisso do nosso estado com a segurança de armas e a segurança pública”, acrescentou ela.

Actor Alec Baldwin Fatally Shoots Movie Crew Member With Prop Firearm
Rancho em que filme “Rust” era filmado foi fechado. Foto: Getty

A bala que atingiu Halyna também acertou o diretor Joel Souza. Apesar disso, os réus não terão de responder judicialmente por terem o deixado ferido. De acordo com a porta-voz da promotoria, Heather Brewer, não há estatuto no Novo México para agressão não intencional, a menos que o tiro leve à morte.

Continua depois da Publicidade

Além de apontar que havia evidências suficientes para apresentar acusações criminais, Mary Carmack-Altwies afirmou que Baldwin tinha de assegurar que arma e as balas fossem devidamente verificadas antes e nunca deveria ter apontado a arma para ninguém. “Você não deve apontar uma arma para alguém que não está disposto a atirar”, disse a primeira promotora, que ainda acrescentou: “Isso vai para os padrões básicos de segurança”. Até o fim do mês, as queixas serão apresentadas à Justiça, e uma audiência preliminar deve ser realizada ainda nos próximos dois meses.

Relembre o caso

Em 21 de outubro de 2021, Halyna Hutchins morreu em um acidente no set de filmagens de “Rust” – faroeste estreado por Alec Baldwin, gravado no Novo México, EUA. Durante um ensaio, o protagonista do filme estava com uma arma em mãos e efetuou o disparo. Ao contrário do que se esperava, a arma não era cenográfica, e o tiro atravessou o tórax da profissional e ainda atingiu o ombro do diretor Joel Souza.

Continua depois da Publicidade

“Os delegados do xerife do condado de Santa Fé foram enviados para o Rancho Bonanza Creek, quando uma ligação do 911 relatou um tiroteio no set de filmagem do faroeste ‘Rust’. O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, disse uma nota da polícia na ocasião.

Fotojet (23)
Halyna Hutchins e Joel Souza. (Foto: Getty/Reprodução/IMDB)

Hutchins chegou a ser levada de helicóptero até o hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Souza, por sua vez, foi transportado de ambulância para o Centro Médico Regional Christus St. Vincent, onde permaneceu somente para receber tratamento após ser atingido no ombro pelo disparo.

Continua depois da Publicidade

Alec falou pela primeira vez sobre tudo o que aconteceu só no dia 2 de dezembro de 2021, em entrevista para o canal norte-americano ABC. Em um dos trechos da conversa, o astro disse que nunca acionou o gatilho, principalmente em direção aos seus colegas de trabalho. “Bem, o gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho”, alegou ele. “Eu nunca apontaria uma arma para eles e puxaria o gatilho, nunca”, destacou na sequência. Clique aqui para conferir os detalhes.

Fotojet

Um ano depois da tragédia, em outubro de 2022, Alec e a produção de “Rust” teriam chegado a um acordo com a família de Halyna Hutchins. De acordo com o Deadline, o viúvo de Halyna, Matthew Hutchins, passaria a ser produtor-executivo do filme, e o caso seria arquivado. “Chegamos a um acordo, sujeito à aprovação do tribunal, para nosso caso de homicídio culposo contra os produtores de ‘Rust’, incluindo Alec Baldwin e Rust Movie Productions, LLC. Como parte desse acordo, nosso caso será arquivado”, disse Matt.

Continua depois da Publicidade

O marido da diretora de fotografia falou sobre seu novo cargo e afirmou que receberia parte dos lucros pelo projeto. “As filmagens de ‘Rust’, do qual agora serei produtor executivo, serão retomadas com todos os principais atores do elenco original em janeiro de 2023. Não tenho interesse em me envolver em recriminações ou atribuição de culpa (aos produtores ou ao Sr. Baldwin)“.

Mais recentemente, a família Hutchins se recusou a falar sobre esse acordo. Até o momento, as filmagens de “Rust” ainda não foram retomadas, apesar da previsão de reiniciaram ainda neste mês.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *