Alec Baldwin é oficialmente acusado por morte de diretora no set de “Rust”; saiba quanto tempo de prisão ele pode pegar

Alec Baldwin é oficialmente acusado por morte de diretora no set de “Rust”; saiba quanto tempo de prisão ele pode pegar


Nesta terça-feira (31), Alec Baldwin foi formalmente acusado de homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as filmagens de “Rust”, em 2021. Hannah Gutierrez Reed, responsável por armas no set que recarregou o revólver, também foi indiciada pela mesma acusação.

De acordo com a Variety, Mary Carmack-Altwies, promotora de Santa Fé, cidade do Estado do Novo México, havia anunciado no último dia 19 de janeiro que apresentaria as acusações contra o astro e Hannah. Ambos seriam responsáveis por agir com negligência com o uso da arma nas gravações. “Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de ‘Rust”, disse a promotora.

Se condenados, Baldwin e Reed Gutierrez podem pegar até 18 meses de prisão cada um, além de uma possível pena de cinco anos de reclusão pelo uso de arma de fogo. O astro estava se preparando para uma cena quando realizou o disparo que matou Hutchins e feriu o diretor do filme, Joel Souza. O ator afirmou que não puxou o gatilho, mas uma análise do FBI concluiu que a arma estava funcionando normalmente.

Halyna Hutchins perdeu a vida após tiro disparado por Baldwin. (Foto: Reprodução/Rust)

Os promotores alegaram que cada um falhou em tomar as devidas precauções de segurança, já que balas verdadeiras foram misturadas com cenográficas, e que Hutchins estaria viva se o trabalho tivesse sido feito corretamente. “As evidências e declarações documentadas confirmam muitos casos de atos extremamente imprudentes ou falhas imprudentes de Baldwin em um período de 10 dias”, escreveu Robert Shilling, um investigador do gabinete do Primeiro Promotor Judicial.

Continua depois da Publicidade

Segundo a declaração, Baldwin teria falhado em seus deveres como produtor e ator em “Rust” por não supervisionar adequadamente a produção e garantir o cumprimento dos padrões de segurança. Além disso, o astro foi indiciado por permitir a contratação de Gutierrez Reed, embora ela fosse “inexperiente e desqualificada”. “O desvio de Baldwin dos padrões, práticas e protocolos conhecidos causou diretamente a morte fatal de Hutchins”, afirmou.

Actor Alec Baldwin Fatally Shoots Movie Crew Member With Prop Firearm
Rancho em que filme “Rust” era filmado foi fechado. Foto: Getty

Dave Halls, primeiro assistente de direção do filme que entregou a arma a Baldwin, concordou em se declarar culpado pelo uso negligente de uma arma letal. Após a Promotoria do Estado do Novo México anunciar a decisão, a defesa do astro afirmou que a acusação foi um “terrível erro judiciário”. “O Sr. Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma ‘bala viva’ na arma – ou em qualquer lugar no set de filmagem. Ele confiou nos profissionais com quem trabalhou, que lhe garantiram que a arma não tinha balas vivas. Vamos lutar contra isso acusações, e vamos vencer”, declarou o advogado de Baldwin, Luke Nikas.

Continua depois da Publicidade

Já a equipe jurídica de Hannah Gutierrez-Reed chamou investigação de “falha e imprecisa”. “Hannah está, e sempre esteve, muito emocionada e triste com este trágico acidente. Mas ela não cometeu homicídio involuntário”, iniciou Jason Bowles, advogado da profissional. “Essas acusações são o resultado de uma investigação muito falha e de uma compreensão imprecisa de todos os fatos. Pretendemos trazer toda a verdade à luz e acreditamos que Hannah será exonerada de irregularidades por um júri”, concluiu.

Relembre o caso

Em 21 de outubro de 2021, Halyna Hutchins morreu em um acidente no set de filmagens de “Rust” – faroeste estreado por Alec Baldwin, gravado no Novo México, EUA. Durante um ensaio, o protagonista do filme estava com uma arma em mãos e efetuou o disparo. Ao contrário do que se esperava, a arma não era cenográfica, e o tiro atravessou o tórax da profissional e ainda atingiu o ombro do diretor Joel Souza.

Continua depois da Publicidade

“Os delegados do xerife do condado de Santa Fé foram enviados para o Rancho Bonanza Creek, quando uma ligação do 911 relatou um tiroteio no set de filmagem do faroeste ‘Rust’. O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, disse uma nota da polícia na ocasião.

Fotojet (23)
Halyna Hutchins e Joel Souza. (Foto: Getty/Reprodução/IMDB)

Hutchins chegou a ser levada de helicóptero até o hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Souza, por sua vez, foi transportado de ambulância para o Centro Médico Regional Christus St. Vincent, onde permaneceu somente para receber tratamento após ser atingido no ombro pelo disparo.

Continua depois da Publicidade

Alec falou pela primeira vez sobre tudo o que aconteceu só no dia 2 de dezembro de 2021, em entrevista para o canal norte-americano ABC. Em um dos trechos da conversa, o astro disse que nunca acionou o gatilho, principalmente em direção aos seus colegas de trabalho. “Bem, o gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho”, alegou ele. “Eu nunca apontaria uma arma para eles e puxaria o gatilho, nunca”, destacou na sequência. Clique aqui para conferir os detalhes.

Fotojet

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *