BBB23: Bruna Griphao é acusada de racismo por fala sobre Fred Nicácio, e equipe da atriz se manifesta; assista

BBB23: Bruna Griphao é acusada de racismo por fala sobre Fred Nicácio, e equipe da atriz se manifesta; assista


Um comentário de Bruna Griphao deu o que falar na madrugada deste sábado (25). A atriz brigou feio com Fred Nicácio e terminou recorrendo a Sarah Aline para desabafar. No entanto, durante a conversa, Bruna se referiu ao médico como “urubu de luto”, termo que foi considerado racista por parte dos internautas. Após a repercussão, a equipe da artista se manifestou.

Tudo começou quando Cara de Sapato e Nicácio se desentenderam durante a última festa da casa mais vigiada do Brasil. Griphao, no entanto, aproveitou o momento para tirar satisfações com o apresentador de “Queer Eye Brasil” e terminou trocando farpas com o emparedado. Logo sem seguida, ela puxou a líder da semana para conversar e explicou o motivo de não se dar bem com o doutor.

Continua depois da Publicidade

“Eu trouxe isso no quarto. Eu falei: ‘Talvez o Fredão teria uma outra percepção da Tina porque ela não abria pra ele o que ela abria pra gente’”, disse a atriz, relembrando a eliminação da sister há algumas semanas. Na ocasião, Nicácio chamou a atenção dos confinados por ter se desesperado com a saída da angolana. “Quem sou eu para julgar a dor, mas a gente criou esse termo, ‘urubu de luto’, que rola muito isso no ao vivo. Tudo o que acontece é sobre ele. São coisas que são chatas. Às vezes é a história dele, às vezes é uma coisa que ele tem, e tudo bem”, continuou Griphao.

Continua depois da Publicidade

A expressão usada pela global foi apontada como ‘racista’ e logo apareceu entre os assuntos mais comentados do Twitter. “‘Urubu de luto’ é uma expressão racista usada pra atacar pessoas pretas, a frase inteira é: ‘mais preto que urubu de luto’”, apontou um perfil na rede social. “O significado é a animalização do negro para retirar dele sua humanidade. Todos ficam tristes quando alguém sai, e pode receber crítica sim, mas somente ele recebe a analogia ao animal. Isso se chama racismo estrutural, no qual as analogias “inofensivas” ofensivas possuem destino”, explicou outro internauta.

Continua depois da Publicidade

Outros internautas tentaram argumentar o que Bruna queria dizer com o termo. Segundo os seguidores, a atriz estaria se referindo a uma pessoa que se aproveita do sofrimento alheio em causa própria. “‘Urubu de luto’ ou ‘sugador de luto’ surgiu pela primeira vez nessa conversa aqui. O contexto é que eles acham que Fred Nicácio se aproveitou do luto da Paula pra se auto promover. Pesado, mas, nesse contexto, está longe de ser um termo racista”, apontou um perfil, exibindo uma conversa entre Ricardo, Tina e Paula. Na ocasião, Alface e Tina acharam a expressão forte demais para ser falada no ao vivo.

Com toda a discussão online, até o pai da atriz se manifestou em seu Instagram. Em um story, Kakau Barra garantiu que as falas de sua filha estariam sendo distorcidas pelos fãs de Nicácio. “Urubu de luto nada tem a ver com cor, tem a ver com oportunismo. O urubu come carniça, então ele só fica esperando alguém se fud*r para se dar bem. É sobre isso”, compartilhou o empresário. Ele ainda afirmou: “Racismo é crime! Imputar racismo à alguém, além de ser oportunismo, é crime também!”.

Pai de Bruna Griphao se irritou com as acusações à filha (Foto: Reprodução/Instagram)
Continua depois da Publicidade

Além de Kakau, os administradores da página de Griphao também enviaram uma nota oficial. Nas redes sociais, a equipe disse que o vídeo que circulou na internet teria sido tirado de contexto para prejudicar a sister. “Urubus “rondam tragédias”, mas apenas para comer as carcaças. Quando Bruna usa o termo urubu de luto para Fred, ela enfatiza que ele parece se importar com as situações, eliminações e vitórias, mas tudo sempre para tirar proveito para si”, afirma o texto.

E continua: “Bruna exemplifica o termo contando uma das atitudes do Fred, que ao seu ver parecia que ele queria tornar aquilo mais uma vez ser sobre ele. Ao ver a fala completa, é possível compreender que nitidamente Bruna fala sobre a atitude do Fred, que ronda as diversas situações e não sobre a sua cor, como se tem dito”.

Continua depois da Publicidade

Por fim, os adms condenaram os perfis que compartilharam acusações contra a global. “É extremamente irresponsável divulgar trechos que espalhem uma fala fora de contexto em plena era de tantas fake news. Durante toda a madrugada e manhã fomos bombardeados com diversos comentários que imputam o crime de racismo à Bruna. Repudiamos qualquer atitude racista e iremos tomar todas as medidas cabíveis aos que a estão caluniando”, concluíram. Confira a íntegra:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *