Perícia aponta causa da morte da vereadora Yanny Brena e do namorado, e revela luta corporal

Perícia aponta causa da morte da vereadora Yanny Brena e do namorado, e revela luta corporal


A vereadora de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, e o namorado Rickson Pinto morreram por asfixia, segundo o laudo pericial divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará. Os dois foram encontrados mortos na casa em que moravam no final da semana passada. A principal linha de investigação do crime é feminicídio, seguido de suicídio.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) já finalizou as análises e entregou os documentos para o inquérito. Contudo, a SSPDS reforçou que a Polícia Civil ainda aguarda receber outras informações sobre o local do crime e imagens das câmeras de segurança, além do laudo de pesquisa de substâncias em amostras de sangue e urina. “A unidade segue realizando diligências e oitivas no intuito de elucidar os fatos. Mais informações serão repassadas em momento oportuno para não comprometer os trabalhos policiais em andamento”, informou o órgão em nota.

Yanny e Rickson foram encontrados mortos de mãos dadas (Foto: Reprodução/Instagram)
Yanny e Rickson foram encontrados mortos de mãos dadas (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com o laudo pericial, Yanny Brena sofreu ferimentos no pescoço, no abdômen e também teve unhas quebradas, o que indica que houve luta corporal. O documento mostra ainda que não houve sinais de invasão na casa, nem de ferimentos de arma de fogo nos corpos (Rickson possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo). Um cabo do aparelho de televisão teria sido utilizado no crime. A principal suspeita da polícia é a de que a vereadora foi esganada. Em seguida, Rickson teria enrolado o cabo no pescoço da vereadora para simular que ela teria cometido suicídio. Por fim, ele se enforcou.

O caso está sendo investigado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte, unidade que já ouviu, até o momento, cerca de 20 pessoas. Conforme a TV Verdes Mares – afiliada da TV Globo em Fortaleza -, uma das amigas de Yanny afirmou à polícia que a vereadora havia expressado não querer continuar pagando as despesas do namorado. Ainda de acordo com a emissora, Brena tentava terminar o relacionamento desde o final de fevereiro, mas Rickson não aceitava.

Continua depois da Publicidade

O casal estava junto desde 2020 e morava na casa da vereadora, no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro, onde os corpos foram encontrados. Os velórios e sepultamentos aconteceram no sábado (4). Yanny foi enterrada no Cariri e Rickson na cidade de Aurora. A vereadora faria 27 anos na próxima sexta (10) e foi a mulher mais jovem a presidir a Câmara Municipal em Juazeiro do Norte.

Denuncie a violência doméstica

Para denunciar um caso de violência doméstica, basta ligar para a Central de Atendimento à Mulher, no telefone 180, válido em todo o território nacional e no exterior, 24 por dias. Também é possível denunciar episódios de agressão por meio do aplicativo Direitos Humanos Brasil, bem como na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A vítima de violência doméstica também pode ser atendida pelo Telegram. Para acessar, baixe o aplicativo e busque pelo canal “DireitosHumanosBrasil”. Em seguida, mande uma mensagem para receber atendimento.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *