Gato pode ter iniciado vazamento que explodiu restaurantes no PI, diz perícia

Gato pode ter iniciado vazamento que explodiu restaurantes no PI, diz perícia


Dois meses após a explosão de dois restaurantes na cidade de Teresina, no Piauí, a Polícia Civil concluiu a análise do caso. Segundo o g1, a Perícia Criminal apontou que um gato pode ter sido o responsável pelo vazamento de gás que levou ao colapso dos estabelecimentos Vasto Restaurante e Coco Bambu. O laudo foi divulgado pelas autoridades nesta quinta-feira (9).

Câmeras de segurança registraram que um gatinho caminhava pela cozinha naquela madrugada, horas antes da explosão. Para os peritos, ele pode ter acionado, acidentalmente, o equipamento de gás. “Estava presente no local [cozinha do restaurante] um animal doméstico de estimação, um gato, que transitava pela cozinha em vários pontos e em horário compatível com o momento em que o vigilante sente o vazamento de gás […] O felino que possuía porte e tamanho compatível para um possível acionamento acidental de equipamento ou em outro caso até mesmo retirada de mangueira de acoplamento”, apontou o laudo pericial.

As filmagens mostram o gato circulando pelo Vasto Restaurante momentos antes da explosão. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Outra hipótese é a de que um regulador de pressão da rede de gás teria sofrido uma falha. Então, o vazamento poderia ter surgido graças a uma pressão muito alta na rede. Entretanto, a perícia não teve acesso ao regulador e, por isso, não pôde realizar testes no equipamento.

[O regulador] estava instalado na central de gás e que seria necessário para ser removida a utilização de ferramentas específicas e técnico especializado para evitar novo vazamento e/ou defeito no equipamento, ficando acordado de após a sua retirada fosse encaminhado para o Instituto de Criminalística, fato que foi enviado por duas vezes, mas constatado que não seria o regulador original que estava na casa de gás no dia do fato”, disseram os peritos.

Continua depois da Publicidade

Uma terceira possibilidade é a de que outro equipamento teria sofrido algum tipo de falha naquela noite – falha em sua operação, em instalação ou de fabricação. Contudo, não foi possível fazer uma análise mais profunda dos equipamentos da cozinha por conta do estado de destruição dos restaurantes.

Os registros das câmeras mostraram a presença do gatinho na cozinha do local. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Por fim, a Perícia Criminal ainda apurou se teria ocorrido alguma negligência ou omissão por parte do vigilante do Vasto Restaurante, que disse ter sentido o cheiro de gás por volta das 3h. “[…] sem podermos dizer se por negligência ou omissão do mesmo ou por falta de conhecimento e treinamento repassado, o mesmo ao sentir o cheiro de gás, e logo nos primeiros minutos, tivesse se dirigido ao local da central de gás e fechado o registro geral, teria estancado o vazamento e não teria havido a explosão e os danos consequentes”, pontuou o laudo.

Continua depois da Publicidade

Companhia se manifesta

Em nota enviada à imprensa, os restaurantes Vasto e Coco Bambu disseram ter dado os esclarecimentos solicitados pela Polícia e que foram informados das conclusões do caso. “O Coco Bambu e Vasto Teresina informam que tomaram conhecimento na data de hoje acerca do laudo pericial emitido pela Polícia Civil do Piauí. Ao longo do processo de apuração, o restaurante prestou todos os esclarecimentos necessários. Colaborando do início ao fim com a instituição e o Corpo de Bombeiros”, afirmou o texto.

O comunicado ainda reforçou que é impossível determinar exatamente o motivo que levou à explosão, mas que ficou claro o fator acidental. “O desfecho do laudo apresenta três hipóteses de causa, mas conclui que não será possível determinar o que efetivamente causou o vazamento. Importante destacar que, em quaisquer dos casos, é possível confirmar que, de fato, houve um acidente”, declarou.

Relembre o caso e as investigações

A explosão ocorreu por volta das 6h30 do dia 21 de dezembro de 2022 no Vasto Restaurante, localizado na zona leste de Teresina, Piauí. Segundo moradores, além de um enorme estrondo, foi possível sentir até o chão tremer. O Corpo de Bombeiros isolou o estabelecimento que, até às 8h, ainda era atingido por algumas chamas. O restaurante, que pertence ao grupo Coco Bambu, havia sido inaugurado há menos de um mês, no dia 28 de novembro.

Continua depois da Publicidade

Um auxiliar de manutenção ficou ferido com a explosão. Após receber os primeiros socorros dos bombeiros, ele foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Segundo o hospital, o funcionário teve mais de 50% do corpo queimado nos membros superiores, na cabeça e na face.

Segundo a investigação, um vigilante do restaurante sentiu um forte cheiro de gás na cozinha do restaurante por volta da 3h24. Foi só por volta das 6h25, pelo menos três horas depois, que o auxiliar de manutenção, que também havia dormido no local, chegou e também percebeu o cheiro de gás.

A explosão destruiu o Vasto Restaurante. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Para tentar dissipar o gás no recinto, ele acionou um exaustor presente na cozinha. Contudo, o interruptor causou uma faísca que, por sua vez, provocou toda a explosão. Além das lesões, o auxiliar logo ficou desacordado. Pouco depois, ele acordou e buscou socorro no estacionamento do restaurante, quando foi atendido por uma ambulância.

Continua depois da Publicidade

Na ocasião, os bombeiros pontuaram que a “região estava colapsada” por conta da explosão.  “Abalou toda a estrutura do local. Já fomos até o subsolo do outro restaurante e percebemos o forte odor de gás. Mas o risco de novas explosões é difícil, o risco maior é de desabamento. Por isso, estamos isolando a área e pedindo que as pessoas se retirem”, disse o tenente Everton Silva.

Vídeos que circularam nas redes sociais expuseram como os destroços tomaram conta da região. Além do restaurante todo destruído, telhados, portas e vidraças de lojas, casas e prédios próximos também foram estilhaçados. Os bombeiros afirmaram que o deslocamento de ar causou fortes impactos até cerca de 100 metros de distância, atingindo imóveis a quatro quarteirões de distância. Câmeras de segurança de uma família ainda registraram como o barulho e o abalo da explosão atingiram seu apartamento.

Assista aos vídeos abaixo:

Continua depois da Publicidade

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *