Preta Gil atualiza status de tratamento contra câncer no Fantástico: ‘Eu não vou morrer disso’

Preta Gil atualiza status de tratamento contra câncer no Fantástico: ‘Eu não vou morrer disso’


Em janeiro deste ano, Preta Gil foi diagnosticada com um adenocarcinoma na porção final do intestino e já está tratando o tumor maligno. Neste domingo (12), a artista contou no “Fantástico” como se sentiu ao descobrir a doença, os desafios que está enfrentando e como lida com o tratamento – que envolve quimioterapia, radioterapia e, posteriormente, uma cirurgia.

Para a jornalista Maju Coutinho, ela lembrou que descobriu o tumor em viagem internacional com a família, durante a turnê do pai Gilberto Gil. “Eu fui muito resignada. Entendi desde o primeiro momento que a vida estava me dando um sinal de alguma coisa. Nunca achei que isso era algo que ia me derrubar. Entendi que era algo que ia me transformar. Passei mal em dois shows. Não consegui fazer um show em Berlim e um show na Inglaterra”, contou.

“Eu voltei para o Brasil, a primeira coisa que eu tinha que fazer eram os exames, adiei duas vezes. Eu estava tendo crises de enxaqueca, a gente achou que era cefaleia, cheguei a ir para o hospital. Voltei para casa, no dia seguinte fui ao banheiro, senti escorrer alguma coisa da minha perna, quando olhei era sangue”, continuou.

De acordo com Preta, o câncer veio para mostrar que ela precisava de uma “pausa”. “Eu sou  uma mulher de muita fé, eu acredito que esse episódio foi um presente divino para eu parar, eu não parava. São vários os desafios, uma mulher produtiva, de 48 anos, na véspera de um Carnaval, e ter que entender que tem que parar, não tem opção. Foram sete dias desde a internação até o diagnóstico”, disse.

A artista também lembrou a reação das pessoas próximas com a descoberta e a dificuldade que teve em lidar com o momento de tensão. “Veio o pior resultado, quando veio o diagnóstico, todo mundo que está em volta vira uma coisa de consternação, de comoção. Eu tinha dificuldade de aceitar esse amor tão genuíno, aceitar que eu precisava de colo, aceitar que os meus amigos invadissem a minha casa e me dessem colo”, explicou.

Continua depois da Publicidade

Neste momento, segundo Preta, ela já está na metade do tratamento e segue confiante na recuperação total. “Já fiz quatro ciclos de quimioterapia. São oito ciclos de quimioterapia, cinco semanas de radioterapia, depois tem uma cirurgia para tirar o tumor. Então, são pelo menos seis a oito meses de tratamento. Mas isso tudo com prognóstico de cura. E eu não tenho outra visão na minha cabeça a não ser a cura”, garantiu.

Entoando o verso de “Andar com Fé”, canção de Gilberto Gil, a cantora celebrou a “nova chance”. “A fé não costuma ‘faiá’. Nunca dei tanto valor à vida, à fé que me move. Quero a cada dia honrar ainda mais essa oportunidade de estar viva e de estar me curando. Uma doença que é grave, mas que não vai me derrubar, não vai me levar. Eu não vou morrer disso, tenho certeza que vou viver muito e a gente ainda vai celebrar muito”, acrescentou.

Continua depois da Publicidade

Preta Gil, inclusive, já está planejando os próximos passos. Após o fim do tratamento e a recuperação total, ela pretende abrir um instituto para conscientizar as pessoas sobre o tema e, claro, dar uma grande festa para comemorar. “Estou planejando muitas coisas, estou querendo fazer um Instituto. E eu tenho um nome que fica muito na minha cabeça que é o ‘Carna Cura’. Uma plataforma de saúde com muita informação, com muitos médicos, para que as pessoas entendam, a gente fale sobre alimentação, sobre saúde mental, sobre tratamentos. Porque como fiquei doente no carnaval, quando eu me curar, a gente pensa em fazer um carnaval da cura”, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *