Lewis Hamilton se manifesta sobre condenação de Nelson Piquet por comentários racistas e homofóbicos

Lewis Hamilton se manifesta sobre condenação de Nelson Piquet por comentários racistas e homofóbicos


Famosos

Lewis Hamilton

Nesta quinta-feira (30), Lewis Hamilton se manifestou sobre a decisão da justiça brasileira de condenar o ex-piloto Nelson Piquet por falas racistas e homofóbicas. A 20ª Vara Cível de Brasília deliberou em primeira instância, na semana passada, que Piquet deve pagar uma indenização de R$ 5 milhões. O valor será destinado a fundos de promoção da igualdade racial e contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+

“Acho que comentei o caso quando aconteceu. Penso e ainda acredito que não deveríamos dar palco às pessoas que estão cheias de ódio”, disse Hamilton ao “Sky Sport”, no autódromo Albert Park, em Melbourne, onde vai acontecer o Grande Prêmio da Austrália.

Apesar de não querer estender o assunto, o britânico comemorou a decisão. “Gostaria de agradecer ao governo brasileiro, acho incrível o que eles fizeram ao responsabilizar alguém, mostrando às pessoas que isso não é tolerado. Racismo e homofobia são inaceitáveis, e não há lugar para isso dentro da nossa sociedade. Então, eu amei que estejam mostrando que defendem uma posição”, afirmou.

Lewis Hamilton é e heptacampeão da F1. (Foto: Getty)
Lewis Hamilton é e heptacampeão da F1. (Foto: Getty)

As declarações de Nelson Piquet foram feitas em 2021, durante uma entrevista ao canal do Youtube “Enerto”, mas viralizaram apenas em junho passado. Na ocasião, Piquet se referiu a Hamilton com o termo “neguinho”, seguido de xingamentos homofóbicos, além de ofender outros competidores como Keke e Nico Rosberg.

“O neguinho meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro (Verstappen) se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem”, disse ele. “[Keke] é que nem o filho dele (Nico). Ganhou um campeonato. O neguinho devia estar dando mais o c* naquela época e ‘estava’ meio ruim”, continuou o ex-piloto. Max Verstappen, o outro envolvido no acidente mencionado, é genro de Piquet.

Continua depois da Publicidade

As entidades Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de SP e Faecidh acionaram a Justiça afirmando que Nelson violou o direito fundamental difuso à honra da população negra e da comunidade LGBTQIA+. A decisão do juiz Pedro Matos de Arruda ainda cabe recurso.

“Não se deve apreciar apenas a função reparatória da responsabilidade civil, mas também – e talvez principalmente – a função punitiva, exatamente para que, como sociedade, possamos nos ver algum dia livres dos atos perniciosos que são o racismo e a homofobia”, disse Arruda. Ainda segundo o magistrado, as falas de Piquet não podem ser desprezadas “por se tratar de uma pessoa pública mundialmente conhecida e com potencial de influência”. 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Tags: Lewis Hamilton Nelson Piquet

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *