Harry afirma que príncipe William fechou acordo secreto com a imprensa britânica

Harry afirma que príncipe William fechou acordo secreto com a imprensa britânica


O príncipe Harry está acusando seu irmão mais velho, William, de ter um acordo com a imprensa britânica. Segundo documentos judiciais divulgados nesta terça-feira (25), o marido de Kate Middleton teria feito um acordo por debaixo dos panos, para encerrar uma ação contra os jornais do empresário Rupert Murdoch por uma “grande quantia de dinheiro“.

O acordo fechado entre o Palácio de Buckngham e divulgado pelos advogados de Harry fazem parte de uma batalha judicial entre o filho mais novo de Diana e do rei Charles III e a imprensa do Reino Unido. Harry está processando Murdoch‘s News Group Newspapers (NGN), editora do “The Sun” e do extinto “News of the World”, que faz parte do império de Rupert Murdoch.

O príncipe alegou que o grupo editorial cometeu atos ilegais de 1990 até 2016. Durante uma audiência preliminar nesta semana, o NGN, que já desembolsou milhões de libras para resolver casos envolvendo escutas telefônicas, tentou acabar com a reivindicação de Harry usando o argumento de que ele deveria ter tomado uma providência antes. O grupo também negou o envolvimento em qualquer atividade ilegal.

Príncipe Harry está processando grupo editorial do magnata Rupert Murdoch. (Foto: Getty Images)
Continua depois da Publicidade

No tribunal, os advogados de Harry explicaram que a demora para o príncipe entrar com uma ação contra o NGN aconteceu porque rainha Elizabeth II esteve envolvida em “discussões e autorizações” de um acordo entre a empresa de Murdoch e o Palácio de Buckingham. O trato era para evitar qualquer reivindicação nova até que outro litígio envolvendo grampos telefônicos fosse resolvido.

Em uma declaração, Harry afirmou que seu irmão William fez reclamações sobre o NGN. No entanto, tudo acabou se resolvendo através de “uma grande quantia em dinheiro em 2020, sem que ninguém fosse informado, e aparentemente com algum acordo favorável em troca de silêncio”.

A razão para isso foi evitar que um membro da família real fosse colocado no banco das testemunhas e contasse os detalhes das mensagens de voz privadas e altamente confidenciais que foram interceptadas“, apontou o ruivo.

Os representantes do príncipe William disseram que não podem fazer comentários sobre processos judiciais em andamento. Anthony Hudson, advogado do grupo editorial, negou qualquer acordo com o herdeiro do trono britânico.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *