Rita Lee recebe tributos emocionantes de Pitty, Maria Rita, Ana Carolina e mais estrelas

Rita Lee recebe tributos emocionantes de Pitty, Maria Rita, Ana Carolina e mais estrelas


Rita Lee, de 75 anos, faleceu na noite desta segunda-feira (8). A rainha do rock brasileiro foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença desde então. A notícia foi confirmada pela família nas redes da cantora. Na publicação, eles informaram que Rita estava em casa, em São Paulo, “cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

Rita Lee marcou gerações com suas canções e seu jeito único, além de revolucionar o cenário musical brasileiro e deixar um legado inesquecível. Nas redes, sua partida repercutiu entre personalidades.

“Lança, menina, lança todo esse perfume pela eternidade! Quando tinha 11/12 anos, colocava seus discos na vitrola, subia em cima do sofá de casa, segurava um microfone imaginário e cantava, interpretava, dançava, somando minha voz à sua já tão conhecida e amada por todos nós. Minhas manhãs eram muito mais divertidas, com gosto de Tutti- frutti. A vida deu suas voltas, virei cantora, lancei meu disco e em 2001 você me chamou pra subir no palco e cantar contigo! Foi uma das coisas mais impactantes do início da minha carreira. Você esteve fortemente presente nos meus inícios e jamais morrerá. Jamais!”, escreveu Ana Carolina.

Pitty, fã de carteirinha de Rita Lee, lamentou a partida de sua ídola. “Estou em frangalhos. A MAIOR nos deixa hoje, que dia triste. Ritinha, te amarei para todo sempre! Brilhará eternamente pra mim. Nunca haverá outra Rita Lee. Obrigada por existir!”, disse ela no Twitter. “Guardo com carinho todas as resenhas, os papos, as lições, a inspiração e a graça. Viaje bem, meu amor”, completou ela, em publicação no Instagram.

Maria Rita, que teve o nome em homenagem à rainha do rock, falou sobre o sentimento com a partida da artista. “Rita… Rita… Maria Rita tão amigacomadre de Maria Elis… ou seria Elis Maria? Não lembro, estou muito atordoada… me perdoa. Eu te amo! Que sua passagem seja em paz. Fique com a certeza de sua missão foi cumprida e ficaremos nós aqui na missão de fortalecer sua luz para todo o sempre”, escreveu.

Xuxa Meneghel e Vitão também se manifestaram. “Minha vó Marlene sempre me falou bastante sobre o quanto Rita lhe deu inspiração para se libertar como ser humano, para ser quem ela queria ser. Rita Lee continua eternamente viva em forma de melodias e letras, bom descanso, Rainha”, escreveu Vitão. Xuxa, por sua vez, publicou uma imagem ao lado da cantora com a legenda: “Te amo!”.

“Rita Lee é uma artista que eu sempre fui muito fã, capricorniana potente e muito talentosa. Trabalhei com ela algumas vezes e sempre foi uma alegria o nosso encontro! Eterna rainha do rock, inspirou gerações e deixou um legado lindo pra nossa música, um ícone que merece nossos aplausos. Que o céu te receba com muito amor e carinho, você merece! Meus mais profundos sentimentos para todos os amigos e familiares“, escreveu a atriz Claudia Raia.

O cantor Zeca Pagodinho foi outro nome que falou sobre a notícia: “Rita Lee vai deixar saudades, não só pela sua música, mas por sua personalidade inesquecível! Nosso abraço carinhoso aos familiares, amigos e fãs! Vá em paz, Rita!”. “Devastados com a morte da Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, amiga e fonte inesgotável de inspiração. Nossos sentimentos ao companheiro de banda e filho Beto, a toda a família e ao eterno parceiro, Roberto de Carvalho”, disse o perfil oficial da banda Titãs.

A família Gil também registrou suas homenagens. “Minha tudo Rita Lee, as palavras me faltam agora! Eu tive o privilégio de conviver com minha ídola, com minha musa, desde a minha infância até a vida adulta, cantamos juntas, rimos juntas, um grande presente! Me veio uma paz com a notícia de sua partida, você viveu intensamente uma vida linda que transformou a história desse país! Descanse em paz não combina com você, aonde quer que você vá, você será pra sempre luz e revolução! Te amo pra sempre!”, desabafou Preta.

“Comadre Rita, Anibal, cabrinha, caprichosa capricorniana, amiga… Descansa, minha irmã. Amo você. Um abraço fraterno da família Gil nos meninos Roberto, Beto, João e Antonio, nos familiares e amigos e nos fãs, assim como eu”, disse Gilberto.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte da artista. “Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória”, afirmou.

Lula ainda reforçou a inspiração de Rita Lee a herança cultural deixada por ela. “Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte. Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você”, concluiu.

Continua depois da Publicidade

Homenagens dos familiares

Os três filhos de Rita Lee, Beto, João e Antônio Lee, também prestaram homenagens para a matriarca. O mais velho, Beto, publicou uma foto antiga da cantora. “Eu te amo para sempre. Uma grande parte de mim morreu hoje”, escreveu.

Enquanto isso, João resgatou um vídeo em que aparece ainda bebê no colo da mãezona. “Minha mãe, que amo mais que tudo nessa vida, virou uma estrela no céu. Que vida intensa e espetacular você teve. Admirada e amada por tantas pessoas. Tão a frente do seu tempo. Sempre conversamos sobre o quão terrivelmente importante é escolher seus heróis. São eles que moldam as nossas vidas, o nosso comportamento e quem somos. E você é, e sempre foi, a minha heroína”, declarou.

Ele ainda reforçou que o legado deixado pela mãe será eterno: “Você é foda. Você é, sim, a rainha dessa porra toda. O mundo perdeu uma das pessoas mais únicas e incríveis que já existiu. Eu perdi a minha mãe. Mas você é eterna. Seu legado, sua história e sua arte viverão para sempre. Essa é a minha missão para a vida toda. Enquanto eu estiver vivo e cheio de graça você vai continuar fazendo um monte de gente feliz. Não consigo escrever mais do que isso, no momento. Estou sem chão, arrasado, devastado. Mas, ainda tenho muito o que contar. Muitas histórias, muitos vídeos e muitas fotos. Vou colocando aos poucos”.

Antônio também escolheu imagens antigas de Rita Lee. Em uma delas, a cantora aparece exibindo a barriguinha de grávida. “Oh Mamassita… Eu te amo muito! Esperando você me visitar nos meus sonhos para continuar as nossas longas conversas sobre o universo. Minha mamãe, obrigado”, disse.

Continua depois da Publicidade

Ao longo de seus quase 60 anos de carreira, Rita foi responsável por movimentos icônicos no rock brasileiro e criou canções que são trilha sonora da cultura popular brasileira, trazendo temas relevantes sem perder a irreverência. Referência de criatividade e independência feminina, a cantora logo ganhou o posto de “rainha do rock brasileiro” – que ela achava “cafona”. Rita preferia o título de “padroeira da liberdade”.

Seu último álbum de canções inéditas foi lançado em abril de 2012. “Reza”, faixa-título, foi a música de trabalho, definida por ela como “reza de proteção de invejas, raivas e pragas”. Sua obra reuniu 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes e 34 da carreira solo.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *