Simone Mendes veta exibição de matéria com Rodrigo Faro após críticas por blackface

Simone Mendes veta exibição de matéria com Rodrigo Faro após críticas por blackface


Uma participação da cantora Simone Mendes no programa “Hora do Faro” foi vetada de última hora neste domingo (14). A sertaneja seria estrela do quadro “Funcionário Famoso”, mas os internautas apontaram que sua caracterização seria uma forma de blackface. De acordo com o portal Na Telinha, após a repercussão negativa da chamada, a artista pediu para que a gravação não fosse ao ar e a Record TV acatou a decisão.

A ideia do quadro é trazer celebridades fantasiadas para enganar os fãs e surpreendê-los com a revelação de que estão conversando com seus ídolos. Para a filmagem, Simone fingiu ser uma organizadora de eventos e usou maquiagem mais escura que o seu tom de pele. Além disso, ela também colocou uma peruca cacheada. O veículo informou que toda a ideia de caracterização foi proposto pela produção da emissora.

O visual, porém, não agradou aos espectadores que, após a exibição da chamada, foram às redes da cantora alertar que ela poderia ser acusada de racismo. Blackface é o termo usado quando um branco pinta a pele com tinta escura para se passar por uma pessoa preta. O ato tem origem em sátiras teatrais racistas do século XIX e não é mais aceito.

“Em 2023, a Record TV achou que seria tudo bem colocar a Simone Mendes fazendo blackface em pleno domingo de Dia das Mães”, criticou um perfil no Twitter. “Só ‘perceberam’ depois que as pessoas começaram a falar”, pontuou outro usuário. Um terceiro ainda relembrou casos parecidos no programa de Rodrigo Faro.

Continua depois da Publicidade

O portal afirmou que a repercussão negativa assustou a cantora e sua equipe solicitou à Record que não exibisse a participação. Às pressas, a emissora tapou o buraco com uma matéria sobre o Dia das Mães já exibida em 2019 e garantiu que irá agendar uma nova gravação. As assessorias da Record TV, Rodrigo Faro e Simone Mendes não se manifestaram.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *