Rei das manhãs da TV britânica trai esposa com jovem funcionário e quebra silêncio: ‘Vou morrer arrependido’

Rei das manhãs da TV britânica trai esposa com jovem funcionário e quebra silêncio: ‘Vou morrer arrependido’


Um escândalo sexual protagonizado pelo “rei das manhãs”, Phillip Schofield, de 61 anos, tem abalado o Reino Unido. Foi revelado na semana passada que o famoso teve um affair com um funcionário significativamente mais novo e mentiu para encobrir o caso. Nesta sexta-feira (2), o apresentador do matutino “This Morning”, da ITV, finalmente quebrou o silêncio sobre a polêmica, em entrevista ao The Sun.

O caso veio à tona quando o próprio Schofield anunciou, em comunicado à imprensa, sua saída da emissora, onde trabalhava desde 2002. No texto, ele afirmou que o relacionamento com o colega mais novo foi “imprudente, mas não ilegal“. “Ao contrário do que se especula, embora eu tenha conhecido o homem quando ele era adolescente e tenha sido chamado a ajudá-lo a entrar na televisão, foi só depois que ele começou a trabalhar no programa que se tornou mais do que apenas uma amizade”, disse Phillip.

Schofield ainda pediu perdão por mentir aos colegas, empregadores, mídia e especialmente ao público, que o apoiou por tantos anos. O affair abriu discussões sobre toxicidade do ambiente de trabalho no programa e pedofilia, mas a defesa de Schofield esclareceu que ele e o rapaz se conheceram quando o mais novo tinha 15 anos e enfatizou que não houve relação romântica ou sexual entre os dois até que o jovem começasse a trabalhar nos bastidores do “This Morning”, aos 20 anos. Ele foi contratado pela emissora quando tinha 18 anos.

Segundo a BBC, Phillip ainda era casado com a então esposa Stephanie Lowe quando teve o affair. Os dois se separaram em 2020, depois que o apresentador finalmente se declarou gay. Ele também se disse “muito, muito arrependido” por ter sido infiel à esposa e por mentir sobre quem realmente era e afirmou que iria “refletir sobre seu mau julgamento tanto em participar do relacionamento quanto em mentir sobre isso”.

Phillip deixou seu posto no “This Morning” há duas semanas, quando boatos sobre uma briga com a coapresentadora de longa data, Holly Willoughby, tomaram força na web. Ele seguiu contratado pela emissora até seu pedido de demissão, que veio junto à confissão do affair com o funcionário. Mesmo assim, ele alegou que sua saída não tem qualquer conexão com o caso.

Após a repercussão, um porta-voz da ITV revelou estar “profundamente desapontado com as confissões feitas por Schofield”. O contato confirmou, ainda, que a emissora cortou todos os laços com o apresentador: “As relações que temos com aqueles com quem trabalhamos são baseadas na confiança. Phillip nos deu garantias que ele agora reconhece serem falsas e nos sentimos muito decepcionados”.

A agência de talentos YMU também encerrou o contrato com Schofield após a polêmica. Ele era representado pela empresa há 35 anos.

Continua depois da Publicidade

Desconfiança

Os rumores sobre o relacionamento de Schofield com o funcionário mais jovem não eram recentes, no entanto. Desde que o veterano se revelou gay, em fevereiro de 2020, época em que o rapaz já havia deixado o “This Morning” e estava trabalhando em outro programa da ITV, o público especulava sobre as relações pessoais de Phil.

Entretanto, a ITV garantiu que o affair foi “categoricamente negado” por ambas as partes durante uma investigação, ainda em 2020, e que nenhuma evidência além de “boatos” foi encontrada sobre o envolvimento dos dois. Já no início deste ano, o irmão de Schofield, Timothy, foi condenado a 12 anos de prisão depois de ser considerado culpado de abusar sexualmente de um menino.

Em meio à controvérsia, outras personalidades da TV britânica levantaram questionamentos sobre o quanto a ITV sabia sobre o relacionamento, como Schofield teria influenciado a carreira do rapaz, e quais medidas a emissora tomou após o caso.

Continua depois da Publicidade

Sentimento de culpa

Em entrevista ao The Sun, divulgada ontem (1º), Schofield admitiu que as “mentiras foram ficando cada vez maiores”, o que afetou ambas as partes envolvidas no affair. Visivelmente abalado, o apresentador reforçou que não aliciou o subordinado mais jovem.

“Eu não aliciei ele. Há acusações de todo tipo de coisa. Nunca foi assim (um abuso de poder) porque nos tornamos companheiros. (…) Mas é claro que entendo que haverá um julgamento, mas tendo em mente, nunca exerci isso em nenhum outro lugar”, afirmou. “Na época, não pensei na possibilidade de arruinar minha carreira. Provavelmente, só pensei nisso quando vi o boato e o vi crescendo. Mas não menti para proteger minha carreira, ele não queria seu nome em público. Ele queria sua própria vida”, revelou.

De fato, o rapaz não se pronunciou e teve sua identidade preservada pela mídia britânica. “As mentiras ficaram cada vez maiores e estavam afetando profundamente a nós dois. Chegou a um ponto em que estava fora de controle e, custe o que custasse, tinha que parar. Tenho uma culpa enorme e me arrependo. Cometi um erro, tive um caso no trabalho”, confessou Schofield.

Continua depois da Publicidade

Phillip continuou: “Acho que meu maior pedido de desculpas deve ir para ele. Isso trouxe a maior tristeza para sua vida totalmente inocente, sua família totalmente inocente, seus amigos totalmente inocentes. Isso trouxe a maior dor para eles. Não falei com ele desde que esse show de merda começou, mas quando tudo começou a ficar fora de controle, paguei para que seus advogados trabalhassem de forma independente em seu nome. Sinto muito e peço desculpas a ele porque eu deveria ter pensado melhor. Eu deveria ter agido da maneira que sempre agi. Eu não deveria ter feito isso. Sinto muito. E sempre me arrependerei. Vou morrer arrependido. Estou tão profundamente mortificado”.

Ainda no papo, Schofield insistiu que seu relacionamento de seis meses com o rapaz começou quando o funcionário tinha 20 anos. Ele também admitiu que ainda é amigo de seu ex-parceiro e colega de trabalho. “Sei que as fotos nossas que circulam no Twitter parecem chocantes, mas não sou aliciador”, garantiu o famoso, referindo-se aos cliques dos dois quando o rapaz ainda estudava numa escola de artes.

Ao abordar outras acusações chocantes da mídia, Schofield garantiu que o ex-namorado não recebeu um centavo em dinheiro para que ficasse calado. Ele também afirmou que nenhum acordo de sigilo jamais foi assinado entre os dois.

Continua depois da Publicidade

Pedido de perdão

Por fim, o ex-apresentador do “This Morning” se desculpou com a co-estrela Holly Willoughby por romper sua parceria na TV e amizade por trás das câmeras. Ele confirmou que não se falam mais. “Perdi minha melhor amiga. Eu a decepcionei. Eu deixei todo aquele programa para baixo. Eu decepcionei os espectadores. Holly não sabia [sobre o romance]. E ela foi uma das primeiras mensagens que enviei, dizendo: ‘Sinto muito, sinto muito por ter mentido para você’. Ela não respondeu e eu entendo por que ela também não respondeu. Então sim. Se alguém estiver de alguma forma ligando Holly a isso; isso é absolutamente, totalmente falso”, esclareceu Schofield.

“Eu não tive nenhuma rivalidade com Holly. Ela é minha irmã da televisão. Mas, com razão, quando estou no meio de um show de merda com a imprensa sendo maldosa sobre algo em que não fiz nada de errado – na verdade, fiz tudo certo – é uma caça às bruxas. E isso acaba com isso (a amizade entre os dois). Com razão, ela vai dar um passo para trás e pensar: ‘Tenho que me afastar disso’, e eu entendo isso completamente. Como vemos agora, este é um jogo cruel e a última coisa que você quer é que algo grude em você. Estava se tornando maior do que as pessoas que tínhamos no programa. Eu entendi aquilo”, finalizou.

Holly Willoughby e Phillip Schofield dividiram o sofá do “This Morning” de 2009 a 2023. (Photo Foto: Getty; Karwai Tang)
Continua depois da Publicidade

Fim do ‘This Morning’

Phillip apresentou seu episódio final de This Morning na quinta-feira, 18 de maio. Ele comandava o “This Morning” desde 2002, e passou a ter a companhia de Willoughby em 2009. Em uma declaração nas redes sociais, a apresentadora se distanciou de seu ex-colega e amigo, afirmando que foi “muito doloroso” descobrir as mentiras em torno do caso.

Desde o início da confusão, o principal patrocinador do matutino, uma empresa de venda de carros usados, anunciou que não pretende renovar o contrato multimilionário com a emissora. Outras empresas também se mostraram temerosas de associar suas marcas à atração. De acordo com o Daily Mail, famosos também estariam recusando convites para participar do programa.

A ITV afirmou que não pretende tirar o “This Morning” do ar, mesmo com as controvérsias. No entanto, o futuro do programa permanece em aberto, com o público questionando se a audiência sobreviverá ao ocorrido.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *