Bilionário inglês está em submarino que desapareceu ao levar excursão ao Titanic; homem fez postagem sobre viagem um dia antes

Bilionário inglês está em submarino que desapareceu ao levar excursão ao Titanic; homem fez postagem sobre viagem um dia antes


Depois da Guarda Costeira de Boston, nos EUA, confirmar que submarino usado para levar turistas para visitar os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico, novas informações sobre as buscas foram divulgadas nesta segunda-feira (19).

O submersível desapareceu na manhã de domingo, pouco depois de entrar no mar. De acordo com o jornal britânico The Independent, a empresa OceanGate Expeditions continua sem fazer contato com o submarino.

Continua depois da Publicidade

Em um comunicado publicado nas redes sociais, a companhia afirma que está “explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança”. O contra-almirante John Mauger acredita que as cinco pessoas a bordo têm entre 70 e 96 horas restantes antes que o oxigênio acabe dentro da embarcação.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que possamos localizar e resgatar aqueles a bordo”, disse Mauger em uma coletiva de imprensa. “É uma área remota e é um desafio conduzir uma busca nessa área, mas estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir que possamos localizar a embarcação e resgatar as pessoas a bordo”, ele acrescentou.

Continua depois da Publicidade

O especialista explicou que, devido ao tipo de embarcação, a Guarda Costeira precisa fazer buscas tanto no nível da superfície quanto debaixo d’água, pois a embarcação pode estar em qualquer lugar. A equipe de buscas ainda está amparada por duas aeronaves equipadas com sonar subaquático.

Bilionário britânico é um dos passageiros

O empresário Hamish Harding é uma das pessoas desaparecidas junto do submarino. Há dois dias, ele publicou um texto comemorando o início da viagem à procura do navio histórico. “Tenho orgulho de finalmente anunciar que me juntei à OceanGate Expeditions para sua missão RMS TITANIC como no submarino descendo para o Titanic”, escreveu o bilionário em seu perfil no Instagram.

Continua depois da Publicidade

Entretanto, ele ressaltou que a expedição não se repetiria tão cedo devido às condições climáticas da região. “Devido ao pior inverno na região em 40 anos, esta missão provavelmente será a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023. Uma janela meteorológica acaba de se abrir e vamos tentar um mergulho amanhã. Começamos a navegar de St. Johns, Newfoundland, no Canadá, ontem e planejamos iniciar as operações de mergulho por volta das 4h da manhã de amanhã. Até lá temos muitos preparativos e briefings para fazer”, explicou Harding.

Mais tarde, o presidente do The Explorers Club, amigo pessoal de Harding, compartilhou uma nota confirmando que ele era um dos tripulantes da expedição. “Hamish Harding, membro fundador do Conselho de Curadores do The Explorers Club, estava na expedição ao RMS Titanic. Ele fazia parte de uma tripulação de cinco pessoas no submarino de pesquisa canadense Polar Prince. A tripulação de cinco pessoas submergiu na manhã de domingo e perdeu contato aproximadamente uma hora e 45 minutos após o mergulho da embarcação”, escreveu Richard Garriott.

Continua depois da Publicidade

Ele relembrou o último encontro com o pesquisador, apenas uma semana antes da viagem. “Quando vi Hamish na semana passada, ele estava empolgado com esta expedição. Eu sei que ele estava ansioso para realizar pesquisas no local. Todos nos unimos na esperança fervorosa de que o submersível seja localizado o mais rápido possível e a tripulação esteja segura”, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *