Líder de expedição ao Titanic revela teoria trágica sobre submarino desaparecido: “Pior cenário”

Líder de expedição ao Titanic revela teoria trágica sobre submarino desaparecido: “Pior cenário”


Um mergulhador experiente falou à TV Fox News, nesta segunda-feira (19), sobre o desaparecimento do submarino que levava turistas até os destroços do Titanic. G. Michael Harris já liderou expedições ao transatlântico e teme que o Titan, como é chamado o submersível, tenha implodido nas profundezas.

Das cinco pessoas que estavam a bordo na expedição, Harris disse conhecer possivelmente três delas. “O pior cenário é que algo tenha acontecido com o casco e nosso medo é que tenha implodido cerca de 3.200 metros (10.000 pés)”, revelou ele em entrevista a Jesse Wetters.

Continua depois da Publicidade

As buscas continuam, mas, para Harris, não há muito o que possa ser feito. Ao ser questionado se a Marinha dos Estados Unidos pode fazer algo a esta altura, disse: “Não. Não. Quer dizer, não vejo nada que possa acontecer neste momento”. E explicou em seguida: “Mais pessoas já foram ao espaço do que a esta profundidade do oceano. Quando você está mergulhando nessas situações… você tem que fazer tudo absolutamente perfeito e de acordo com as regras”, alertou ele. “Coloque um monte de turistas em um novo submarino, que acabou de ser criado nos últimos anos. Não parece bom”, declarou.

Segundo a BBC, a viagem até o local dura cerca de oito horas, contando subida e descida, e custa em média US$ 250 mil (o equivalente a um milhão de reais na cotação atual).

Submarino desaparecido é comandado por controle de videogame (Foto: Reprodução/CBC)

Entenda o caso

Na manhã desta segunda-feira (19), a Guarda Costeira de Boston confirmou que um submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic perdeu contato no domingo (18) e desapareceu no Oceano Atlântico.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a CNN, cinco pessoas estariam a bordo, mas apenas quatro foram confirmadas: o empresário bilionário e explorador britânico Hamish Harding, o especialista do naufrágio do Titanic, Paul-Henry Nargeolet, que já liderou cerca de 30 viagens ao navio histórico, além do empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, e Sulaiman.

A OceanGate Expeditions, que opera o passeio, se pronunciou sobre o ocorrido em uma nota. “Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança. Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias. Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes”, declarou a empresa.

Continua depois da Publicidade

Recentemente, o jornalista David Pogue, que também já participou da expedição, revelou à BBC detalhes da embarcação e se há possibilidade de resgate. Saiba mais aqui. No vídeo abaixo, é possível ver com mais detalhes o interior do submarino:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *