James Cameron, diretor de “Titanic”, aponta semelhança de acidente do submersível Titan com tragédia do navio: “Impressionado”

James Cameron, diretor de “Titanic”, aponta semelhança de acidente do submersível Titan com tragédia do navio: “Impressionado”


Após confirmação das mortes dos tripulantes do submersível Titan, da OceanGate, o diretor de “Titanic“, James Cameron, se manifestou sobre a tragédia.

Em entrevista ao canal ABC, o cineasta lamentou as mortes do milionário britânico Hamish Harding, do paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e de seu filho Suleman, bem como do experiente mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet e de Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions. Além disso, ele destacou a semelhança do acidente com o naufrágio do próprio Titanic, em abril de 1912.

O milionário britânico Hamish Harding, o paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman, bem como o experiente mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions faleceram após implosão do submersível. (Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal)

“Muitas pessoas na comunidade [de engenharia de submersão profunda] estavam muito preocupadas com este submersível, e alguns de vocês sabem que os maiores nomes da comunidade até escreveram cartas para a empresa, dizendo que o que eles estavam fazendo era muito experimental para carregar passageiros e precisavam ser certificados e assim por diante”, afirmou ele.

“Estou impressionado com a semelhança do próprio desastre do Titanic, onde o capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e ainda assim ele navegou a toda velocidade em um campo de gelo em uma noite sem luar. E muitas pessoas morreram como resultado”, lamentou Cameron. “E para uma tragédia muito semelhante, onde os avisos foram ignorados, para ocorrer no mesmo local exato, com todos os mergulhos que estão acontecendo em todo o mundo. Eu acho que é simplesmente surpreendente. É realmente muito surreal”, refletiu.

Cameron foi convidado pelo canal norte-americano para comentar sobre os destroços encontrados pela Guarda Costeira a 500 metros dos restos do Titanic. Ao longo de sua vida e do desenvolvimento do longa de 1997, James realizou aproximadamente 33 expedições aos restos do naufrágio. Ele chegou a ficar preso no fundo do mar durante 16 horas em uma das viagens e acreditou que iria morrer — a informação é do youtuber mexicano Yordi Rosado.

Foto: Divulgação / OceanGate Expeditions / Reprodução / Instagram

O diretor de “Avatar” também abordou as preocupações de especialistas sobre a segurança do Titan. “Como projetista de submersíveis, projetei e construí [submersíveis] para ir ao lugar mais profundo do oceano, três vezes mais profundo que o Titanic. Portanto, entendo os problemas de engenharia associados à construção desse tipo de veículo e todos os protocolos de segurança que você deve seguir”, esclareceu ele. “Eu acho que [é] absolutamente crítico realmente entender a mensagem de nosso esforço … [que] o mergulho em submersão profunda é uma arte madura. Desde o início dos anos 60, quando ocorreram alguns acidentes, ninguém morreu na submersão profunda até agora”, destacou.

Continua depois da Publicidade

Por fim, Cameron ainda relatou ter calculado todas as suas expedições que fez ao local e confirmou que “passou mais tempo no [Titanic] do que o capitão daquela época”. Assista abaixo:

O Titanic afundou em sua viagem inaugural em abril de 1912 após atingir um iceberg. Cerca de 1500 passageiros e tripulantes morreram no naufrágio. Os destroços do navio foram encontrados em 1985 e eventualmente inspiraram o entusiasta de mergulho, James Cameron, a fazer o longa ganhador do Oscar “Titanic”, protagonizado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *