Ex-mulher de “mendigo gato” toma atitude após ele ser encontrado nas ruas do RJ: “Tá comendo lixo”

Ex-mulher de “mendigo gato” toma atitude após ele ser encontrado nas ruas do RJ: “Tá comendo lixo”


Clarissa Couto, ex-mulher de Rafael Nunes da Silva, conhecido como “mendigo gato”, entrará na Justiça com um pedido de internação compulsória. O homem de 41 anos foi encontrado no Rio de Janeiro no último sábado (19), após ficar seis meses desaparecido. Após ser encaminhado para a delegacia, ele pediu para retornar às ruas.

Em entrevista ao g1, Clarissa revelou que, apesar de ter sido avisada, não conseguiu chegar há tempo de impedir a decisão do ex-marido. De acordo com ela, Rafael não tem condições de responder por si próprio, por isso pretende intervir judicialmente. “É o que ele precisa. Se preciso for, vou pedir permissão na Justiça para uma internação compulsória. Acredito que ele mereça o mínimo de dignidade para viver”, falou a jornalista, emocionada.

“Eu tive relatos de que ele está na rua comendo lixo. Como o Estado permite uma pessoa nesse estado decidir que quer continuar na rua comendo lixo? Ele não quis ir ao hospital porque sabe que chamariam a Assistência Social”, afirmou ela. “Imagine quantas dessas pessoas que estão na rua tem família e os familiares não podem fazer nada? Muitos não tem essa informação, o Rafael é uma exceção, mas a maioria é pobre e negro”, adicionou.

Juntos, Rafael e Clarissa têm dois filhos, um menino de oito anos e uma menina de quatro. Ela contou que as crianças sentem falta do pai. “O [nosso filho] de 8 anos já tem total entendimento. Eu já conversei com ele uma vez, e evito que ele tenha acesso a qualquer situação. Já a [menina] de 4 não tem muita noção, por isso, é a que mais sofre. Acha que o pai não quer vê-la, que não a ama. Mas, a gente fala que ele está viajando e que lá não pega telefone”, disse.

Continua depois da Publicidade

“Como ex-mulher, teoricamente, essa responsabilidade não é minha, mas sou uma pessoa que tem muito discernimento das escolhas que a gente faz na vida. E eu escolhi que ele fosse pai dos meus filhos. Então, eu penso que preciso esgotar todas as tentativas antes de eles fazerem 18 anos, porque eu tenho certeza de que, se eles pudessem escolher, eles fariam o mesmo pelo pai. Eu tento me colocar no lugar deles. Enquanto eu puder, eu vou fazer o que eu acho que eles fariam”, acrescentou.

Após o homem voltar às ruas, ela já circulou pelo menos quatro vezes no bairro da Lapa, onde ele foi encontrado, para buscar informações sobre o paradeiro dele. “Aqui na delegacia, eles não puderam mantê-lo por muito tempo, porque ele manifestou desejo de continuar na rua, mas sabemos que uma pessoa com dependência química não tem condições de decidir o que é melhor para si. E ele apresenta traços esquizofrênicos causados pelo uso da droga. Então, ele precisa de medicamento, para ter uma vida normal e lidar com os problemas. Minha missão é encontrá-lo, conversar com ele, convencê-lo a ir ao hospital para uma desintoxicação. Lá, pretendo tentar um laudo da esquizofrenia dele para conseguir interná-lo compulsoriamente”, pontuou a jornalista.

Rafael foi visto pela prima de Clarissa, em março deste ano (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Relembre o caso

Rafael virou notícia ao ter sua história contada no “Esporte Espetacular”, da Rede Globo, e no extinto programa da Record, “Domingo Show”, apresentado por Geraldo Luís. Aos 30 anos, ele vivia em situação de rua, em Curitiba, devido à dependência química. O ex-modelo recebeu ajuda de seus familiares para tratar da doença.

Em 2013, o homem se mudou do Paraná para o Rio de Janeiro após conhecer a ex, Clarissa Couto. O casal teve dois filhos, de oito e quatro anos, e manteve o relacionamento até 2020. Segundo o portal, a separação decorreu das diversas recaídas de Rafael nas drogas e tentativas frustradas de ajuda por parte da jornalista.

Continua depois da Publicidade

Hoje, aos 41 anos, Rafael é morador de Maricá, na região metropolitana do Rio. De acordo com Clarissa, o pai de seus filhos havia sido visto pela última vez no dia 28 de fevereiro, depois de realizar uma visita às crianças. Na ocasião, a mulher conta que já havia percebido que Silva não estava bem. “No dia que ele desapareceu, esteve na minha casa para deixar algumas coisas com as crianças. Tinha acabado de sair de uma clínica de reabilitação”, revelou.

Ao UOL, Clarissa ressaltou que desde 2017 Rafael passou a ter recaídas constantes, mas nunca havia ficado tanto tempo ser ver os filhos. Antes de desaparecer, ele estava trabalhando como chef de cozinha em um restaurante. Assista ao depoimento completo, clicando aqui.

No último sábado (19), Rafael foi encontrado pela polícia do Rio de Janeiro. Segundo o UOL, Rafael foi identificado por agentes do Segurança Presente da Lapa, próximo ao Beco do Rato, e encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia. Em nota, a instituição disse que o homem foi visto “em situação de vulnerabilidade social”. No entanto, como diz o comunicado, “Rafael alegou que saiu de casa e manifestou o desejo de permanecer na rua”. Ele foi liberado logo em seguida.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *