Justiça toma decisão em processo de Deolane Bezerra contra o Google por termo “bafuda”; saiba como ficou

Justiça toma decisão em processo de Deolane Bezerra contra o Google por termo “bafuda”; saiba como ficou


Deolane Bezerra conseguiu que o Google desassocie seu nome do termo “bafuda“. Segundo a colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, o juiz entendeu que o pedido de Deolane merecia ser levado em consideração pelo caráter “ofensivo” da palavra. Apesar disso, a advogada teve a indenização por danos morais negada.

Em sua decisão, o juiz afirmou que Deolane não estava requerendo que um termo fosse eliminado ou que fosse excluída uma expressão negativa que acompanhava seu nome, mas apenas se posicionando a respeito de uma vinculação de pesquisa que é “ofensiva”. O termo, utilizado por participantes de “A Fazenda 14” para se referir de forma pejorativa à loira, aparecia na ferramenta de buscas da plataforma junto com uma foto da ex-peoa.

Não é possível que um termo genérico e pejorativo como o aqui tratado (‘bafuda’) seja automaticamente vinculado à autora, sem que haja, ao menos, menção de seu nome ou sobrenome. É como se a ferramenta do Google indicasse que o nome e a imagem da autora seriam sinônimos da palavra ‘bafuda’, o que não pode ser admitido“, declarou o juiz Bruno Paes Straforini.

Apesar da sentença favorável sobre o termo “bafuda”, anunciada em 23 de agosto, a indenização de R$ 50 mil foi negada. De acordo com o magistrado, a advogada entrou no reality rural da Record TV “por desejo e escolha própria, ciente da ampliação de sua exposição e imagem”. A defesa de Deolane, porém, vai recorrer da decisão sobre a indenização.

Em relação ao dano moral, respeitamos o entendimento do magistrado, porém, acreditamos que foi inobservado o prejuízo moral suportado pela nossa cliente justamente pelo ato de omissão do Google em manter indexado o nome e imagem da Deolane, mesmo após a empresa ter sido notificada extrajudicialmente“, informou a equipe da advogada em nota ao Splash UOL.

Deolane Bezerra A Fazenda 14
Deolane Bezerra vai recorrer da indenização por danos morais. (Foto: Reprodução/Record TV)

Ela entrou com o pedido na Justiça em maio deste ano, cerca de seis meses após o fim de “A Fazenda”. A petição inicial justificava o incômodo de Deolane em ter sua imagem associada à palavra, que repercutiu fora do programa de TV, e como teria afetado o seu psicológico. “A autora não suporta mais ver seu nome e imagem relacionados a este termo, e, sinceramente, esta situação atingiu o emocional desta, que sente vergonha diante de tal situação”, afirmava um trecho do documento.

Continua depois da Publicidade

Participação em A Fazenda 14

A advogada esteve no elenco da 14ª edição do reality show da Record TV. Antes de deixar o programa, em dezembro, quando foi informada sobre o estado de saúde da mãe, Deolane protagonizou momentos divertidos e discussões acaloradas, principalmente com Deborah Albuquerque – que chamou a advogada de “bafuda” durante uma briga. Bezerra deixou o programa antes da grande final. A vencedora da temporada foi Bárbara Borges.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *