Faustão fala pela 1ª vez após transplante e descreve sensação com ‘coração de 35 anos’: ‘Ele era um atleta’

Faustão fala pela 1ª vez após transplante e descreve sensação com ‘coração de 35 anos’: ‘Ele era um atleta’


Fausto Silva está se recuperando após fazer um transplante de coração no último domingo (27), mas mandou um recado para os admiradores. Em entrevista ao colunista Flávio Ricco, do portal R7, o apresentador agradeceu à família do doador e tranquilizou o público sobre seu estado de saúde. Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Durante a conversa por telefone, na noite desta quarta-feira (30), Fustão mencionou a “generosidade” do doador. “Quero muito agradecer o doador, na pessoa do pai dele. A sua imensa generosidade de permitir que eu continuasse vivendo. Não tenho como agradecer a esse pai, a viúva e o irmão desse moço, que eu sei que era um atleta”, disse.

“Transportar para outra pessoa o direito de continuar vivendo é muito mais que uma generosidade. Foi uma benção que Deus me deu”, acrescentou. Segundo a Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de São Paulo, porém, o processo de doação de órgãos é sigiloso. Nem o receptor nem o doador sabem a identidade um do outro.

Fausto ainda relatou que não sente dor e já consegue andar e sentar, mesmo com apenas três dias do procedimento cirúrgico delicado. “Estou cada vez melhor. É impressionante. Fabio Gaiotto [médico], é um monstro. Eu não sinto dor alguma. Já estou andando, sentando, isso três dias depois da cirurgia”, contou.

Continua depois da Publicidade

Para Lucas Pasin, do UOL, Faustão afirmou que se sente “mais vivo do que nunca” desde o transplante. “Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo”, descreveu.

Faustao Domingao (1)
Faustão está se recuperando após transplante. (Foto: Reprodução/TV Globo)

O último boletim médico divulgado pelo Albert Einstein informou que Faustão tem a função cardíaca normalizada e estável, 72 horas após a realização do procedimento cirúrgico. Ele já retirou drenos do corpo, foi extubado e deu início às sessões de fisioterapia.

O comunicador está internado desde o dia 5 de agosto. Ele estava em diálise e precisando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, o que o colocou como prioridade na fila de transplante. Segundo o Ministério da Saúde, a lista de espera é a mesma tanto na rede pública quanto na privada. A ordem de preferência obedece a critérios técnicos, que englobam tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética, distância geográfica e critérios de gravidade distintos para cada órgão.

Continua depois da Publicidade

Esposa faz carta aberta

Luciana Cardoso, esposa de Fausto, compartilhou uma carta aberta no Instagram agradecendo o carinho dos admiradores e explicando desde quando o marido estava aguardando na lista. “Ontem foi um domingo abençoado para nossa família. Desde o primeiro dia de internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante. Depois dos exames de painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 8 de agosto de 2023“, contou.

Ela também aproveitou para agradecer à família do doador. “E, finalmente, quero agradecer a essa família abençoada que em um momento de dor e sofrimento disse sim e permitiu não só que Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa superação. Fiquei muito feliz em saber que aqui, nesse mesmo hospital, uma pessoa através do SUS também recebeu desse mesmo receptor outro órgão e sua aguardada chance na vida“, declarou. Veja:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *