Água micelar: enxaguar ou não enxaguar?

Água micelar: enxaguar ou não enxaguar?

Água micelar: enxaguar ou não? Essa é polêmica, minha amiga! Mas, antes de responder você, precisamos entender melhor o que é esse produto que há anos caiu nas graças das amantes de skincare.

água micelar enxaguar

Para que serve a água micelar?

A água micelar nada mais é do que uma solução suave de limpeza pro rosto. Ela higieniza a pele e também retira a maquiagem mais leve. Ou seja, se você precisa remover máscara à prova d’água, batom de longa de duração, sombra com glitter… O produto não funciona pra isso! Nesses casos, é melhor usar um demaquilante bifásico ou óleo de limpeza.

E quando surgiu?

O surgimento desse cosmético foi lá nos anos 90. Quem criou a primeira solução micelar foi a Bioderma, por isso a marca é uma referência no assunto até hoje. A ideia sempre foi atender a necessidade de limpar as peles sensíveis sem causar agressão, respeitando seu pH e a barreira de proteção natural. Li no site deles que, hoje em dia, um frasco de Sensibio H2O, o mais famoso e pioneiro da linha, é vendido a cada segundo no mundo!

O que são micelas?

Atualmente, várias marcas têm água micelar no portfólio e as fórmulas variam de uma pra outra. O que todas têm em comum é a presença de água purificada + tensoativos, que são moléculas capazes de se ligar à água e ao óleo ao mesmo tempo. É assim que se formam as tais micelas, que removem as impurezas do rosto.

E, sim, os tensoativos também são encontrados em sabonetes faciais, daí vem essa questão sobre enxaguar ou não a água micelar. A Bioderma afirma que só há um tipo de tensoativo nas soluções micelares que eles fabricam – e não é sabão, tá? E tem mais! A marca diz que ele permite a degradação natural pelas enzimas da nossa própria pele. Ou seja, a recomendação é não enxaguar mesmo.

Veja dicas de dermatologista sobre o uso da água micelar!

Água micelar: enxaguar ou não?

Seguindo os preceitos da Bioderma, os demais fabricantes também afirmam que esse produto é sem enxágue. Eu tenho outras 3 versões por aqui e essa informação se repete em cada rótulo. Acho que é legal ficar sempre de olho nas recomendações de cada marca.

Mas, Infelizmente, ainda não existe um consenso sobre esse assunto. Eu já vi especialistas dizendo que é pra enxaguar, o que eu acho contraproducente se você for usar pra uma limpeza rápida da pele. Mas também vi especialistas dizendo que não precisa, o que pra mim faz mais sentido, até pela própria indicação das marcas.

Recomendação de 3 fabricantes: Dermage, Profuse e Noviole

Minha forma de usar

Como que eu, Thais, uso: se é para demaquilar, acabo lavando o rosto depois para completar a higienização. Agora, se estou somente com cosméticos – como tratamentos e protetor solar – e muiiita preguiça, uso só a água micelar mesmo.

A própria Bioderma sugere a utilização dá água micelar sozinha para várias funções. Alguns exemplos: preparar a pele pro skincare ou pra maquiagem, antes e depois de um procedimento dermatológico, limpar o rosto depois de suar muito e por aí vai.

E aí, como você faz?

Em vídeo

As informações sobre a solução micelar da Bioderma foram retiradas desse texto que encontrei no site da marca.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *