Vídeo mostra incêndio em casamento que matou mais de 100 convidados no Iraque; nove pessoas foram presas

Vídeo mostra incêndio em casamento que matou mais de 100 convidados no Iraque; nove pessoas foram presas


Na noite desta terça-feira (26), um incêndio durante um casamento em Qaraqosh, no norte do Iraque, deixou pelo menos 100 mortos e outros 150 feridos, revelou um um porta-voz do Ministério do Interior. Segundo informações do g1, nove pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento no incidente, entre eles os donos do salão de festas.

Imagens do incêndio circularam nas redes sociais ao longo da madrugada. Nos vídeos, é possível ver a dança dos noivos, que contou com quatro pilares de fogos de artifício, mesmo o local sendo fechado. Foi durante a dança que as faíscas atingiram o teto do estabelecimento, dando início ao incêndio.

Registros compartilhados por testemunhas mostraram, ainda, o salão destruído, cheio de cadeiras de metal queimadas e destroços empilhados pelos cantos. Assista abaixo:

De acordo com o veículo, o incêndio provocou o desabamento de partes do teto, devido aos materiais de construção “altamente inflamáveis e baratos”, o que agravou o incidente.

Situações como essa são frequentes no país, já que o respeito às regras de segurança no Iraque é precário em todos os setores. Com infraestruturas danificadas após décadas de conflitos, o Iraque é palco de incêndios e acidentes fatais com frequência.

Continua depois da Publicidade

Rania Waad, de 17 anos, uma das testemunhas, revelou que as chamas e a fumaça impediram que os convidados vissem o que estava acontecendo. “[Os recém-casados] dançavam quando os fogos de artifício começaram a subir até o teto. Todo o salão pegou fogo. Não conseguimos ver nada, não sabíamos como sair”, lamentou ela.

Em entrevista à BBC, outra testemunha – Ghaly Nassim, de 19 anos – contou que estava perto da casa de festas al-Haitham quando tudo aconteceu. O rapaz teria corrido para socorrer cinco de seus amigos que estavam presos no local. “Uma porta estava bloqueada, então a abrimos à força. Chamas enormes saíram do corredor. Foi como se as portas do inferno se abrissem. A temperatura estava insuportável. Não consigo descrever o calor extremo”, detalhou.

Nassim ainda detalhou os momentos de horror que sucederam as chamas: “Não pude fazer nada além de fugir do fogo. Depois que os bombeiros chegaram, corri para dentro para procurar meus amigos. Vi 26 cadáveres no banheiro. Uma menina de 12 anos estava completamente queimada e posicionada em um canto”.

O rapaz apontou, ainda, que a falta de saídas de emergência agravou a situação, pois a maioria dos convidados teria tentado deixar o local pela entrada principal do salão, o que possivelmente fez com que muitos deles caíssem e fossem pisoteados.

Continua depois da Publicidade

Apesar dos rumores de que o casal havia morrido, Gawdat Abdul Rahman, porta-voz da Defesa Civil iraquiana, afirmou à BBC que ambos sobreviveram à tragédia. Ele ainda revelou que, segundo a investigação, a causa do incêndio foi, de fato, os fogos de artifício usados na cerimônia. Ele confirmou a presença de painéis pré-fabricados “inflamáveis e em desacordo com as normas de segurança” no salão, o que teria alimentado as chamas.

Um fotógrafo da AFP presenciou a chegada do socorro e afirmou que diversas ambulâncias foram enviadas pelo principal hospital de Qaraqosh, pequena cidade cristã onde a tragédia aconteceu. Qaraqosh, também conhecida como Bajdida ou Al-Hamdaniya, fica na província de Nínive, ao norte do Iraque.

Segundo ele, os carros chegaram ao local com as sirenas ligadas durante toda a noite, enquanto dezenas de pessoas se reuniram no pátio da unidade de saúde, incluindo voluntários e familiares das vítimas. A agência de notícias “INA” revelou que, em um balanço preliminar, foram identificados mais de 100 mortes e aproximadamente 150 feridos. Saif-al-Badr, porta-voz do Ministério da Saúde local, confirmou a informação.

O médico Waad Salem, que tratou das vítimas, revelou que aproximadamente 60% dos feridos sofreram queimaduras graves e que as mulheres e crianças foram os mais afetados. “A maioria das queimaduras ocorre na face, peito e mãos”, detalhou ele, em entrevista à BBC.

Continua depois da Publicidade

Em nota à imprensa, o primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani ordenou que as autoridades sanitárias e do Ministério do Interior “mobilizem todos os esforços de resgate” para auxiliar os que foram afetados pelo incêndio. Após a ordem, o Ministério da Saúde anunciou o “envio de caminhões de ajuda médica” de Bagdá e outras províncias do país para Qaraqosh. O órgão também dedicou suas equipes para tratar os feridos.

Saad Maan, do Ministério do Interior, afirmou que uma investigação já foi iniciada e que, até o momento, quatorze pessoas foram detidas: “Quatro ordens de prisão foram emitidas contra os donos do salão de festas”, acrescentou ele.

Continua depois da Publicidade

Enterro coletivo

Nesta quinta-feira (28), imagens do noivo durante o enterro coletivo das vítimas vieram à tona. No vídeo, Revan, como foi identificado pela imprensa, é amparado por amigos e familiares, enquanto chora pela perda. Assista abaixo:

Segundo o O Globo, ele e a esposa, Haneen, chegaram a ser hospitalizados após a tragédia. Apesar de terem sobrevivido ao incêndio, os dois estaria numa “situação psicológica terrível”. O pai da noiva, que não teve sua identidade revelado, afirmou à BBC que considera o estabelecimento culpado pelo ocorrido. “Responsabilizo o dono do salão pelo ocorrido na festa porque não há extintores nem medidas de segurança”, disse ele ao veículo.

Uma imagem do casal minutos antes da tragédia circulou nas redes sociais. Veja abaixo:

Os noivos Revan e Haneen estão numa situação psicológica “terrível”, revelou a imprensa iraquiana. (Foto: Reprodução/O Globo)

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *