A Fazenda 15: Rachel Sheherazade é criticada na web após fala sobre racismo: “Altamente problemático”; assista

A Fazenda 15: Rachel Sheherazade é criticada na web após fala sobre racismo: “Altamente problemático”; assista


Na dinâmica deste domingo (8) em “A Fazenda 15“, Rachel Sheherazade rebateu as acusações de que teria sido racista com Cariúcha. Ao longo da última semana, a cantora e a jornalista viveram um embate após uma fofoca de Kamila Simioni que foi desmentida por Adriane Galisteu ao vivo. Na formação da roça, Cariúcha disse que Rachel tinha “preconceito com negros e gays”.

Durante a dinâmica intitulada “Ferra Peão”, na qual um participante deveria apontar atitudes polêmicas do outro, a ex-SBT afirmou que nunca foi racista e pontuou que é neta de uma mulher negra. A fala, porém, foi criticada por internautas.

A jornalista admitiu que Cariúcha a procurou para se desculpar, mas apenas por tê-la chamado de “v*dia”, sem esclarecer o que ela considerou a ofensa mais grave. “Em nenhum momento, você veio me pedir desculpa pelo que acho mais grave: uma acusação de racismo. Uma acusação falsa, maliciosa, de racismo. Você quis pregar em mim a pecha de uma pessoa preconceituosa”, disse.

“Você colocou na minha fala, palavras que eu jamais disse e foi desmentida em rede nacional pela apresentadora do programa e pela rede Record, tão grave foi a conotação das suas palavras, tão graves foram suas tentativas de me incriminar e de me colocar diante do público, diante das pessoas lá fora, diante do Brasil inteiro de que eu era uma pessoa racista. Me imputando um crime que eu jamais cometi e jamais cometerei”, continuou.

Sheherazade justificou sua fala mencionando a família e sua descendência, e se complicou. “Sou neta de uma mulher negra. Preta como você. Pode não estar na minha pele, mas está nos meus genes. Não tenho culpa se houve miscigenação na minha família. Aliás, ninguém tem culpa por nascer branco ou preto neste país. Somos o resultado de uma miscigenação, de uma união de cores e etnias, e todos merecemos igual respeito”, afirmou.

“Não estou aqui pra fazer proselitismo de raça A, raça B, até porque não acredito em raças, acredito numa só raça: a raça humana. Temos várias etnias, vários tons de pele, mas uma raça só, a humana. Temos que ser tratados com igual respeito, pretos, brancos, amarelos, a cor que tivermos”, acrescentou. Ao apelar para o conceito de uma única “raça humana”, a jornalista ignorou que um olhar atento a cada uma das raças é importante para corrigir mazelas históricas.

Continua depois da Publicidade

Cariúcha, por sua vez, a interrompeu, apontando que Rachel é branca e segue sendo privilegiada. “Mas você é branca, você continua sendo privilegiada. É diferente”, explicou a funkeira. Rachel, porém, ignorou o comentário e concluiu o discurso em seguida. Ela afirmou que não aceitará ser acusada de algo que não fez e que fere sua reputação “intocável”, mencionando, ainda, o possível envolvimento de seus advogados.

“Eu não aceito e jamais aceitarei a imputação de um crime que eu não cometi e a destruição de uma reputação que eu tenho criado e mantido ao longo de toda a minha vida. Eu tenho 50 anos, 23 anos de carreira e uma reputação intocável. Não será você ou qualquer outro participante aqui que vai me detratar perante o público. Pra isso eu tenho advogados, pra isso o Brasil está atento. Acho que isso ficou muito claro”, disse.

A comunicadora garantiu que aceitou o pedido de desculpas, mas deixou claro que não acredita em uma mudança de postura da funkeira no jogo. “Eu aceitei seu pedido de desculpas, mas isso não quer dizer que eu esqueci o que foi dito. Não sou ingênua em pensar que você realmente se arrependeu, acho que isso é mais uma retratação para o público. Não acredito que a pessoa mude sua essência de um dia para o outro. Mas aceito que a gente tem que se tratar bem. Somos adversários, não somos inimigos e a vida continua lá fora. Tudo que fizermos aqui, vamos colher lá”, concluiu.

Continua depois da Publicidade

Nas redes sociais, os internautas apontaram as problemáticas no discurso da jornalista, que teria “banalizado” o racismo e minimizado as desigualdades raciais. “Não dá pra ignorar que a raça define como a pessoa vai ser tratada e se vai ter as mesmas oportunidades desde o começo da vida”, disse um perfil. “Esse discurso é altamente problemático, inaceitável“, definiu outro.

Gosto muito da Rachel Sheherazade, mas ela meter essa de ‘minha vó é negra’ e ‘não acredito em raças, acredito na raça humana’, não dá pra defender não, dessa vez foi horrível pra ela. Esses discursos são inadmissíveis em pleno 2023 porque ‘se eu não faço os devidos recortes, eu não tenho com o que me preocupar’, se eu não vejo raças, anulo a existência do racismo na minha cabeça e suas mazelas, assim me isento de toda e qualquer responsabilidade, sendo que o racismo é um problema de geral“, explicou a influencer Odara Soares.

“Usar essa de: ‘a minha avó era negra’, ‘eu acredito em uma única raça’… Por favor, né?! O fato de existir uma única raça não tira o peso que foi colocado sobre os pretos na sociedade”, apontou outro internauta. “Queria que todo mundo que fizesse esse discurso fosse preto por um dia”, mencionou mais um. Confira outras reações:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *