Benefícios do Abacate


Benefícios do Abacate

O abacate é uma fruta que traz muitos benefícios à nossa saúde.  Para conseguir todos os benefícios, é importante incluir o abacate em uma dieta equilibrada: não adianta substituir as refeições por porções da fruta.

Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo podem ser verificados depois de dois a três meses de consumo diário.

Propriedades do Abacate

O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B1, B2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.

Benefícios do Abacate

Benefícios do Abacate
  • Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea
  • Possui ação antioxidante
  • Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas
  • Possui ação antiinflamatória
  • Auxilia na desintoxicação do fígado
  • Evita fadiga mental
  • Ajuda na formação de ossos e dentes
  • Fornece energia aumentando a disposição

Mais Benefícios:

  • É possível afirmar que a junção de compostos do óleo, com destaque para as gorduras monoinsaturadas e os fitosteróis, protege contra processos inflamatórios e resguarda as artérias. Há ainda indícios de seu papel na redução do risco de diabetes do tipo 2, já que combate a resistência à insulina, o hormônio que coloca o açúcar para dentro das células com a finalidade de gerar energia.
  • Ajuda nas inflamações. O benefício pode ser reconhecido pelo efeito positivo do abacate sobre o colesterol HDL, considerado colesterol bom, responsável pela proteção das artérias. Ele pode auxiliar na dilatação das artérias e em diversas mudanças corporais benéficas para o funcionamento equilibrado e regular de seu organismo. Esse benefício do abacate é proporcionado pela vitamina E, que induz as gorduras a assumirem poder anti-inflamatório. A artrite é uma doença inflamatória que afeta muitas pessoas e leva à dor intensa nas articulações e outros problemas. Os componentes do abacate, como as gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, vitaminas E e C, além dos carotenoides, ajudam a combater a inflamação causada pela artrite melhorando a qualidade desses pacientes.
  • O abacate contém uma substância chamada glutationa, a qual reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse. O excesso desse hormônio também dificulta o processo de redução de peso. A glutationa também beneficia a desintoxicação de seu organismo e melhora o funcionamento de seu fígado, fazendo assim da melhor eliminação de toxinas mais um dos benefícios do abacate. Além da glutationa, os ácidos graxos do tipo ômega 3 presentes no abacate são ácidos graxos essenciais que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade.
  • Incluir o abacate a uma dieta balanceada tem mostrado ser eficaz na prevenção e combate a diversas doenças cardiovasculares, melhorando os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea. Outros componentes muito importantes são os fitoesteróis, que incluem o beta-sitosterol, campesterol e estigmasterol. Eles têm um papel anti-inflamatório importante, o que também beneficia a prevenção de complicações vasculares.
  • Os benefícios do abacate se estendem à perda de peso. Ele é extremamente rico em fibras, uma porção de 150g contém 10g desse nutriente que é essencial em dietas para emagrecimento, pois ajuda no funcionamento intestinal. Confere saciedade por um tempo prolongado e ainda ajuda a reduzir picos de glicose e os níveis de colesterol sanguíneo. As gorduras monoinsaturadas, que são abundantes no abacate, são associadas à redução da gordura abdominal, que é a mais perigosa em termos de fator de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sobrepeso.

Sugestão de Consumo: Batida de Abacate com Cacau

(caso não consiga assistir o vídeo, veja no Youtube)

Para mais informações sobre a receita, veja o post Receita de Batida de Abacate com Cacau.

O Abacate e a Pele

O abacate evita o envelhecimento precoce e trata a pele. O poder dos antioxidantes pode reduzir os efeitos maléficos causados pelos radicais livres à pele. A renovação constante das células oferece mais vitalidade e saúde aos seus tecidos. Sua pele poderá permanecer mais tempo hidratada e cheia de nutrientes.

O óleo de abacate é muito procurado por esses benefícios do abacate. As gorduras boas e as vitaminas ajudam a manter a hidratação da pele, a vitalidade e elasticidade. O ácido oleico ajuda a reduzir a irritação e vermelhidão da pele e melhorar a sua capacidade de reparação. A ingestão adequada desse ácido graxo ajuda a regular a produção de sebo pela pele, melhorando quadros de acne e pele oleosa.

Máscara para pele

  • 2 colheres de sopa de abacate
  • 1 colher de sopa de mel
  • Bater os ingredientes no liquidificador

Aplicar na pele limpa, deixar agir 15 minutos. É ideal para quem tem pele seca porque tem um potencial hidratante muito forte.

O Abacate e os Cabelos

Há benefícios do abacate também aos seus cabelos, você poderá livrar-se dos incômodos de caspas, proporcionar força a eles e ainda auxiliar na prevenção de calvície. As vitaminas e outros nutrientes encontrados no abacate podem beneficiar muito a saúde dos cabelos. Vitaminas como a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina B6 além de aminoácidos, ácido fólico, ferro, cobre e magnésio fornecem tudo o que os cabelos precisam para crescer fortes e saudáveis. Dessa forma, o abacate é capaz de hidratar o cabelo, promover o crescimento dos fios e revitalizar os que estão danificados, proteger o cabelo contra danos e ressecamento além de melhorar o brilho.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *