O que aconteceu com Lucy Gray? Entenda final polêmico da personagem no novo longa de ‘Jogos Vorazes’

O que aconteceu com Lucy Gray? Entenda final polêmico da personagem no novo longa de ‘Jogos Vorazes’


[ALERTA DE SPOILER – O texto abaixo contém spoilers do livro e do longa “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”]

‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes‘ estreou nos cinemas ao redor do mundo no dia 15 de novembro e somente no fim de semana de estreia, arrecadou mais de US$ 100,8 milhões nas bilheterias globais. A popularidade da produção rendeu muita discussão online, especialmente em torno do final um tanto controverso de Lucy Gray Baird (Rachel Zegler).

Na trama, a protagonista – uma cantora itinerante do Distrito 12 – vive uma trágica “história de amor” com Coriolanus Snow (Tom Blyth). Após conhecê-lo como seu tutor na 10ª edição dos Jogos Vorazes, Lucy acaba se apaixonando pelo jovem enigmático, charmoso e determinado que eventualmente se torna o tirano Presidente Snow.

Após os acontecimentos traumatizantes dos jogos, que colocaram tanto Lucy quanto Coriolanus em perigo, os dois se reencontram no Distrito 12 e parecem viver um período “tranquilo”, com a confirmação do romance e alguns momentos de descontração. Entretanto, a tão sonhada paz de Lucy e Snow logo acaba quando o jovem assassina a sangue-frio Mayfair (Isobel Jesper Jones) – filha do prefeito do Distrito 12 e uma das inimigas declaradas de Gray Baird, que presencia o crime.

Quando uma investigação em torno das mortes suspeitas (o namorado de Mayfair também é morto na ocasião) começa a se tornar perigosa e cada vez mais próxima de desvendar a conexão de Snow aos assassinatos, os dois são forçados a fugir das forças da Capital, esmo após a morte injusta de Sejanus Plinth (Josh Andrés Rivera), culpado erroneamente pelo crime cometido pelo amigo.

Snow e Lucy em “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”. (Foto: Reprodução/Paris Filmes)

Com medo e procurando evitar a prisão ou algo ainda pior, o então casal se encontra na árvore-forca, tema da canção “The Hanging Tree”, e foge do distrito, para se esconder em uma cabana na floresta na qual os pacificadores não poderão encontrá-los. Entretanto, ao se dar conta de que sua “amada” Lucy é a única testemunha viva do assassinato que cometeu e que as armas que o incriminam estão escondidas na cabana, Snow dá novos sinais de sua personalidade sombria. O tom carinhoso e romântico dá espaço a algo hostil e ameaçador.

Ciente de que se tornou alvo do rapaz, Lucy inventa uma desculpa e foge floresta adentro, mesmo em meio à tempestade. Coriolanus, ao se dar conta de que foi enganado, perde a cabeça e começa a atirar contra as árvores, gritando desesperadamente por ela. Ele chega a acertar um dos disparos ao identificar um movimento na mata.

Tanto o livro, quanto o longa terminam sem nos contar se Lucy permanece viva, se foi atingida, ou se enfim conseguiu fugir do Distrito 12. A única outra menção à personagem acontece numa conversa entre o reitor Casca Highbottom (Peter Dinklage) e Snow, quando o professor provoca o jovem ao questioná-lo sobre o paradeiro de Lucy Gray: “Onde ela está é um mistério. E os mistérios são capazes de deixar as pessoas loucas”.

O desfecho “sem final de fato” deixa uma pulga atrás da orelha dos fãs até hoje. Nas redes sociais, desde o lançamento da obra de Suzanne Collins e principalmente após a estreia do filme, o fandom discute não só o impacto de Lucy Gray Baird, mas também seu tão misterioso destino. Seu legado além da vitória nos Jogos Vorazes foram as canções, que passaram a representar a resistência do Distrito 12 até a era de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence).

O romance entre os protagonistas termina de forma trágica e violenta. (Foto: Reprodução/Paris Filmes)
Continua depois da Publicidade

No entanto, há quem diga que a influência de Lucy na protagonista da trilogia original vá muito além de seu gosto musical. Muitos espectadores acreditam que Lucy seja a avó paterna do tordo que destruiu a Capital. O diretor Francis Lawrence já negou o parentesco entre Lucy e Katniss, mas isso não impediu que fãs teorizassem sobre a conexão.

Continua depois da Publicidade

Outra teoria é de que Lucy, que andava com o Bando e costumava dizer que “não pertencia a lugar nenhum”, viajou pelos distritos até o dia de sua morte. Por conta disso, Maude Ivory (Vaughan Reilly), sua melhor amiga do Bando, teria sido a responsável por passar para frente as músicas de Baird.

Alguns internautas foram ainda mais longe e afirmaram que Gray Baird teria se tornado a presidente Alma Coin (Julianne Moore) – no entanto, não existem evidências que apoiem tal teoria.

Mesmo sem respostas sobre o real desfecho da história de Lucy – nem os atores e nem a autora deram qualquer dica sobre o que poderia ter acontecido com a personagem – a prequela de “Jogos Vorazes” é uma adaptação fiel, que tem conquistado ainda mais fãs para a franquia. Se você é um deles, não deixe de conferir o bate-papo da equipe do hugogloss.com com Rachel Zegler, Tom Blyth, Hunter Schafer e Josh Andrés Rivera abaixo:



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *