Agente da PF que participou da série “Aeroporto: Área Restrita” é investigado por esquema de contrabando de ouro

Agente da PF que participou da série “Aeroporto: Área Restrita” é investigado por esquema de contrabando de ouro


A vida imitou a arte – mas dessa vez sem o final feliz da história. A Polícia Federal (PF) deflagrou recentemente a “Operação Ládon”, que investiga diversos crimes, como organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Entre os suspeitos de contrabandear ouro para outros países, estão dois agentes da PF: Ernesto Kenji Igarashi, de 51 anos, e Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos. O curioso é que Nieri chegou a participar da série “Aeroporto: Área Restrita”, auxiliando no combate justamente ao crime pelo qual é investigado.

O agente participou da primeira temporada da produção da Discovery ao lado de outros policiais da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos. Eles foram filmados enquanto realizavam fiscalizações e apreensões de entorpecentes, pedras preciosas e outros itens ilegais. Nieri foi o personagem principal do quinto episódio, chamado “Descaminhos”. Assista abaixo:

De acordo com a PF, as investigações aconteceram entre 2018 e 2022. Neste período, foi constatado que um grupo organizado de pessoas teria levado centenas de quilos de ouro para o exterior a partir de voos internacionais comerciais que saíram do estado de São Paulo. Os dois agentes são suspeitos receberem o material vindo de garimpos ilegais e repassá-lo para criminosos que fariam o transporte para fora do país.

Continua depois da Publicidade

A participação de Nieri em “Aeroporto: Área Restrita” aconteceu um ano antes das investigações, em 2017. Os mandatos expedidos pela Justiça Federal em São Paulo foram cumpridos na capital paulista, em Bragança Paulista (SP), Irupi (ES), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Igarashi e Nieri foram afastados de seus cargos. Agora eles são monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *