Mark Zuckerberg constrói projeto secreto de mais de US$ 100 milhões no Havaí, que terá bunker com porta antiexplosão

Mark Zuckerberg constrói projeto secreto de mais de US$ 100 milhões no Havaí, que terá bunker com porta antiexplosão


O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está construindo um complexo de mais de 100 milhões de dólares no Havaí, que vai contar com um abrigo subterrâneo. O projeto está localizado na ilha de Kauai, escondido por um muro de 1,80 metros, com guardas vigiando o portão.

De acordo com informações da Wired, divulgadas na última semana, o local vai abrigar duas mansões com mais de trinta quartos e trinta banheiros, elevadores, escritórios e salas de conferências. Mas o que mais chama a atenção é o bunker, com uma área de mais de 5 mil metros quadrados.

O plano arquitetônico indica que as duas residências “serão conectadas por um túnel que leva a um abrigo subterrâneo”. O bunker contará com espaços residenciais, áreas para equipamentos mecânicos e uma escotilha de fuga. A entrada do abrigo é descrita como semelhante às encontradas em abrigos antiaéreos, reforçada com concreto. Fontes compartilharam com a revista que todo o complexo foi projetado para ter autossuficiência, com ampla capacidade de produção de alimentos na propriedade, um tanque de água de mais de 5 metros de altura e sistema antibomba. Para conferir imagens da área em construção, clique aqui. 

O projeto é ultrassecreto e todos os funcionários que estão trabalhando na obra estão sujeitos a um acordo estrito de confidencialidade. Segundo relatos de trabalhadores envolvidos na construção, os acordos não são uma formalidade. “É o clube da luta. Não falamos sobre clube da luta”, disse David, um ex-funcionário contratado. A Wired concordou em omitir seu nome verdadeiro, porque ele não estava autorizado a falar com a imprensa. Outro ex-trabalhador da obra diz que foi informado de que outro membro de sua construtora foi demitido por supostamente compartilhar uma foto do projeto no Snapchat.

Continua depois da Publicidade

Outra polêmica envolvendo a construção é a transformação da ilha havaiana. O morador Jeff Lindner destacou que antes da obra começar, não havia trânsito e nem barulho. Além disso, fontes dizem que o projeto não passou por nenhum processo de revisão pública, como às vezes é necessário para negócios deste tamanho.

De acordo com Allan Parachini, jornalista local, ao longo de 2017, ele solicitou licenças na tentativa de saber o que estava sendo construído em Kauai. O jornalista também escreveu recentemente um artigo no jornal The Garden Island, criticando Zuckerberg e fazendo um apelo. Ele disse que “abusar da administração de praias públicas como se fôssemos apenas mais um grupo de vítimas do Facebook é inaceitável”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *