Moradores de Juazeiro se revoltam com estátua em homenagem a Daniel Alves, e prefeitura se manifesta

Moradores de Juazeiro se revoltam com estátua em homenagem a Daniel Alves, e prefeitura se manifesta


Os moradores de Juazeiro, na Bahia, se manifestaram contra Daniel Alves, condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro na Espanha. De acordo com o Globo Esporte, eles cobram da prefeitura a retirada da estátua do ex-jogador, que nasceu no município e recebeu a homenagem em 2020.

Produzida pelo artista plástico Leo Santana, a obra exibe o ex-atleta em tamanho real, com a camisa da Seleção Brasileira e uma bola nos pés. Ao portal, a Prefeitura de Juazeiro informou que vai aguardar a decisão definitiva sobre o processo judicial para definir o que vai fazer com a estátua e não irá se posicionar até a conclusão do caso.

A defesa de Alves ainda pode recorrer da decisão, anunciada na quinta-feira (22), no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha e no Supremo Tribunal da Espanha. Enquanto isso, Daniel seguirá preso.

Os internautas protestaram nas redes sociais. “Já passou da hora de depredarem a estátua de Daniel Alves na orla de Juazeiro, né? Chega a ser vergonhoso“, comentou um. “Tá na hora de derreter a estátua de Daniel Alves, né?“, disse outro. “Eu gostaria de saber da prefeitura de Juazeiro – BA, se agora que o Daniel Alves foi condenado, irão retirar a estátua do estuprador das mediações do vaporzinho“, mandou mais um internauta.

Desde a prisão do ex-jogador, em janeiro do ano passado, a obra foi vandalizada por moradores, pelo menos, duas vezes. Em foto compartilhada na internet, a cabeça da estátua aparece presa por um saco de lixo. Veja:

Continua depois da Publicidade

O caso 

Daniel Alves foi detido em 20 de janeiro de 2023, na Espanha, após ser acusado de abuso sexual. Segundo a denúncia, na Justiça da Catalunha, a mulher de 23 anos declarou que foi estuprada pelo jogador durante uma festa, em uma boate de Barcelona, em 30 de dezembro de 2022. Desde que foi detido, ele mudou sua versão dos fatos pelo menos cinco vezes. Na versão mais recente, o ex-jogador alegou que estava embriagado na madrugada em questão.

O julgamento, que aconteceu neste mês, contou com o depoimento de 28 testemunhas. Em sua versão, que durou 20 minutos, Daniel chegou a chorar e alegou que a relação sexual com a jovem teria sido consentida e causada pelo excesso de álcool. O Ministério Público da Espanha pediu nove anos de prisão, enquanto a defesa da vítima solicitou 12 anos.

Daniel Alves
Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão. (Foto: Getty; Reprodução/GE)

Além dos 4 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, a juíza Isabel Delgado também determinou que o ex-atleta, após cumprir a pena, tenha liberdade supervisionada por 5 anos, fique afastado da vítima por 9 anos e pague uma indenização de 150 mil euros (cerca de 804 mil reais). O brasileiro também terá que pagar uma multa de 9 mil euros (cerca de 48 mil reais), em 150 euros diários durante dois meses, pelo delito leve de lesão corporal, e deve arcar com as custas processuais. Alves foi condenado, ainda, à pena de inabilitação especial por exercício de emprego, cargo público, profissão ou comércio relacionado com menores por cinco anos após a prisão.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *