Mistério de navio desaparecido finalmente é desvendado, 120 anos após corpos apareceram boiando em praia

Mistério de navio desaparecido finalmente é desvendado, 120 anos após corpos apareceram boiando em praia


O mistério de 120 anos de um navio que desapareceu sem deixar vestígios na costa da Austrália foi finalmente resolvido, graças a submarinos que o encontraram acidentalmente. O SS Nemesis transportava carvão para Melbourne, em 1904, quando foi pego por uma tempestade e nunca mais foi visto. Nas semanas seguintes, corpos dos tripulantes chegaram à costa junto aos destroços da embarcação, mas a localização do navio permaneceu desconhecida até essa semana.

A Subsea Professional Marine Services, uma empresa de sensoriamento remoto que vasculhava o fundo do oceano na costa de Sydney em busca de uma carga perdida em 2022, acidentalmente deu de cara com o navio desaparecido. A maior parte dos destroços foi encontrada completamente intocada, a cerca de 26 quilômetros da costa, a quase 525 pés de profundidade.

Continua depois da Publicidade

Logo de cara, as autoridades suspeitaram que o navio afundado era o SS Nemesis, mas tiveram que usar imagens subaquáticas especializadas para comparar as características dos destroços com fotografias da época em que a embarcação foi ao mar. As imagens revelaram que os destroços de ferro do navio estavam em uma planície de areia, e sua proa e popa foram significativamente danificadas.

As autoridades acreditam que o navio afundou porque o motor ficou sobrecarregado devido à tempestade. (Foto: CSIRO)

A descoberta revelou que o navio afundou porque o motor ficou sobrecarregado devido à tempestade. Os especialistas acreditam que o SS Nemesis começou a afundar rapidamente após ser atingido por uma grande onda. O acidente teria sido tão rápido que a tripulação não teve tempo de utilizar os botes salva-vidas.

O Ministério do Meio Ambiente e Patrimônio confirmou a descoberta neste fim de semana. “O mistério de 120 anos do SS Nemesis e dos 32 tripulantes perdidos no mar foi resolvido”, declararam funcionários do governo em um comunicado à imprensa. Agora, as autoridades pretendem procurar familiares dos 32 tripulantes australianos, britânicos e canadenses que morreram.

Continua depois da Publicidade

Phil Vandenbossche, inspetor hidrográfico da agência governamental de pesquisa científica da Austrália, a CSIRO, explicou como a embarcação foi identificada. “Nossa inspeção visual dos destroços usando a câmera mostrou que algumas estruturas importantes ainda estavam intactas e identificáveis, incluindo duas das âncoras do navio no fundo do mar”, contou. Ele acrescentou que mais imagens de vídeo seriam “costuradas” para criar um modelo 3D dos destroços para uma investigação mais profunda.

“Cerca de 40 crianças perderam os pais neste naufrágio e espero que esta descoberta encerre a preocupação das famílias e amigos ligados ao navio que nunca conheceram o seu destino”, disse a ministra do ambiente e património, Penny Sharpe.

“A perda de Nemesis foi descrita como um dos mistérios marítimos mais duradouros de Sydney e foi até descrita por pesquisadores de naufrágios como o ‘Santo Graal’. Graças ao trabalho colaborativo com a CSIRO e a Subsea, utilizando tecnologia moderna e registros históricos, a Heritage NSW conseguiu escrever o capítulo final da história”, concluiu.

Segundo as autoridades, existem mais de 200 naufrágios na costa de Nova Gales do Sul. Até hoje, menos da metade foi localizada.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *