Faustão passa por embolização e atualiza quadro de saúde

Faustão passa por embolização e atualiza quadro de saúde


Fausto Silva, o Faustão, atualizou seu quadro de saúde após ser submetido a uma embolização nesta semana. O procedimento serviu para resolver questões linfáticas que estavam atrasando a recuperação dele do transplante de rim. O comunicador segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nesta sexta-feira (15), ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o veterano da TV informou que precisará de paciência neste momento.

Faustão segue sem prazo para alta, mas está consciente, conversando e respondendo mensagens de WhasApp. “Fiz todos os exames, está tudo ok com o aro, (mas) às vezes demora até um mês. Estou na espera, na arte da paciência”, explicou ele a Jardim.

A embolização é um procedimento cirúrgico em que o sangue suficiente é interrompido propositalmente em uma parte do corpo. Ele é feito por meio de um cateter que, após acesso pela virilha ou braço, chega aonde a doença se encontra e leva o material específico para realizar a intervenção no ponto exato.

No caso do apresentador, a operação foi conduzida no interior do sistema linfático, permitindo uma oclusão do vaso lesionado. Segundo nota da família, “o processo de embolização foi feito para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação. O implante renal foi bem-sucedido, mas o paciente ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão”.

Fausto Silva passou por um novo transplante. (Foto: Globo/Fábio Rocha)

Na quinta-feira (14), o filho de Fausto, João Silva, também atualizou sobre a recuperação do pai, 17 dias depois de seu segundo transplante. “Ele está bem clinicamente, no quarto ainda no hospital, mas está bem e feliz, esperançoso que vai dar tudo certo. Está no momento de entender quanto falta para o rim começar a funcionar. Ele fez o procedimento e deu tudo certo. Tem que ter paciência”, declarou o jovem à revista Quem.

João, então, ressaltou as duas operações feitas por Faustão em um curto espaço de tempo. “É difícil ter sete meses com dois transplantes e, mesmo voltando para casa, com suas limitações, ele está bem, feliz, brincando. O que vale mais é a cabeça nessas horas”, acrescentou ele. “Tem casos e casos: alguns demoram mais, outros menos. Mas a chance de sucesso na cirurgia é sempre muito grande com relação a transplante de rim”, analisou.

Continua depois da Publicidade

O também apresentador tranquilizou a todos ao informar que a cirurgia mais recente do pai correu de forma tranquila. “Foi superbem. É um ajuste que se faz para ver se, de fato, é algo que teria atrasado a função do rim. Depois faz a biópsia do rim, e tem essa parte técnica da qual não sou especialista. Mas foi uma cirurgia bem tranquila, mais para ‘ajeitar a casa’”, afirmou.

Por fim, João apontou as limitações que Faustão ainda tem enfrentado, mesmo tentando retomar sua rotina. “Ele está no quarto, não está na UTI. A gente vai lá, fica horas conversando, passando o dia. Ele já está com o celular, vida normal ali dentro do hospital. Mas, assim, tem que ter muita paciência para ver exatamente como vão ser os próximos passos e esperar esse rim realmente funcionar. Então, a gente está só na torcida”, finalizou. Segundo ele, o comunicador segue com a hemodiálise. Assista:

Continua depois da Publicidade

Transplante

Fausto Silva foi submetido ao transplante de rim no dia 26 de fevereiro, em função do agravamento de uma doença renal crônica, seis meses após realizar o transplante de coração. Desde então, o apresentador está em observação no hospital. Segundo o boletim médico divulgado nesta quinta (14), o órgão ainda não entrou em funcionamento, embora o transplante tenha sido bem-sucedido.



Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *