Lavar o cabelo com água fria deixa os fios mais bonitos?

Lavar o cabelo com água fria deixa os fios mais bonitos?

Uma coisa que eu sempre lia nas revistas e ouvia nos salões de beleza é que lavar o cabelo com água fria melhora a aparência dos fios. Mas será que essa máxima é mesmo verdade? Vamos descobrir juntas a seguir.

Lavar o cabelo com água quente

lavar o cabelo com água fria

Começaremos entendendo quais são os efeitos que a água quente causa nos cabelos. Ela é prejudicial por alguns fatores. Em primeiro lugar, porque pode retirar o sebo natural que produzimos, responsável pela proteção do couro cabeludo e da haste capilar. Quando nosso organismo entende que ele foi removido de forma abrupta, passa a se defender com a produção desorganizada de oleosidade. E sabe o que isso gera? Maior acúmulo de óleo no couro cabeludo, propiciando um ambiente favorável à caspa e à queda dos fios.

Outra questão a se pensar é sobre a haste capilar. Se pegarmos a pele como exemplo, tudo que é quente faz abrir os poros, não é verdade? Com os fios é da mesma maneira: a água em temperatura alta abre as cutículas, tornando os cabelos mais vulneráveis à perda de nutrientes. Sem eles, como é possível ficar com as madeixas bonitas? A tendência é que fiquem com aspecto ressecado, frizz incontrolável, aparência sem vida e por aí vai. Ou seja: aquele banho pelando não vale a pena.

Lavar o cabelo com água fria

lavar o cabelo com água fria

Por outro lado, quando optamos por lavar o cabelo com água fria, evitamos a perda de nutrientes importantes e mantemos a hidratação. Isso porque a temperatura mais baixa ajuda a selar as cutículas – como se fosse uma blindagem para os fios, sabe? Dessa forma, as madeixas ganham aspecto mais brilhante e saudável.

E olha só que interessante: aquela história de dar choque térmico nos cabelos para receber os benefícios da água fria depois de um banho quente é mito, tá? E olha que eu mesma já fiz isso achando que estava arrasando! A verdade é que uma prática não anula a outra. Isso quer dizer que o ideal é usarmos água morna a fria durante todo o processo de higienização. Assim, não agredimos o couro cabeludo e os fios, mantendo a saúde do couro cabeludo e da haste capilar.

Minha experiência

Confesso que sempre fui relapsa com essa questão da temperatura da água. Quando morava em Curitiba, que é uma cidade mais fria, me parecia impossível não me envolver num banho quentinho! Porém, com a mudança para São Paulo, passei a deixar a água morna, pelo menos. Durante esse verão, que foi um dos mais quentes (senão o mais quente), usei água fria mesmo! E aí é que pude sentir uma diferença interessante nos meus fios, o que me motivou a escrever esse post.

Vamos ver como será agora com a chegada do outono! Quem sabe água morna no corpo e fria nos cabelos? Veremos!

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *