Hugo Chávez e Nicolás Maduro manipularam eleições na Venezuela, afirma Donald Trump

Hugo Chávez e Nicolás Maduro manipularam eleições na Venezuela, afirma Donald Trump


Em 2012, Chávez, que já enfrentava problemas de saúde, teria utilizado mecanismos para alterar até 1,5 milhão de votos por meio de máquinas de votação pré-programadas em zonas de maior influência chavista. Na ocasião, ele foi reeleito para um quarto mandato com 55,07% dos votos (mais de 8,1 milhões), contra 44,31% (cerca de 6,5 milhões) de Henrique Capriles. O período pré-eleitoral também foi marcado por gastos públicos elevados, estimados em US$ 70 bilhões.

“Existia um complô específico para favorecer enormemente o corrupto regime da Venezuela”, declarou Donald Trump.

Acusação de manipulação nos EUA:

No mesmo discurso, Trump acusou a China de ter interferido nas eleições de 2020, quando foi derrotado por Joe Biden. O presidente dos Estados Unidos classificou o caso como “a maior violação de dados eleitorais da história”. De acordo com ele, o país asiático obteve de forma ilícita os registros de 220 milhões de eleitores norte-americanos.

“Centenas de milhares de não cidadãos e pessoas falecidas constam como ativos nas listas de eleitores […] Os EUA estão de volta e indo muito bem, mas ainda temos desafios que precisam ser resolvidos porque nenhum país pode ser correto sem eleições justas”, acrescentou Trump, ao afirmar que solicitará uma apuração detalhada ao FBI.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a acusação “não tem base factual” e destacou que o governo chinês “não tem interesse em interferir nas eleições dos Estados Unidos”.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *