TV Cultura usa inteligência artificial e redes sociais para discutir crise climática no “Vitrine”

TV Cultura usa inteligência artificial e redes sociais para discutir crise climática no “Vitrine”


A proposta é ir além da tecnologia como ferramenta e perguntar o que ela ainda pode aprender com a própria natureza

A TV Cultura coloca a relação entre tecnologia e meio ambiente em discussão, no “Vitrine” deste sábado, às 22h, com apresentação de Laíze Câmara. O programa parte da presença cada vez maior da natureza no ambiente digital, para questionar se estamos realmente mais próximos do planeta ou apenas mais conectados às telas.

Fernando Meirelles e Ernesto Solis participam do episódio para falar sobre “A Corrida dos Bichos” e a relação entre cinema e meio ambiente. A partir do filme, há toda uma discussão sobre cidades inundadas, territórios devastados e disputas por recursos naturais, não só como cenários de ficção.

O programa também mostra o trabalho do MapBiomas, que utiliza imagens de satélite e inteligência artificial para acompanhar transformações no território brasileiro, como desmatamento e expansão da agropecuária. Ao mesmo tempo, levanta um paradoxo: a tecnologia que ajuda a monitorar e proteger o planeta também demanda água, energia e outros recursos naturais.

A discussão passa ainda pelas redes sociais e pela tentativa de comunicadores, artistas e criadores de conteúdo de levar a pauta ambiental para um ambiente dominado por memes, publicidade e entretenimento. O “Vitrine” também revisita a trajetória do “Repórter Eco”, que entra em uma nova fase após mais de três décadas dedicadas às questões ambientais na TV Cultura.

Entre os convidados estão o arquiteto Marko Brajovic, o economista Ricardo Abramovay, o geógrafo Marcos Rosa, do MapBiomas, e a comunicadora Laila Zaid. A proposta é ir além da tecnologia como ferramenta e perguntar o que ela ainda pode aprender com a própria natureza.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *