Daniela Beyturi e o antigo diretor do SBT, Alfonso Aurin, revelaram o motivo de Silvio Santos ter desisto do “Big Brother Brasil” e um problema nas negociações. A dupla ainda contou como a decisão abriu portas para a “Casa dos Famosos”, que surpreendeu a família Abravanel por sua localização.
Daniela Beyruti e um antigo diretor revelaram que o SBT esteve prestes a fechar o contrato para produzir a versão brasileira do “Big Brother“, mas Silvio Santos precisou abandonar o negócio. Em episódio recente do “The Noite com Danilo Gentili“, a presidente da emissora contou que a desistência fez com quem o pai ordenasse a criação da “Casa dos Artistas” (2001-2002), um dos maiores sucessos do canal.
Os bastidores da negociação foram revelados por Alfonso Aurin, atual vice-presidente de Negócios e Facilities do SBT e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do reality show. Conhecido como o homem de confiança de Silvio, ele viajou para a Holanda depois de receber treinamento e participar da preparação para o “Big Brother Brasil”.
José Roberto Maluf, então vice-presidente da emissora, também acompanhou a negociação. O acordo, inclusive, já estava encaminhado e havia um jantar marcado com John de Mol, criador do formato. Alfonso ainda deu ênfase em como essa seria a primeira produção nacional “com uma casa com trilhos e vidros para ter câmeras”.
“Estava tudo fechado para ser o ‘Big Brother’”, reforçou Daniela. No entanto, a situação mudou após um advogado do SBT revisar a última versão do contrato apresentado pela Endemol.

“Seguimos para a sala de reuniões e começamos a folhear contrato. E em uma determinada página, nosso jurídico que tinha um inglês muito bom, virou e falou: ‘Olha, aqui mudou’. Havia uma cláusula de boa-fé de que as partes, no futuro, seriam cogitadas [a fazer] outras produções, de outros formatos”, explicou Aurin.
Ou seja, o SBT seria obrigado a investir em outras produções da Endemol nos cinco anos seguintes, e o valor seria praticamente igual ao cobrado pelos direitos do “Big Brother”. O diretor, porém, não chegou a revelar as cifras exibidos no documento.
Diante da situação, ele decidiu ligar para Silvio, que estava gravando o “Qual É a Música?”, e aguardou o apresentador retornar ao camarim. Aurin disse ter explicado a situação para o Homem do Baú, que ao descobrir as novas exigências, optou por não continuar com as negociações.
Os representantes da Endemol ainda tentaram renegociar o valor, mas o diretor sabia que Silvio não aceitaria a oferta após a empresa fugir do que havia sido combinado. A reunião terminou, o jantar com John de Mol foi cancelado e Aurin retornou ao Brasil, lamentando o ocorrido.
Foi então que o apresentador teve a ideia da “Casa dos Artistas”, um dos maiores realities do SBT. “[O Silvio falou pra mim]: ‘Alfonso, você se sentiria capaz de seguir com o projeto?’. Eu falei: ‘Olha, Silvio, tem um problema de formato. Não tem condições’. E ele falou: ‘Não, nós faríamos outro tipo, com artistas, faríamos alterações do formato. Só temos um problema: só eu e você podemos saber. E eu preciso colocar no ar em 90 dias’”, recordou ele.

Localização da “Casa dos Artistas” surpreendeu
Com pressa para iniciar as gravações, Silvio acabou comprando uma casa vizinha à sua residência, no Morumbi, em São Paulo, para receber os participantes. A decisão surpreendeu a própria família do apresentador, que não sabia de nenhum detalhe do projeto.
“A gente não sabia! A gente só soube com o programa no ar. Era toda a obra no vizinho, e a gente não tinha ideia. Ele em casa, a gente jantava. O lugar era do lado da obra e era muro, praticamente, com o vizinho. A gente não se ligou o que era. E aí quando começou, eu vi que ele estava animado, nervoso. Estreou [o programa] e a gente começou a escutar o pessoal da casa. Foi assim”, narrou Daniela, arrancando risadas de Danilo.
Veja:
A dupla ainda contou que a residência era extremamente protegida, com seguranças e mecanismos que não dava para espiar nada. Todos os trabalhadores assinaram contratos de confidencialidade, mas logo surgiu um boato entre os operários de que o local se tornaria uma casa de prostituição. As especulações foram alimentadas pelos cômodos diversos da casa, com um dos quartos sendo verde e o outro rosa.
Aurin também listou as diferenças criadas pelo SBT. No lugar do confessionário, por exemplo, os participantes conversavam diante de um espelho. Uma psicóloga permanecia escondida atrás dele e atendia os confinados quando percebia algum abalo emocional.
O programa virou um fenômeno e alcançou 47 pontos de média e 55 de pico na final da primeira edição, vencendo a Globo de lavada. Posteriormente, a emissora carioca e a Endemol processaram o SBT. A Justiça considerou a “Casa dos Artistas” um plágio do “Big Brother”. Em 2015, o STJ negou um recurso da emissora em uma ação que tinha aproximadamente R$ 18 milhões em indenização.
“Casa dos Artistas” pode voltar ao SBT?
De acordo com Alfonso, o SBT mantém o direito de utilizar o nome “Casa dos Artistas”, mas não pode repetir o formato. Um eventual retorno precisaria apresentar uma proposta inteiramente diferente. “Todo ano a gente pensa”, admitiu Daniela após ser questionada sobre uma possível volta da marca.
A casa utilizada pelo programa na segunda e terceira temporada, em 2002, continua de pé e serviu como locação para novelas da emissora, entre elas, “Chiquititas”, “Carrossel” e “Romeu e Julieta”.
Assista ao programa completo:
Siga o Hugo Gloss no Google Discover e acompanhe nossas notícias
