A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tomou uma decisão rígida nesta sexta-feira (8), após o tapão de Will Smith em Chris Rock no “Oscar 2022”. A instituição baniu o astro da premiação mais importante do cinema por 10 anos. O órgão ainda se manifestou a respeito do caso e detonou a atitude do artista no palco.
“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o sr. Smith não terá permissão de comparacer a nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo mas não somente o Academy Awards [Oscar]”, anunciou David Rubin, presidente da Academia. A instituição ainda classificou a postura de Smith como um “comportamento perigoso e inaceitável”.
Dias atrás, Will já havia renunciado à sua vaga como membro na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, diante de toda a polêmica. “A lista dos que magoei é longa e inclui Chris, a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os que estavam presentes, e audiências globais em casa. Traí a confiança da Academia. Privei outros nomeados e vencedores da sua oportunidade de celebrar e ser celebrado pelo seu extraordinário trabalho. Estou de coração partido”, afirmou.
Smith continuou, explicando outros motivos que o levaram a tomar esta decisão: “Quero voltar a colocar o foco naqueles que merecem atenção pelas suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. A mudança leva tempo, e estou empenhado em fazer um trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”. Segundo o Deadline, além de renunciar à vaga, o ator garantiu que aceitará qualquer punição adicional que a Academia considere apropriada.
A Academia já estava analisando qual seria o futuro do ator dentro da organização, alegando que Smith teria sido convidado a se retirar da premiação depois de atacar Chris Rock. Segundo a instituição, ele teria se recusado a sair de lá. “Enquanto nós gostaríamos de esclarecer que o sSr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e se recusou, nós também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de modo diferente”, pontuou o comunicado.
Nos últimos dias, foi aberto um processo disciplinar e o astro teria até 15 dias para apresentar sua defesa: “De acordo com os Padrões de Conduta da Academia, bem como as leis da Califórnia, o Sr. Smith está recebendo um aviso com pelo menos 15 dias de antecedência de uma votação a respeito de suas violações e sanções, e a oportunidade de ser ouvido antecipadamente por meio de uma resposta por escrito”.
A Academia acusou Will de contato físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador, e de comprometer a integridade da Academia. “Na próxima reunião do conselho, em 18 de abril, a Academia pode tomar qualquer ação disciplinar, o que pode incluir suspensão, expulsão, ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta”, explicou.
Will Smith acerta soco e discute com Chris Rock no #Oscars pic.twitter.com/SumWnM20xE
— Só Mídias (@MidiasSo) March 28, 2022
Resposta da Academia
Agora há pouco, David Rubin, presidente da Academia, respondeu à renúncia de Will Smith. Além de acatar a decisão do ator, o presidente afirmou que os “processos disciplinares” continuarão em andamento.
“Recebemos e aceitamos a demissão imediata do Sr. Will Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Continuaremos a avançar com o nosso processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações das Normas de Conduta da Academia, antes da nossa próxima reunião do Conselho de Administração, marcada para 18 de abril”, disse Rubin para a revista Variety.