Yves Saint Laurent, quem é? Biografia e carreira no mundo da moda


Considerado um dos maiores estilistas de todo o século XX e um gênio da moda, Yves Saint Laurent revolucionou as tendências femininas de sua época e, até hoje, suas criações fazem parte do guarda-roupas de milhares de mulheres. Sua biografia começa desde a época de escola, onde sofria bullying por ter uma aparência homossexual. No entanto, nenhuma dessas adversidades foram suficientes para fazer o estilista se tornar um ícone mundial.

A princípio, o estilista trabalhou para outras marcas, como, por exemplo, a Vogue França e a Dior, onde tinha o cargo de diretor criativo. O seu primeiro sucesso mundial foi criado em 1958: o vestido trapézio. O clássico modelo ganhou o prêmio Neiman Marcus no mesmo ano do seu lançamento. Aliás, para quem não conhece, o vestido trapézio é um modelo que possui os ombros estreitos e um corpete semi-ajustado, no comprimento evasê.

Marie Claire (Vestido Trapézio)

Ademais, antes de contar um pouco mais sobre quem é Yves Saint Laurent, é importante lembrar que a história desse grande estilista faz parte de uma revolução sobre o empoderamento da mulher, já que suas criações foram essenciais para que as mulheres pudessem se expressar e ter a liberdade feminina.

Biografia de Yves Saint Laurent

Voilà Mercedes

Nascido em Orã, na Argélia, no dia 1 de agosto de 1936, Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent teve influências da mãe desde criança para trabalhar com costura e criações de roupas. Aos 17 anos, Yves deixou sua casa em Orã e partiu para a capital da França, onde participou do concurso Wool Secretariat e ganhou uma vaga para ser braço direito do estilista Christian Dior, assumindo a direção da empresa aos 21 anos.

No entanto, o sonho de Yves Saint Laurent foi interrompido quando foi convocado pelo exército francês para lutar na guerra contra a independência da Argélia. Apesar de ter vivido apenas 20 dias como soldado, Yves sofreu muito preconceito dos outros soldados e teve um colapso nervoso tendo que passar por um tratamento psiquiátrico.

Então, em 1962, Yves voltou a trabalhar com seu ofício abrindo sua própria Maison, a YSL, financiada por seu companheiro Pierre Bergé. O sucesso da marca foi rápido, se tornando conhecida mundialmente pelas suas peças de alta precisão e refinamento.

Entre suas principais marcas no mundo da moda, está a criação do Prêt-à-Porter, a moda com corte e roupas sofisticadas, mas, no entanto, com preços acessíveis. Além disso, outra grande criação do estilista foi o “le smoking”, em 1966, que foi apresentado com uma blusa transparente e uma calça masculina. Esse traje revolucionou a maneira que as mulheres se vestiam e, é vendido até os dias atuais.

Yves Saint Laurent - Le smoking
Pinterest

Logo depois de muitos anos de história, Yves vendeu sua Maison em 1999, para a PPR Group- Pinault Printemps Redoute, grupo seleto de marcas como, por exemplo, Bottega Veneta, Gucci e Balenciaga.

Adeus de Yves das passarelas

Yves Saint Laurent - Último desfile
Vogue

Como a história de Yves na moda foi marcante, sua despedida também teria que ser. O adeus do estilista das passarelas foi celebrado com muita sofisticação, no dia 22 de janeiro de 2002, no Centro Georges Pompidou.

O desfile foi uma retrospectiva de seus 40 anos de criação no mundo da moda, principalmente das suas criações para a YSL, marca sonhada e fundada pelo estilista, que se tornou sinônimo da alta-costura mundial.

A continuação de um legado

Savoir Flair

Após o afastamento das passarelas, o estilista italiano Stefano Pilati assumui o lugar de Ives Saint Laurent. Logo depois, em 2008, depois do recrutamento de Hedi Slimane, a marca passou por grandes mudanças, como por exemplo a mudança do nome para Saint Laurent Paris.

Além disso, Hedi foi responsável pela relocação do famoso ateliê Saint Laurent, em Paris. Se mudando para Los Angeles, através de uma parceria com a Sky Ferreira (estilista responsável por assinar uma coleção-cápsula para a marca).

Morte de Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent faleceu em Paris, França, no dia 1 de junho de 2008, vítima de câncer no cérebro. No entanto, a marca criada pelo estilista não parou e continua fazendo muito sucesso atualmente, com mais de 90 lojas por todo o mundo.

Pinterest

Nas lojas da YSL é possível adquirir chapéus, vestidos, perfumes, sapatos e joias. Sendo que, a maior parte das vendas é feita de calçados e artigos que tem sua origem no couro.

Então, o que achou de conhecer um pouco melhor sobre a história de Yves Saint Laurent? Aliás, aproveite para conferir também: Coco Chanel – História, carreira, curiosidades e influência na moda.

Fontes: Almanaque, Etiqueta única, Etiqueta única 2, Ebiografia.
Fontes das imagens: Vogue, Vogue 2, Marie Claire, Voilà Mercedes, Pinterest, Savoir Flair,Pinterest 2.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *