Tratamento caseiro para olheiras – 4 opções para fazer em casa


Você conhece algum tratamento caseiro para olheiras? As olheiras são marcas ou bolsas que se localizam debaixo dos olhos e podem surgir por diversos motivos. Algumas das causas são excesso de melanina ou dilatação dos vasos sanguíneos da região que podem ser desencadeadas por noites mal dormidas ou choro. Mas algumas vezes as olheiras também podem ser genéticas.

Contudo, alguns hábitos são importantes para evitar o aparecimento das olheiras. Um sono regulado de pelo menos 7 horas é uma das principais recomendações, pois esse é um período do nosso dia muito importante para a renovação da pele. Dessa forma, o cuidado facial é fundamental, então lembre-se de hidratar a pele também ao redor dos olhos, onde costuma ser mais fina. 

O consumo em excesso de álcool e sal também podem ser inimigos quando o assunto é olheiras. O sódio presente no sal e o álcool possuem substâncias que causam a retenção de líquido no nosso corpo, o que provoca a aparência inchada debaixo dos olhos.  

Atualmente, já existem cremes e tratamentos dermatológicos para quem se interessa por eliminar as olheiras. No entanto, alguns tratamentos caseiros para olheiras também podem ser feitos a curto prazo. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer um tratamento caseiro para olheiras em casa.

4 formas de lidar com as olheiras em casa

Rodelas de pepino

Conheça mais sobre tratamento caseiro para olheiras
Fonte: Rádio Aratiba

Rodelas de pepino nos olhos são famosas em filmes e novelas e realmente funcionam. O pepino possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, dessa forma, melhora o aspecto das olheiras.

Para aumentar a capacidade calmante e diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos da região, deixe as rodelas de pepino na geladeira até que elas fiquem frias, depois deixe nos olhos por 20 minutos. Após isso, lave o rosto com água morna para ativar a circulação sanguínea da região. 

Compressa de água fria ou leite

Conheça mais sobre tratamento caseiro para olheiras
Fonte: Dr. Irineu Antunes Neto

O efeito frio provoca a diminuição dos vasos sanguíneos, então compressas também são uma ótima opção caseira. Gazes embebidas em água fria ou leite atuam na diminuição do inchaço. Além disso, o leite ácido lático, substância que renova e hidrata a pele.

Você pode também bater 100 ml de leite com metade de um mamão papaia e aplicar na região das olheiras. Deixe a mistura descansar nos olhos, embebida em uma gaze, por 15 minutos e depois lave bem a região.

Tomate

Conheça mais sobre tratamento caseiro para olheiras
Fonte: Beleza e Saúde

O tomate é rico em vitamina C, por isso é um clareador natural da pele. Sendo assim, outra receita caseira para diminuir as marcas de olheira utiliza essa fruta. Deixe o tomate na geladeira por alguns minutos e depois o amasse, depositando a pasta que se forma debaixo dos olhos por até 20 minutos. Após esse processo, lave bem o rosto.

Chá de Camomila

Conheça mais sobre tratamento caseiro para olheiras
Fonte: Pinterest

A compressa de chá de camomila funciona com os mesmos princípios da compressa de água fria e leite, mas, assim como o pepino, a camomila possui flavonoides. Essa substância é responsável por melhorar o aspecto das olheiras diminuindo o inchaço dos vasos sanguíneos da região. 

Assim, você pode utilizar os sachês de chá de camomila gelados, colocando-os na região dos olhos por 10 minutos. Ou também utilizar algodão embebido no chá de camomila frio e deixar nos olhos por até 15 minutos. 

Você gostou dessa matéria sobre tratamento caseiro para olheiras? Então você talvez queira conhecer o Pele de Pêssego, feito para a sua pele.

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida

Imagens: Jornal de Brasília, Rádio Aratiba, Dr. Irineu Antunes Neto, Beleza e Saúde, Pinterest

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *