Sonhar com sapo, o que significa? Simbologia do sonho


Você já sonhou com sapo? Apesar de ser considerado repulsivo por muitos, o animal possui uma simbologia forte e que pode ajudar a navegar a realidade por meio da psiquê. Dependendo do contexto, sonhar com sapos pode ter significados valiosos e necessários o suficiente para sanar dúvidas sobre o mundo real.

Acima de tudo, o animal representa a transformação. Ele apresenta duas características extremamente reveladoras ao conflitar entre a razão e a emoção. Inicialmente, por viver predominantemente na terra e possuir pele rugosa e seca, o sapo é associado ao lado terrestre da vida, significando a praticidade, ou a razão, levantando questões como trabalho e dinheiro.

Todavia, com a grande variedade que vive em ambientes úmidos ou aquáticos, a simbologia do animal também é voltada para a emoção, pelo fato da água ser um elemento feminino.

O sapo possui diferentes significados ao redor do mundo, sobretudo quanto às culturas dos países. Na China, por exemplo, o animal é relacionado à divindade da lua, focando nos aspectos da energia feminina. No Vietnã, o sapo é responsável por anunciar a chuva, um sinal de riqueza, sucesso e coragem.  Além disso, em outras culturas, ele pode também representar a limpeza, a clareza e a cura.

Sonhar com sapo
Fonte: João Bidu

Mas afinal, o que sonhar com sapo pode estar tentando lhe dizer? Confira abaixo diferentes possibilidades e o que cada cenário diz sobre a mensagem de seu sonho.

O que significa sonhar com sapo?

Antes de mais nada, é importante entender o que cada elemento do sonho pode significar quando relacionado a um todo. É preciso se perguntar a respeito da simbologia do animal e como ela é associada à sua realidade, como questões práticas associadas ao mundo material e ao financeiro. Ou também quanto às emoções, se elas são expressadas com naturalidade ou se permanecem secretas. Sonhar com sapo busca responder dúvidas a respeito de momentos de transformação em sua vida.

Sonhar com sapo
Fonte: Zenklub

1 – Sonhar com sapo grande

Sapos grandes podem até mesmo ser motivo de repulsa, porém sonhar com os animais é extremamente positivo. A simbologia do sonho está ligada à obstinação e ao foco, lembrando dos grandes objetivos a serem alcançados. Além disso, o sapo grande é um lembrete de que você é uma pessoa estável e sempre pronta para enfrentar o que precisa, tendo grande sucesso na tentativa.

2 – Sonhar com sapo pulando

Um sapo pulando em seu sonho não é nada mais do que um aviso. A imagem é um alerta para que você tome riscos e busque a felicidade, assim, deixando os medos de lado. Pode ser que você tenha muita vontade de ser livre, mas o receio lhe impede de tomar uma decisão. Inspire-se no sapo pulando em seu sonho para ir atrás daquilo que você mais deseja.

3 – Sapo verde

Um sapo verde apareceu em seu sonho? O sinal é muito positivo! Do mesmo modo, o sapo verde é uma mensagem para que você arrisque novas decisões de forma que possa alcançar a felicidade, já que a sorte está ao seu favor. A cor verde, afinal, sempre foi associada à sorte.

4 – Sapo vermelho

Fonte: Veja

Assim como a cor simboliza, o sapo vermelho traz o amor, ou as coisas boas na vida amorosa. De certa forma, o sonho pode significar que seu amor é recíproco, ou que está apaixonado e sonha em ser correspondido por um certo alguém.

5 – Sapo amarelo

Bem como o sapo verde, o amarelo é sinônimo de sorte, mas em um âmbito social. O animal, quando realiza uma aparição em seu subconsciente, traz uma mensagem associada ao seu bem-estar, com pessoas que lhe valorizam pelo que é. Além disso, o sonho também pode significar futuro crescimento das finanças.

6 – Sapo preto

Atenção! Sonhar com sapo preto pode significar um mau presságio. Nesse sentido, a cor é associada às emoções negativas, sendo até mesmo sinônimo de má fé. O animal é um alerta para que você passe a prestar atenção naqueles que lhe cercam, ou que olhe para si mesmo e reveja suas atitudes, pois elas podem estar ferindo alguém próximo. É preciso tomar muito cuidado com boatos e fofocas.

7 – Fugir de um sapo

Fonte: Jogo de Mulher

Do mesmo modo, sonhar que está fugindo de um sapo é um mau agouro. É possível que você esteja evitando encarar certas emoções, além de não aproveitar as boas oportunidades da vida. O animal faz o reconhecimento de que você provavelmente não gosta de se envolver emocionalmente de forma alguma.

8 – Um sapo falante

Mesmo que o sonho pareça ser extremamente ilusório, encontrar um sapo falante em seu subconsciente é um sinal importante. Ele pode revelar solidão e carência, com grandes necessidades de se comunicar com alguém. Em contrapartida, o sapo falante também pode significar sua falta de abertura para com o outro, impedindo que as pessoas se aproximem de você.

9 – Sonhar com sapo morto

Por outro lado, sonhar com um sapo morto é um sinal extremamente ruim. Caso o animal esteja próximo de você durante o sonho, o símbolo pode significar que alguém querido pode ficar doente. Caso esteja distante, é provável que você receba a notícia da morte de alguém. Por outro lado, caso você esteja segurando o sapo no sonho, a imagem é uma mensagem de que alguém um dia próximo pode estar sofrendo e necessitando sua ajuda.

10 – Sapo mordendo

Fonte: Televendas e Cobrança

Bem como o sapo preto, sonhar que um sapo está te mordendo é um mau presságio. O animal funciona como um alerta para a má conduta, lhe avisando sobre atitudes ruins adotadas por você ao longo do tempo que são extremamente prejudiciais. Além disso, é possível que você não esteja tratando aqueles ao redor de você bem.

11 – Sonhar que o sapo está dentro da água

Nesse sentido, o animal está diretamente ligado ao que busca representar desde o início, os dois lados da moeda. Analogamente, a água representa o lado emocional, funcionando como um alerta para que você vá atrás de entender como se sente e que busque conhecimento. O sonho representa a maior necessidade por maturidade emocional e melhor forma de expressar seus sentimentos.

12 – Sonhar que o sapo está na terra

Em contrapartida, o sapo na terra está relacionado às questões materiais, que devem ser trabalhadas com mais cuidado. A imagem está diretamente conectada com possíveis transformações prestes a acontecer, pelo fato do animal, ao sair da água e ir para a terra, também passar por uma mutação, funcionando como uma analogia.

E aí, o que você achou dessa matéria? Se ela te interessou, confira também Sonhar com água – Variações e possíveis significados

Fontes: Personare, Iquilibrio, Zenklub, Uol

Imagens: Jogo de Mulher, João Bidu, Zenklub, Veja, Vecteezy, Televendas e Cobrança

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *