Banho de sal grosso – Principais benefícios e como fazer


Com origem em tradições africanas, o banho de sal grosso se popularizou no Brasil por meio do Candomblé e da Umbanda. Também conhecido como banho de descarrego, esse ritual de purificação pode ser feito em casa para te limpar das energias pesadas. 

No nosso dia-a-dia acumulamos diversos tipos de energias, sejam dos lugares por onde passamos, das pessoas com quem cruzamos. Por isso, nosso corpo pode ficar sobrecarregado e, dessa forma, nos sentimos cansados, infelizes, e a ação da água com o sal grosso serve para fazer o descarrego dessas energias negativas.

Além dos benefícios espirituais, o banho de sal grosso também é recomendado para remover irritações e impurezas da pele, e para aliviar dores musculares. Isso porque suas substâncias estimulam a circulação sanguínea, mas é contra indicado para quem tem pressão alta e pessoas menstruadas.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados ao realizar o banho de sal grosso. Isso porque como esse é um banho de limpeza, tanto as energias ruins como as boas são eliminadas. Por isso, esse banho deve ser seguido de um banho de ervas que tenham poder energizante e de proteção. 

Além disso, ervas como alecrim, manjericão, hortelã, canela, anis estrelado, folha ou flor de laranjeira, eucalipto, camomila, lavanda e rosa branca podem ser utilizadas no banho de sal grosso. Além disso, podem ser utilizadas no banho de ervas energizantes após o banho de descarrego. 

Como fazer um banho de sal grosso?

Banho de sal grosso, quais são seus benefícios e como fazer
Fonte: Derma Herbalista

Antes de tudo, é importante saber que esse banho deve ser feito no máximo uma vez por mês, pois é um poderoso ritual e pode desequilibrar o campo magnético se feito em excesso. Dito isso, vamos entender a forma correta de fazer o banho de descarrego.

Primeiramente, certifique-se de preparar o ambiente, deixando-o confortável e arejado, você pode utilizar um incenso ou a essência de alguma erva. Faça o banho quando estiver só em casa para não correr o risco de ser interrompido. Além disso, os dias ideais para realizar o ritual são sexta, sábado e domingo, na parte da noite. 

Durante todo o processo tenha em mente pensamentos positivos. Para preparar o banho, acrescente sete colheres de sal grosso a dois litros de água, na temperatura que melhor for para você. Além disso, caso queira, você pode adicionar alguma erva energizante à mistura. Em seguida, espere o sal dissolver e descarte a erva, se for o caso. 

Depois de pronto o banho, é só despejar a água lentamente do pescoço para baixo enquanto medita e mentaliza as impurezas sendo removidas do seu organismo.Não é recomendável despejar a mistura na cabeça, pois pode afetar os chakras frontais e enfraquecer o campo energético. Ao final, encerre o ritual agradecendo as forças espirituais que auxiliaram nessa jornada de limpeza e proteção. Deixe o corpo secar naturalmente. 

Banho de sal grosso com vinagre e arruda

Banho de sal grosso, quais são seus benefícios e como fazer
Fonte: Ana Luisa com S

Existem algumas receitas que utilizam a água e o sal grosso para outros fins. O banho de sal grosso com vinagre e arruda, por exemplo, é para quem quer espantar o mau olhado. Certamente, é uma das opções mais usadas. Acompanhe a receita abaixo.

Materiais:

-1 folha de louro 

-1 galho de arruda

-4 colheres (sopa) de vinagre branco

-500 ml de água mineral 

-1 xícara de sal grosso

Esquente a água mineral até que ela esteja morna, em seguida misture os materiais. Tome seu banho normalmente e depois utilize o preparo. Enfim, deixe o corpo secar naturalmente. Você vai gostar do resultado na sua vida. 

Com capim-limão

Banho de sal grosso, quais são seus benefícios e como fazer
Faculdade Ebramec

Esse banho é indicado para quem quer eliminar a fofoca e a inveja. 

Materiais:

-Meio litro de água 

-Capim-limão

-1 colher (sopa) de sal grosso

Esquente a água até ficar morna e misture os ingredientes. Depois é só tomar o banho, antes do seu banho normal, jogando a água do pescoço para baixo. Enfim, durante o processo, faça uma oração pedindo proteção. 

Com espada-de-são-jorge

Fonte: Green Me

Essa receita é recomendada para quem quer abrir caminhos e também proteção.

Materiais:

-1 espada-de-são-jorge

-2 litros de água

-2 colheres (sopa) de sal grosso

Quebre a espada-de-são-jorge em sete pedaços, na vertical. Em seguida, coloque na água fervendo junto com o sal grosso. Após o sal dissolver, deixe a água esfriar por 1 hora. Por fim, tome seu banho normal e depois utilize o banho preparado.

Sal grosso com alecrim

Descarrego espiritual
Fonte: Aromaterapia Quântica

Esse banho também serve para abrir caminhos, mais especificamente o descarrego em relacionamentos românticos. Sobretudo, pode abrir os caminhos do seu coração.

Materiais:

-1L de água

-1 colher (sopa) de sal grosso

-1 colher (sopa) de alecrim

Aqueça a água até ela ficar morna e adicione os outros ingredientes. Espere o sal dissolver e deixe a mistura esfriar. Depois, é só despejar a mistura no corpo, abaixo do pescoço, antes do banho normal.

Banho de sal grosso com casca de alho

Descarrego espiritual
Fonte: Seropédica Online

Primeiramente, esse banho é recomendado para quem quer fazer uma limpeza e aumentar a força espiritual. 

Materiais:

-Meio litro de água

-Casca de alho

-1 colher (sopa) de sal grosso

Por fim, coloque a água para esquentar e quando estiver morna misture o sal e as cascas de alho. Espere o sal dissolver e, em seguida, deixe a água esfriar. Por fim, despeje a água do pescoço para baixo, antes do banho normal. 

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Lua minguante – Como aproveitar a fase lunar + rituais e simpatias

Fontes: Uol, Iquilibrio, DCI, Vida Tarot

Imagens: Diego de Oxóssi, Derma Herbalista, Ana Luisa com S, Faculdade Ebramec, Green Me, Aromaterapia Quântica, Seropédica Online

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *