Roteiristas revelam atritos entre James Franco e Anne Hathaway em ensaios de apresentação criticada do Oscar: “Encontro mais desconfortável do mundo”


Já faz uma década desde que James Franco e Anne Hathaway apresentaram a 83ª edição do Oscar, mas a ocasião ainda permanece na memória de muita gente. A performance dos dois foi bastante criticada pela mídia e pelo público — e parece que atritos nos bastidores podem ter influenciado na performance dos astros. Em entrevista ao site “the Ringer”, os roteiristas da cerimônia apontaram como os astros eram diferentes um do outro, e como isso prejudicou os ensaios.

“Foi como o encontro às cegas mais desconfortável do mundo entre o garoto roqueiro chapado e a adorável líder de torcida de um colônia de férias”, revelou David Wild, um dos roteiristas daquele ano, sobre o monólogo da dupla de artistas. Ele também chamou a noite de “um evento cômico incrivelmente sombrio e significativo em sua vida”.

Anne Hathaway e James Franco nunca tinham apresentado o Oscar ou trabalhado juntos antes, mas os produtores escolheram os dois para agradar os telespectadores mais jovens. No Oscar do ano anterior, os apresentadores tinham sido Alec Baldwin e Steve Martin. De acordo com a Entertainment Weekly, a primeira opção dos produtores era Justin Timberlake, mas ele negou a proposta.

Durante os meses de preparação, Anne sempre estava prontamente disponível, de acordo com outro roteirista, Jordan Rubin. “Eu fui na casa dela e trabalhei no roteiro, e ela estava em um monte de ligações, respondendo e-mails, e foi uma grande colaboradora”, recordou.

Anne Hathaway e James Franco durante a apresentação do Oscar. (Foto: Getty)

Megan Amram, que serviu de consultora para a cerimônia e mais tarde trabalhou como co-produtora executiva da série “The Good Place”, revelou que Anne a procurou para ter certeza de que seu material apresentaria uma perspectiva feminina. “Ela queria ter certeza de que [suas falas] refletiriam positivamente as mulheres. Eu lembro de pensar que era incrível que isso era importante para ela”, afirmou Megan.

Franco, por outro lado, que estava indicado pelo filme “127 Horas” naquele ano, estava gravando filmes, além de estar envolvido em questões acadêmicas — na época, ele ensinava e frequentava aulas em três diferentes universidades, incluindo Yale. “Ele sempre parecia estar em um voo e era muito difícil para mim conseguir falar com ele. Isso foi um alerta”, revelou Rubin.

Continua depois da Publicidade

Quando Anne e James finalmente começaram a trabalhar juntos, ficou aparente que os dois tinham personalidades completamente distintas. “Ela apareceu pronta para se apresentar e 110% comprometida”, apontou Rubin. Ele ainda acrescentou: “[James Franco] era um cara ótimo, mas frequentemente parecia que ele tinha acabado de acordar de uma soneca. É quase como se você estivesse comparecendo a um jogo de tênis e uma pessoa decidiu que ela vai jogar o campeonato U.S. Open, e a outra pessoa quer jogar de jeans e apenas rebater algumas bolas”. 

Nos bastidores, a dupla de apresentadores não se deu muito bem… (Foto: Getty)

Segundo Rubin, o ator parecia gostar da incompatibilidade entre ele e Anne, e “queria brincar com isso como se fosse um filme de policiais com personagens opostos”. No entanto, houve um momento de “climão” entre os dois quando a atriz ofereceu uma sugestão para James durante os ensaios. “Ela estava tipo, ‘Talvez você deva tentar isso’, e a reação dele foi ‘Não me diga como ser engraçado’”, relembrou o roteirista.

Os escritores afirmam que, durante os ensaios, Franco e Hathaway nunca se deram bem. Em um breve momento, Wild achou que os dois finalmente tinham se entendido, ao ver James sorrindo para quem ele pensou que era Anne. No entanto, era um alarme falso: “Anne tinha ido para o camarim por um minuto. James estava sorrindo para a substituta dela”. 

Continua depois da Publicidade

Agora, dez anos depois, os roteiristas conseguem refletir positivamente sobre a experiência — “Essa entrou para a história”, disse Amram. Os atores também já falaram abertamente sobre o assunto. “Nós recebemos muita m*rda [pela apresentação]. Eu provavelmente recebi mais que ela, mas ela também recebeu um monte”, afirmou James em 2016 para a New York Magazine, adicionando que ele que convenceu Hathaway a apresentar o Oscar com ele.

Os desentendimentos deles refletiram na performance ao vivo. (Foto: Getty)

Já Anne disse que “se divertiu muito” comandando a cerimônia. “Eu percebi depois, eu atuei para [quem estava presente]; é um teatro de 3.500 lugares, então eu estava apenas mandando energia para os fundos e era como uma festa!”, afirmou ao The Hollywood Reporter em 2012. E adicionou: “Foi ótimo! E eu acho que pareceu ligeiramente maníaco e muito ‘líder de torcida’ na TV. Mas eu não tenho nenhum arrependimento”. 

Neste ano, o Oscar acontecerá no dia 25 de abril e terá um elenco de apresentadores, como foi nas últimas duas vezes. Confira os indicados, clicando aqui.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *