Talitha Morete se manifesta após ser acusada de racismo estrutural no ‘É de Casa’: ‘Errei e não tem justificativa’


A apresentadora Talitha Morete, do “É de Casa”, da Globo, utilizou seu Instagram, nesta terça (14), para se pronunciar após ser acusada de cometer racismo estrutural no programa de sábado (11). Na ocasião, de pé, Morete pediu para que uma convidada, a cozinheira Silene se levantasse para servir aos demais integrantes da atração. Silene era a única mulher negra entre os nove presentes. A cena repercutiu muito mal e deixou milhares de pessoas desconfortáveis ao assisti-la.

“Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a dona Silene e pedir desculpas para ela”, avisou Talitha na rede social. “Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, reconheceu ela.

“Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto”, continuou a apresentadora. Ela escreveu que se compromete com a mudança e agradeceu ao colega de programa, Manoel Soares. “Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene”, ponderou.

Continua depois da Publicidade

Morete finalizou as desculpas com uma mensagem de esperança: “É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada”. Confira a publicação na íntegra:

Manoel Soares, também apresentador do “É de Casa” e que interveio na situação do programa, deixou um comentário bastante reflexivo na postagem de Talitha. “Acho que o mais importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar, você não só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você”, escreveu.

Manoel pontuou que em outros momentos também pôde encarar os próprios preconceitos com o apoio de Morete: “Inúmeras vezes você e as outras colegas de apresentação me ajudaram a mapear e reduzir meu machismo estrutural, sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essas pessoas que muitas vezes de forma ácida apontam o rumo certo de comportamento racial”.

“Sei que a internet é agressiva às vezes, já fui alvo, nessas críticas tem dores que vão além de além de você e quem vem antes de você, meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil”, declarou Soares. “Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores. Beijo no coração”, concluiu ele.

Whatsapp Image 2022 06 14 At 14.18.00
Manoel Soares se posiciona sobre ato de racismo estrutural de colega. (Foto: Reprodução/Instagram)

Entenda o caso

A cena aconteceu no “É de Casa” do último sábado (11) e rendeu uma série de discussões nas redes sociais. Uma atitude da apresentadora Talitha Morete com uma convidada foi apontada por parte do público como sendo parte do racismo estrutural. No momento em questão, Manoel Soares acabou intervindo na situação.

A convidada Silene ensinou a fazer sua receita de cocada ao vivo. Já no final do programa, Talitha passou um prato para Silene e pediu à convidada que ela mesma servisse a todos os presentes. “Cilene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa e servir todo mundo. Por favor… Pode oferecer, que está todo mundo querendo a sua cocada”, disse a apresentadora.

Entretanto, Manoel usou de sua sutileza e não deixou que Silene – única mulher negra entre os nove presentes – fosse a pessoa a servir os convidados. “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, declarou o apresentador, pegando o prato logo na sequência e assumindo a função. Assista:

O perfil de Silene foi bombardeado com mensagens positivas após o caso.“Você está de parabéns, o programa, não! Sucesso sempre”, disse um internauta. “Parabéns! Que bênção que o Manoel estava ali para te colocar lá no alto, onde mereces estar!”, pontuou outro. Houve ainda os que sugeriram uma resposta afiada para a mestre das cocadas: “Da próxima vez, tem que devolver na bandeja na mão da Talitha e fazer ela mesma ‘as honras da casa’”.

Whatsapp Image 2022 06 13 At 20.44.57
Silene recebeu muito apoio em suas redes sociais. (Foto: Reprodução/Instagram)

Já o gesto de Manoel foi exaltado na web. O último post do apresentador no Instagram ficou repleto de comentários enaltecendo sua postura. “Manoel, obrigado pela sua delicadeza com a Silene! É necessário romper com a lógica que brancos insistem em não enxergar. Você é gigante!”, opinou uma conta. “Agradeço por sua nobreza, dignidade e postura de hoje. Ganhei um novo gás para minha semana”, disse um outro perfil. “Abraça a Silene por mim e fala ‘tamo junto’. Que Deus abençoe”, pediu um terceiro usuário.

Manoel Soares Cocada
A reação de Manoel Soares à cena do ‘É de Casa’ rendeu muitos elogios ao apresentador. (Fotos: Reprodução/Instagram)

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *